Manutenção de banco de dados do Microsoft SQL Server

Se você está em uma empresa que executa os produtos Ivanti em um ambiente completo do SQL Server e tem na equipe um administrador de banco de dados, com políticas de manutenção e backup do SQL Server já em execução em nossos bancos de dados, ótimo! Se você está executando o SQL Server Express ou uma edição completa do SQL Server, mas não tem um plano de manutenção e backup em vigor, continue lendo.

A instabilidade e a corrupção do banco de dados são a maior causa individual dos problemas de atualização encontrados e a causa raiz de muitos problemas de desempenho da IGU que podem ser mitigados e, muitas vezes, resolvidos pela manutenção proativa do banco de dados. Abaixo estão nossas recomendações para se realizar a correta manutenção regular no seu banco de dados e deixá-lo em forma e asseado, a fim de proporcionar bom desempenho e reduzir os problemas.

Tenha em mente que este é um ponto de partida. Se você tem necessidades regulatórias que exigem mais dados ativos, ajuste-se para manter mais dados ativos. Se esse for o caso, pode ser útil examinar com que frequência você está fazendo as análises. 1000 agentes fazendo varredura oito vezes por dia aumentarão seu banco de dados a uma taxa muito mais rápida do que uma vez por dia ou uma vez por semana. E, na maioria dos casos, você não precisa realmente de todos esses dados.

Seguem nossas recomendações para manutenção regular do banco de dados.

Retenção de dados

Determine a quantidade de dados que precisam ser mantidos à mão para fins operacionais. Normalmente, o aceitável para fins operacionais é de 60 a 90 dias. Use a ferramenta de Manutenção de Banco de Dados do Ivanti Security Controls para limpar qualquer coisa mais antiga que esse número de dias e agende a tarefa para ser executada periodicamente.

Relatórios

Determine quais dados de relatório são necessários para as exigências de auditoria\regulatórias. Gere relatórios mensais para atender a essas necessidades e mantenha os relatórios arquivados até o limite exigido pela política. Normalmente, 13 meses é um período de tempo aceitável para guardar dados de relatório

Backups do banco de dados

A Ivanti recomenda executar backups incrementais semanais e backups mensais completos. O backup deve ser executado antes da limpeza programada. Mantenha os backups tão retroativamente quanto os dados de relatório.

Agenda de manutenção do banco de dados

  • Backups: mensais completos, logo após a manutenção de patches daquele mês. Semanais incrementais, no final de cada semana (preferencialmente após as janelas de patch do fim de semana).
  • Limpar dados: após a execução do backup mensal completo
  • Reindexar: após a execução da limpeza de dados
  • Integridade: após a execução da indexação

Ferramenta de Manutenção de Banco de Dados

Os usuários do SQL Server Express que não têm acesso ao Assistente de Plano de Manutenção do SQL Server podem usar a ferramenta de Manutenção de Banco de Dados do Ivanti Security Controls. A ferramenta Manutenção de Banco de Dados permite:

  • Excluir resultados antigos
  • Recompilar seus índices do SQL Server
  • Criar cópias de segurança do banco de dados e do log de transações

Você faz isso selecionando Gerenciar > Manutenção de Banco de Dados e especificando exatamente quando e como as tarefas de manutenção do banco de dados devem ser executadas. Para mais informações, consulte o tópico de ajuda Manutenção de Banco de Dados.

Assistente de Plano de Manutenção do SQL Server

Se estiver usando uma edição completa do SQL Server, deverá usar o Assistente de Plano de Manutenção do SQL Server para configurar seus planos de manutenção. Você pode usar a ferramenta Manutenção de Banco de Dados do Ivanti Security Controls, mas o Assistente de Plano de Manutenção do SQL Server é mais robusto e fornece funcionalidades adicionais.

Tópicos relacionados