Visão geral de regras de licenciamento virtual

Para economizar nos custos de infra-estrutura, muitas organizações organizações usam ambientes virtualizados. Porque os fornecedores têm diretivas de licenciamento diferentes quando se trata de virtualização, esses ambientes podem apresentar um desafio para assegurar a conformidade de licenciamento de software e para encontrar as opções de licenciamento com a melhor relação custo-benefício para a sua organização. DTS pode ajudar a resolver esses problemas.

Introdução

Para gerenciar as licenças dentro do seu ambiente virtualizado, você precisará configurar dois tipos de regras:

  1. Regras do VMWare vCenter conectam ao seu banco de dados do vCenter e importam o servidor ESX host e as informações do dispositivo virtual para o banco de dados do inventário.
  2. Regras do produto Datacenter aplicam-se as diretivas de licenciamento avançado do fornecedor para o seu software, encontrando as opções de licenciamento com o melhor custo-benefício para a sua organização.

Configurando as regras do VMWare vCenter

A primeira questão ao lidar com um ambiente virtualizado é configurar uma regra que importa as informações do seu banco de dados do vCenter no inventário do banco de dados. Você deve fazer isso para determinar quais dispositivos são virtuais e o servidor ESX host que eles estão associados.

DTS precisará acesso somente leitura para o banco de dados do vCenter.

Conforme esta regra é executada, ela irá executar as seguintes tarefas:

  • Criar registros de inventário de todos os hosts ESX no banco de dados do vCenter através da coleta dos dados necessários para executar um licenciamento do software, como processadores, núcleos e imagens atualmente atribuídas a cada host virtual. Esses novos registros serão exibidos na tela de rede sob Hosts do SO Virtual.
  • Determinar quais registros no banco de dados são atribuídos para qual servidor host virtual. Quando você procurar no inventário por um host virtual, você verá um novo atributo—em Dados do Host Virtual, o atributo Nome do Host será preenchido.
  • Criar os registros dos processadores e núcleos que foram atribuídos ao servidor host virtual. O campo chave importado é Computador.Processo.Recursos.Núcleos Totais, que é o número de núcleos foram atribuídos à imagem.

Para obter mais informações, consulte Assistente de importação de VMware vCenter.

Configurando as regras do produto Datacenter

A segunda questão ao lidar com a virtualização é configurar uma regra que aplicam-se as diretivas de licenciamento avançado do fornecedor para o seu software em tais ambiente, ajudando você a encontrar o cenário de licenciamento de melhor custo-benefício.

O conceito chave é que a licença de um fornecedor pode abranger mais de um dispositivo; por exemplo, se você tem um host virtual no inventário e muitas imagens no banco de dados que são executados no host, você pode precisar de apenas uma licença para cobrir todas as imagens.

Para obter mais informações, consulte Assistente de produto Datacenter.

Como estas regras funcionam juntas

Para entender melhor como estes dois tipos de regra funcionam, você pode dar uma olhada em uma regra do produto Datacenter que vem por padrão com o DTS. Abra a pasta Produtos Datacenter > Todas as regras, clique duas vezes na regra Consolidação de Ambiente Virtual do Microsoft Windows Server Datacenter e clique no botão Exibir somente.

Visualizando a configuração da regra

Esta regra codifica a seguinte diretiva de licenciamento da Microsoft: Se você tem um servidor ESX executando uma imagem do Windows Server, você pode comprar uma licença do Windows Server Datacenter ao invés de uma licença para cada imagem do Windows Server. Uma licença de Datacenter permite executar quantas imagens do Windows Server que desejar nesse dispositivo físico, eliminando a necessidade de comprar uma licença para cada processador no host.

Você notará que a primeira página do assistente mostra o produto que você está licenciando, neste caso, Microsoft Windows Server Datacenter 64 bits 2012. A lista abaixo deste produto inclui o software a ser procurado, que está coberto por esta licença. Neste caso, todos os sistemas operacionais do Windows Server.

Você observará que a página seguinte permite executar esta regra contra as suas regras do vCenter. Neste caso, você está executando contra todas as regras do vCenter configuradas.

A página seguinte mostra uma consulta que vincula vários registros no banco de dados. Neste exemplo, você está preocupado com dispositivos onde o host do Computador.Rede.TCPIP.Nome do Host é o mesmo que a imagem virtual do Computador.Dados do Host Virtual.Nome do Host.

A página final do assistente exibe os valores limites para a atribuição de Software do Datacenter para "ocultar" as licenças. Neste caso, Contar o número de dispositivos correspondentes é selecionado, que significa o número de dispositivos que são atribuídos a este host tem um SO do Windows Server instalado.

Antes e depois de executar a regra

Por padrão, o serviço gerenciador de software noturno do Data Analytics realiza uma detecção do software licenciado em todas as regras na pasta Software licenciado > Todas as Regras; neste exemplo, o serviço escolhe todas as imagens e as licenças do SO Windows que precisam.

Antes de executar esta regra, se você procurar no inventário em Software Licenciado ou no relatório de Executive Report Pack para OSes, você verá todos os dispositivos virtuais listadas com o SO adequado.

Depois de executar a regra, ocorre um resultado diferente. Nesse ponto, se um host virtual tem pelo menos um produto do SO Windows Server associado a ele, será atribuído uma cópia do Windows Server Datacenter 64-bits 2012 ao host e as imagens virtuais associadas terão a sua entrada do Software licenciado do SO do Windows removido. Você pode ver os resultados no mesmo relatório também.