Sobre o desempenho do monitoramento

O Endpoint Manager oferece vários métodos de monitoramento do status de integridade de um dispositivo. Enquanto os conjuntos de regras de alerta são definidos no console do núcleo e implementados em vários dispositivos, nos dispositivos individuais, você também pode definir os contadores de monitoramento de desempenho para monitorar questões específicas de desempenho.

Você pode definir contadores de desempenho e monitorá-los para vários tipos de dados nos seus dispositivos, tais como:

  • Componentes de hardware (tais como unidades de disco, processadores e memória)
  • Sensores de hardware (ventiladores, voltagens e temperatura)
  • Componentes de SO (tais como processos e serviços)
  • Componentes de aplicativos (tais como bytes por segundo transferidos pelo servidor Web do sistema)
  • Níveis de utilização

Quando um contador de desempenho é selecionado, você especifica a frequência da sondagem do item e também especifica os limites de desempenho e o número de violações a serem permitidas antes de ser gerado uma alerta. Depois de definir um contador de desempenho, você pode abrir a página Monitoramento no console de Inventário e monitoramento em tempo real e ver um sumário de seus alertas monitorados.

Para ser alertado sobre os itens de monitoração de desempenho em um dispositivo, você deve incluir uma regra de monitoração de desempenho no conjunto de regras para aquele dispositivo.

Processos para monitoramento de itens de desempenho em dispositivos

Para monitorar o desempenho de diversos itens em seus dispositivos gerenciados, execute as três tarefas gerais a seguir:

Notas
  • Se desejar apenas fazer ping regularmente nos dispositivos para monitorar a conectividade deles, use o recurso de monitoração de dispositivo.
  • As comunicações com o agente de monitoramento são feitas via HTTP sobre TCP/IP na forma de solicitações GET ou POST. As respostas às solicitações são feitas em documentos XML.
  • Ao executar e armazenar uma consulta sobre o status de integridade de dispositivos (Computer.Health.State), o estado no banco de dados é representado por um número. Os números correspondem aos seguintes estados: 4=Crítico, 3=Advertência, 2=Normal, 1=Informativo, nulo ou 0=Desconhecido.
  • O monitoramento de hardware depende dos recursos do hardware instalado em um dispositivo, assim como da correta configuração do hardware. Por exemplo, se um disco rígido com recursos de monitoramento S.M.A.R.T. estiver instalado em um dispositivo, mas a detecção S.M.A.R.T. não estiver habilitada nas configurações do BIOS do dispositivo, ou se o BIOS do dispositivo não suportar unidades S.M.A.R.T., os dados de monitoramento não estarão disponíveis.
  • Se estiver fazendo um relatório de um computador específico que parece ter travado, você poderá usar o restartmon.exe na pasta LDCLIENT para reiniciar o coletor e todos os provedores de monitoramento. Esse utilitário destina-se a computadores em que a geração de relatórios foi instalada e parou de funcionar. Use-o para reiniciar o coletor e os provedores sem ter que reinicializar o dispositivo.