Sobre o gerenciamento baseado em políticas

O Gerenciamento baseado em diretivas ajuda a gerenciar com facilidade conjuntos de aplicativos em grupos de dispositivos. Com qualquer outra tarefa agendada, as diretivas exigem:

  • Um pacote de distribuição criado por você.
  • Um método de distribuição que suporte diretivas, tanto diretivas como instalação por envio suportada por diretiva.
  • Alvos das diretivas dos pacotes de distribuição, como os resultados de uma consulta no LDAP ou no banco de dados núcleo.
  • Um horário agendado no qual a diretiva deve ser disponibilizada.

O gerenciamento baseado em diretivas periodicamente executa novamente as consultas que você tiver configurado como parte da diretiva, aplicando suas diretivas aos novos dispositivos gerenciados. Por exemplo, talvez você tenha um contêiner Departamento em seu diretório LDAP que contém objetos Usuário. Qualquer usuário cujo objeto Departamento seja "Marketing" usa um conjunto-padrão de aplicativos. Após a configuração de uma diretiva para usuários em Marketing, os novos usuários adicionados a Marketing têm automaticamente o conjunto correto de aplicativos instalados em seus computadores.

Use o console para configurar diretivas de aplicativo armazenadas no banco de dados núcleo.

O fluxo de tarefas do gerenciamento baseado em diretivas é o seguinte:

  1. Certifique-se de que os agentes de distribuição de software estejam instalados nos dispositivos.
  2. Se não tiver um pacote para o aplicativo para o qual deseja uma diretiva, crie um. Para obter mais informações, consulte Sobre a distribuição de softwares.
  3. Use a janela de pacotes de distribuição para criar uma definição para o pacote.
  4. Crie ou selecione um método de entrega baseado em diretiva.
  5. Crie uma tarefa de distribuição de software na janela Tarefas agendadas e selecione o pacote e o método de entrega acima.
  6. Selecione os alvos da política. Eles podem incluir qualquer combinação de dispositivos individuais, consultas de banco de dados, grupos de dispositivos, itens LDAP e consultas LDAP.
  7. Agende a tarefa para execução. Quando ela for executada, a distribuição será disponibilizada por recepção.
  8. O serviço de gerenciamento baseado em diretivas no servidor núcleo atualiza periodicamente a lista de alvos das diretivas através da reavaliação dos resultados das consultas no LDAP/banco de dados. Isso ajuda a garantir que o banco de dados núcleo tenha um conjunto atualizado de usuários/computadores alvo.
  9. Um usuário faz logon em um dispositivo, estabelece conexão com a rede ou, de alguma outra maneira, inicia o agente do gerenciamento baseado em diretivas.
  10. O serviço Gerenciamento baseado em diretivas do servidor núcleo determina as diretivas aplicáveis com base no ID do dispositivo e no usuário conectado, ou no local do dispositivo LDAP.
  11. O serviço Gerenciamento baseado em diretivas envia as informações da diretiva de volta para o agente do Gerenciamento baseado em diretivas.
  12. Dependendo de como você configurou o dispositivo para tratar as diretivas, o usuário seleciona as diretivas a serem executadas ou as diretivas são automaticamente executadas. Apenas as diretivas recomendadas ou opcionais estão disponíveis na lista do dispositivo. Quando uma diretiva não processada e recomendada estiver na lista, ela será selecionada como padrão. As diretivas periódicas aparecem na lista imediatamente após seu respectivo intervalo de execução. As diretivas selecionadas são executadas em sequência.
  13. O agente do Gerenciamento baseado em diretivas envia os resultados da diretiva ao servidor núcleo, que os armazena no banco de dados núcleo. O recurso de geração de relatórios de status é reportado ao servidor núcleo usando HTTP para obter melhor confiabilidade. Esse status é exibido na janela Tarefas agendadas.