Ajuda de tarefas agendadas

Use este tópico como ajuda para compreender as opções da caixa de diálogo de tarefas agendadas. Para obter ajuda geral sobre tarefas agendadas, consulte os tópicos em Agendamento de tarefas.

Sobre a caixa de diálogo Agendar tarefa

Acesse esta caixa de diálogo da janela Tarefas agendadas (Ferramentas > Distribuição > Tarefas agendadas). Na janela Tarefas agendadas, clique no botão da barra de ferramentas Criar tarefa de distribuição de software ou do menu de atalho da tarefa que quiser configurar, clique em Propriedades.

Use esta caixa de diálogo para definir o horário de início da tarefa, tornando-a recorrente ou não e com que frequência. Esta caixa de diálogo também mostra as tarefas alvo. Dependendo do tipo de tarefa que estiver agendando, você pode também ver opções para métodos de distribuição e pacotes de distribuição.

Sobre cópia de tarefas

É também possível criar grupos para a categorização das suas tarefas comuns. Outros usuários só verão grupos se o escopo do RBA permitir que vejam a tarefa naquele grupo. Se você tentar excluir um grupo com tarefas, não poderá excluí-las se não tiver permissão de ver o respectivo escopo.

Sobre a página Descrição

Essa página permite escolher outro proprietário para a tarefa e faz um resumo das escolhas que você fez na caixa de diálogo Tarefas agendadas. Se quiser modificar qualquer de suas escolhas, clique em Mudar ao lado da escolha. Se quiser que a tarefa apareça no grupo Tarefas comuns da janela Tarefas agendadas em vez do grupo Minhas tarefas, clique em Mostrar tarefas comuns.

Sobre a página Pacote de distribuição

Use essa página para selecionar o pacote de distribuição que deseja distribuir. Ao selecionar um Tipo de pacote a lista Pacote de distribuição, mostra os pacotes daquele tipo que você pode distribuir. Os pacotes na lista correspondem aos pacotes que você pode ver sob aquele tipo na janela Pacotes de distribuição relativos ao usuário atual e ao usuário público. Clique no Pacote de distribuição desejado.

Sobre a página Alvos

Use esta página para ver dispositivos alvo para a tarefa que você está configurando. Você pode adicionar alvos nesta página selecionando um tipo de alvo e clicando no botão Adicionar. É possível adicionar alvos mais tarde arrastando-os e soltando-os na tarefa na janela Tarefas agendadas. Dispositivos dirigidos podem estar dentro das seguinte categorias:

  • Dispositivos alvo
  • Objetos LDAP alvo
  • Consultas alvo
  • Consultas LDAP alvo
  • Grupos de dispositivos alvo
  • Escopos-alvo
  • Endereços de e-mail direcionados (com base em informações de Computer.LDAP User.Primary Owner.Email)
  • Fuso horário-alvo

Sobre a página Configurações da tarefa

Use essa página para configurar o tipo de tarefa, a frequência de execução, as opções de envio e as opções de download.

Tipo de tarefa:

  • Envio suportado por política: Modelo combinado de distribuição por envio e diretiva. Primeiro, a distribuição de software tenta instalar o pacote em todos os dispositivos na lista de alvos. Deste modo, você pode fazer uma implantação inicial usando a Multidifusão Dirigida. Em segundo lugar, quaisquer dispositivos que não tiverem recebido o pacote, ou que tiverem sido incluídos na lista de alvos posteriormente (no caso de uma lista de alvos dinâmica), recebem o pacote quando o agente do gerenciamento baseado em diretivas no dispositivo o solicitar. Em geral, este é o método recomendado de entrega.
  • Diretiva: O servidor núcleo torna os pacotes disponíveis para download. Quando um dispositivo gerenciado verifica as diretivas disponíveis, o pacote é retornado. Dependendo do tipo de diretiva, os dispositivos podem instalar o pacote automaticamente ou disponibilizar o pacote aos usuários para ele instalarem quando quiserem.
  • Por envio: Os pacotes podem ser distribuídos por multidifusão para os dispositivos gerenciados. O servidor núcleo então inicia a instalação do pacote nos dispositivos gerenciados.
  • Ignorar solicitações subsequentes em dispositivos direcionados com sucesso: Se a tarefa teve sucesso em um dispositivo, não tente novamente a ação.
  • Tipo de ação: O que fazer com a tarefa no portal do cliente. Essa opção mostra o que está selecionado na página de configurações do Portal.
  • Frequência: O intervalo de execução da tarefa. Pode ser uma vez, de hora em hora, diário, semanal ou mensal.

Opções de envio adicionais:

  • Envio acelerado: Volta ao estado habilitado. Isso acelerará enormemente o processamento da tarefa por não esperar que os dispositivos concluam as tarefas antes de seguir para o próximo dispositivo. Para obter mais informações, consulte Usando distribuição por envio acelerado.
  • Use a resolução DNS para a descoberta: Usa consultas DNS para encontrar endereços de IP em vez de dados de analisador de inventário do banco de dados.
  • Aguardar para que cada máquina conclua o processamento da tarefa: Selecionar essa ação força o controlador de tarefas a controlar dispositivos direcionados um a um em vez de em lotes.
  • Ativar dispositivos: usa Wake on LAN para ativar dispositivos suspensos ou desligados. Os dispositivos ativados serão desligados assim que a tarefa agendada for concluída.
  • Ativação acelerada (os alvos não serão desligados): Usa a ativação Wake on LAN para ativar dispositivos suspensos ou desligados, mas acelera o processo ao ignorar as etapas de descoberta. Depois que o trabalho for concluído, os dispositivos não serão desligados. Isso pode ser útil se várias tarefas estiverem sendo direcionados para dispositivos.

Opções de download:

  • Executar da origem (executar em compartilhamento) Executa a tarefa sem fazer download dos arquivos de pacote primeiro.
  • Fazer download e executar: O padrão. Faz download dos arquivos do pacote para o cache de distribuição local antes da execução.
  • Pré-cache (faz download para uma tarefa futura ou ação iniciada no portal): Copia arquivos do pacote para o cache local e mantém-nos lá.

Sobre a página Configurações do portal (na página Configurações da tarefa)

Use essa página para selecionar como os portais de clientes controlarão essa tarefa.

  • Executar automaticamente (não exibir no portal): Este é o padrão. A tarefa é executada quando o dispositivo a recebe, ignorando o portal do cliente.
  • Recomendada (exibir no portal): Mostra a tarefa na seção de portal recomendada. Os usuários começam a tarefa no portal.
  • Opcional (exibir no portal): Mostra a tarefa na seção de portal opcional. Os usuários começam a tarefa no portal.
  • Permitir que os usuários executem conforme desejado: deixa o item no portal após ele ter sido executado. Pode ser selecionado independentemente das outras opções nesta página.

Sobre a página Configurações de agente

Use esta página para substituir temporariamente as configurações de agente e de patch ou para reinicializar as configurações de agente para o trabalho atual. Você pode selecionar uma configuração diferente clicando em uma configuração na coluna Configurações.

Sobre a página de Mensagens personalizadas

Use esta página se você quer configurar uma mensagem personalizada que apareça quando a tarefa é executada. As notificações legadas do Windows podem incluir códigos de formatação HTML. As notificações de sistema do Windows10/11 não oferecem suporte a HTML.

Sobre a página Substituições

Use essa página para substituir as seguintes configurações do agente que possam ter sido atribuídas aos dispositivos de destino:

  • Ignorar configurações do agente da janela de manutenção
  • Ignorar configurações de não perturbar do agente

Sobre a página Agendar tarefa

Use esta página para configurar quando a tarefa é executada e quantas tentativas devem ser feitas:

  • Deixar sem agendar: Adiciona a tarefa à janela Tarefas agendadas, mas não agenda a tarefa. Use essa opção se quiser preservar uma configuração de tarefa, mas não quiser que ela seja executada.
  • Iniciar agora: Inicia a tarefa assim que a caixa de diálogo for fechada. Pode haver um atraso de até um minuto antes de a tarefa ser realmente iniciada.
  • Iniciar mais tarde: Inicia a tarefa na hora e data especificadas.
  • Data e hora: Executa a tarefa na data selecionada. Digite a data usando o formato MM/DD/AA ou clique na lista Data para escolher a data em um calendário.
  • Reconhecimento do fuso horário-alvo: Ajusta automaticamente a hora inicial da tarefa para dispositivos em diferentes fusos horários. Por exemplo, se isso estiver ativado e o horário de sua tarefa for 2h00, os dispositivos em diferentes fusos horários não executarão a tarefa até que seja 2h00 em seu horário local. Para mais informações, consulte Atribuir alvos a uma tarefa.
  • Repetir a cada: Agenda a tarefa a ser repetida periodicamente. Selecione o Dia, Semana ou Mês na lista para escolher com que frequência a tarefa será repetida. Ela será repetida na hora definida acima.
  • Agendar estes dispositivos: Na primeira vez que uma tarefa for executada, deixe o padrão como Dispositivos que não tiveram êxito. Para execuções subsequentes, escolha entre Todos, Aguardando ou atualmente trabalhando ou Dispositivos que não tentaram executar a tarefa. Essas opções são explicadas abaixo em maiores detalhes.

Ao reagendar uma tarefa, você pode limitar o número de dispositivos nos quais a tarefa é executada. Você pode desejar utilizar esta opção se a tarefa falhou em um grande número de dispositivos, e, por exemplo, não há a expectativa de mudança de estado dos dispositivos que falharam. Limitar a tarefa desse modo ajudaria a tarefa a ser concluída mais rapidamente porque o agendador não continuaria a tentar executar a tarefa em dispositivos que não a processarão. Você pode decidir executar tarefas em dispositivos nos seguintes estados:

  • Aguardando ou atualmente trabalhando: Este é o padrão e deve ser usado na primeira vez que a tarefa é executada. Se você estiver executando a tarefa novamente, esta opção seleciona os dispositivos alvo nos quais a tarefa foi executada com êxito na primeira execução .
  • Todos: Selecione esta opção se desejar que a tarefa seja executada em todos os dispositivos, independentemente do estado do dispositivo. Considere o uso desta opção se você tiver uma tarefa, especialmente se for repetitiva, que precisa ser executada no maior número de dispositivos possível.
  • Dispositivos com falha: Selecione esta opção somente se desejar que a tarefa seja executada em todos os dispositivos que não completaram a tarefa da primeira vez. Isso exclui os dispositivos com o status Bem-sucedido. A tarefa será executada em dispositivos em todos os outros estados, inclusive Aguardando ou Ativo. Considere o uso desta opção se precisar executar a tarefa no maior número possível de dispositivos que falharam, mas só é necessário que a tarefa seja completada com êxito uma vez em cada dispositivo.
  • Dispositivos que não tentaram executar a tarefa: Selecione esta opção somente se desejar que a tarefa seja executada em dispositivos que não completaram a tarefa e nos quais não houve falha da tarefa. Isso exclui dispositivos que estavam nos estados Desligado, Ocupado, Com falha ou Cancelado. Considere o uso desta opção se houver um grande número de dispositivos alvo nos quais a tarefa falhou, e que não são importantes como alvos.

Sobre a página Método de entrega (Legado)

Esta página só é aplicável a alvos que executam Endpoint Manager agentes mais antigos que a versão 9.6. Use essa página para selecionar o método de descoberta em que deseja processar os alvos de legado. Para alvos 9.6 ou mais recentes, essas opções estão definidas na página Configurações da tarefa.

Sobre a página Script personalizado

Use esta página após agendar um script personalizado e você quer ver qual será o conteúdo do script personalizado. Você não pode editar o conteúdo do script personalizado nesta página.

Sobre a caixa de diálogo Agenda

Vários agentes do Endpoint Manager têm recursos que podem ser agendados com o uso do agente de agendamento local que é instalado nos dispositivos gerenciados. Use essa caixa de diálogo para configurar esse agendamento.

Você também pode usar o agendador local para agendar suas próprias tarefas, de forma a executá-las periodicamente nos dispositivos. Depois de criar um script de agendador local ou personalizar o agendamento para um agente de dispositivo, você pode implantá-lo nos dispositivos usando a janela Tarefas agendadas.

Para configurar uma tarefa de agendador local, na janela Scripts gerenciados (Ferramentas > Distribuição > Scripts gerenciados), no menu de atalho Meus scripts, clique em Novo script de agendador local.

Todos os critérios na configuração desta caixa de diálogo devem ser satisfeitos antes da tarefa executar. Por exemplo, se você configurar um horário que se repetir todos os dias entre as 8h e 9h com o Estado do computador em Desktop deve estar bloqueado, a tarefa será executada somente se for entre 8h e 9h e se o dispositivo estiver bloqueado.

Essas opções estão disponíveis na caixa de diálogo Agenda:

Seção de eventos

A seção de eventos é escurecida a menos que você estiver configurando um script do agendador local da ferramenta Gerenciar scripts.

  • Executar quando o usuário fizer login: Selecione essa opção para executar a tarefa quando um usuário fizer login. Quando um usuário fizer login, o agendador local executará a tarefa diretamente.
  • Executar quando o endereço IP do computador mudar: Selecione esta opção se quiser que a tarefa seja executada se o endereço IP do dispositivo mudar ou é renovada através de DHCP. Por exemplo, use esta opção para disparar uma análise de inventário quando o endereço IP mudar, para manter o endereço IP sincronizado no banco de dados do Endpoint Manager.
Seção horário

Use esta seção para configurar os horários de execução das tarefas. Se você iniciou esta caixa de diálogo da ferramenta de configuração de agentes, você pode especificar um atraso aleatório da página de configuração de agentes. O intervalo de atraso aleatório que você especificar é um intervalo de tempo durante o qual a tarefa executará. Por exemplo, se você tiver um número grande de usuários que fazem login ao mesmo tempo, este atraso permite que tarefas que executam durante o login não executem ao mesmo tempo, assumindo que o intervalo de atraso é suficientemente longo. O atraso padrão é uma hora.

  • Iniciar: Clique esta opção para exibir um calendário onde pode selecionar o dia que você quer que a tarefa inicie. Uma vez escolhido o dia, você pode também digitar uma hora do dia. Estas opções são definidas à data e hora atual.
  • Repetir depois de: Se desejar executar a tarefa novamente, clique na caixa de listagem e selecione minutos, horas ou dias. Em seguida, na primeira caixa, digite o tempo de duração que deseja para o intervalo selecionado (por exemplo, 10 dias).
  • Intervalo de tempo: Se desejar que a tarefa execute em horas específicas, selecione as horas de início e final. As horas estão no formato de 24 horas
  • Semanalmente entre: Se desejar que a tarefa execute em dias específicos da semana, selecione os dias de início e final.
  • Mensalmente entre: Se desejar que a tarefa execute em datas específicas do mês, selecione as datas de início e final.
Seção de filtros de execução

Ao configurar comandos do agendador local, você pode especificar os critérios mínimos de largura de banda necessários para a execução da tarefa. O teste de largura de banda consiste no tráfego da rede para o dispositivo que você especificar. Quando chegar o momento de execução da tarefa, cada dispositivo executando a tarefa do agendador local enviará uma pequena quantidade de tráfego ICMP ao dispositivo especificado por você e avaliará o desempenho da transferência. Se o dispositivo alvo de teste não estiver disponível, a tarefa não será executada. 

Ao especificar os critérios da largura de banda para dispositivos que possam estar se conectando ao núcleo por meio do Ivanti Management Gateway, você deve colocar o endereço IP do Management Gateway no campo para. Isto permite que o teste da largura de banda conclua e que a tarefa execute.

Podem ser selecionadas estas opções de Largura de banda mínima:

  • RAS: A tarefa é executada se a conexão de rede do dispositivo ao dispositivo alvo possuir pelo menos RAS ou velocidade de dial-up, conforme detectado pela API de rede. A seleção dessa opção, em geral, significa que a tarefa sempre será executada se o dispositivo tiver algum tipo de conexão de rede.
  • WAN: A tarefa será executada se a conexão do dispositivo ao dispositivo alvo possuir pelo menos velocidade de WAN. Velocidade WAN é definida como uma conexão não RAS que é mais lenta que o limite da LAN.
  • LAN: A tarefa será executada se a conexão do dispositivo ao dispositivo alvo exceder o parâmetro de velocidade de LAN. Por padrão, a velocidade é definida como qualquer valor acima de 262.144 bps. Você pode definir o limite da LAN na configuração do agente (página Ferramentas > Configuração > Configuração do agente, Detecção de largura de banda). As mudanças não terão efeito até você distribuir a configuração atualizada aos dispositivos.

A seção de filtros de execução tem estas opções:

  • Largura de banda mínima: Se você quer que os critérios da execução da tarefa incluam a largura de banda disponível, selecione a largura de banda mínima que deseja e digite o nome do dispositivo ou o endereço IP que será o alvo para o teste da largura de banda entre o alvo e o dispositivo.
  • Estado da máquina: Se você quiser que os critérios de execução da tarefa inclua o estado de computador, selecione um desses estados. Proteção de tela ou desktop bloqueado, Desktop deve estar bloqueado, Máquina deve estar inativa, Usuário deve estar conectado, ou Usuário deve estar desconectado. Os critérios para o estado Máquina deve estar inativa são: o SO está bloqueado, a proteção de tela está ativa ou o usuário está desconectado.
Outras opções:
  • Atraso aleatório adicional uma vez que os outros filtros forem aprovados: Se desejar um atraso aleatório adicional, use esta opção. Se selecionar um atraso aleatório que ultrapassa os limites de tempo configurados para a tarefa, a tarefa pode não executar se o valor aleatório colocar a tarefa fora dos limites de tempo configurados.
  • Atrasar até: Selecione o atraso aleatório adicional que desejar.
  • E pelo menos: Se desejar que a tarefa aguarde pelo menos um número específico de minutos antes de executar, selecione esta opção. Por exemplo, se estiver agendando uma análise de inventário, você pode digitar 5 aqui para a máquina ter tempo de concluir a inicialização antes da varredura iniciar, melhorando assim a resposta do computador para o usuário.
  • Comando: Digite o programa a ser executado localmente. Inclua o caminho completo do programa ou verifique se o programa está numa pasta dentro do caminho do dispositivo. Esse caminho deve ser o mesmo em todos os dispositivos aos quais você distribuir este script.
  • Parâmetros: Digite qualquer parâmetro da linha de comandos que você quiser passar ao programa.