Usando projetos de log avançado

O log avançado do Velocity Client é uma forma de os administradores ativarem o log de depuração em dispositivos Android e recuperarem arquivos de log facilmente. Use o log avançado para o log do Velocity, o log da rede ou arquivos de captura de tela. Quando você usa o log avançado para alterar o nível de log, os níveis de log definidos em qualquer perfil no dispositivo são temporariamente substituídos. Isso permite iniciar e interromper logs de depuração sem modificar perfis de host existentes ou distribuir arquivos para o dispositivo.

Crie um projeto de log avançado, especifique os arquivos de log ou as capturas de tela que deseja coletar e, em seguida, use o Client para escanear o código QR fornecido. O Client ativa o log de depuração e/ou a captura de tela até que ocorra uma das seguintes condições: 

O usuário do dispositivo desativa o log avançado.

O Client é fechado pelo toque em Menu > Sair.

O dispositivo fica sem memória para os arquivos.

Quando o log avançado é interrompido, o Client exibe uma mensagem ao usuário, compacta os arquivos e os envia para o Console, onde o administrador pode visualizá-los. Se o console não estiver disponível, o arquivo zip será salvo no diretório Downloads/com.wavelink.velocity do dispositivo.

O log avançado pode ser ativado pelo usuário do dispositivo sem o código QR, mas os arquivos não são enviados ao Console, ficando sempre armazenados localmente no dispositivo. Para saber como ativar o log avançado sem o código QR, consulte Usando o Velocity Client. Quando você ativa o log avançado sem o código QR, ele não inclui arquivos de captura de tela.

Se você ativar a captura de tela em um projeto de log avançado, o Client criará um arquivo de captura de tela separado (.wltsc) para cada sessão ativa durante o uso do log avançado.

Se o dispositivo for Android 10, o Client não terá acesso ao diretório Downloads/com.wavelink.velocity e salvará o arquivo no diretório Android/data/com.wavelink.velocity/files. Dispositivos Android com versões mais recentes ou posteriores ao Android 10 permitem acesso ao diretório Downloads, mas o Android 10 não.

Como funciona o código QR?

Quando você usa um código QR para ativar o log avançado, o Console atua como um servidor para receber arquivos por HTTPS enquanto estiver exibindo o código QR. O tráfego é protegido por meio de um token incluído no código QR. Para ter segurança adequada, você só deve mostrar o código QR quando estiver usando ativamente o log avançado. Se você optar por imprimir o código QR, recomendamos restringir o acesso a ele. O código QR é específico do Console que o gera.

Para que o Console receba o arquivo zip do Client, ele precisa mostrar o código QR quando o dispositivo parar de registrar. Os arquivos recebidos são salvos na pasta Downloads. Se o código QR não estiver sendo exibido, o Console não aceitará nenhum arquivo. (Nesse caso, o dispositivo mostra uma mensagem informando que o Console não está disponível e armazena os arquivos localmente.) No entanto, se você fechar o projeto e abri-lo novamente mais tarde, o dispositivo ainda poderá enviar os arquivos ao Console, desde que o mesmo código QR seja exibido quando o Client parar de registrar. O código QR não será mais válido se você reiniciar o Console ou alterar a porta ou o endereço do host.

Opções do log avançado

Um projeto de log avançado tem as seguintes opções:

Cliente. O nome da empresa ou organização à qual o projeto está associado.

Host. O endereço IP ou nome de host do computador local. Como o endereço do host é usado no código QR, se você alterar o endereço do host, o código QR também será alterado e invalidará os códigos QR gerados anteriormente.

Porta. A porta na qual o Console escuta os arquivos recebidos. Certifique-se de que nada mais esteja usando essa porta.

Incluir:

Log de depuração. Define o nível de log de todas as sessões para depuração e inclui o log do Velocity nos arquivos enviados ao Console.

Log de rede (somente TE). Define o nível de log da rede para depuração e inclui o log de rede nos arquivos enviados ao Console. O log de rede não se aplica a sessões da web.

Captura de tela (somente TE). Ativa a captura de tela e captura telas de todas as sessões TE que estão ativas. Cada sessão tem um arquivo de captura de tela separado. Os arquivos de captura de tela são enviados ao Console. Para mais informações sobre como usar capturas de tela para personalizar telas, consulte Configurando telas.

Abrir local do arquivo de log. Abre o local onde os arquivos enviados dos dispositivos são armazenados.