Portal de Aplicativos do Usuário Final (disponibilidade limitada)
O Portal de Aplicativos do usuário final para distribuição de aplicativos pode, opcionalmente, ser instalado nos pontos de extremidade Windows selecionados. O Portal de Aplicativos funciona com Windows 10 versão 1809 e posteriores, Windows 11 e Windows Server 2019 e posteriores.
Você pode configurar quais aplicativos são exibidos no portal. O Portal de Aplicativos também pode exibir uma lista dos aplicativos que os próprios usuários podem instalar. Você pode controlar se os aplicativos sempre aparecem no portal ou se permanecem no portal apenas até que o usuário instale o aplicativo.
Dá para criar categorias que os usuários podem selecionar e usar para filtrar a lista de aplicativos. Você também pode incluir capturas de tela e dados adicionais sobre o aplicativo para os usuários verem.
O item do menu Iniciar do Windows referente ao Portal de Aplicativos aparece na raiz, não em uma subpasta. Está rotulado como "Portal de Aplicativos" e não inclui "Ivanti" no nome para evitar confusão e fazer com que pareça o portal de aplicativos da sua empresa.
Quando o usuário abre o Portal de Aplicativos, o padrão é a visualização Todos os aplicativos. Você pode incluir ícones personalizados para os aplicativos exibidos ali. Os usuários também podem adicionar itens favoritos e alternar a visualização entre ícones e lista.
Se o usuário selecionar vários aplicativos para instalar a partir do portal, os aplicativos selecionados serão colocados em uma fila para que possam ser instalados um de cada vez. Quando o usuário selecionar Instalar, o mecanismo de distribuição do aplicativo será ativado para instalar o aplicativo. Os logs de instalação de aplicativos do portal são armazenados na pasta padrão dos logs da distribuição de aplicativos: C:\ProgramData\Ivanti\Ivanti Cloud Agent\Agent\Logs\SWDApps.
Quando você atribuir um aplicativo ao Portal de Aplicativos, os usuários finais deverão vê-lo em alguns minutos. Pode levar até 12 horas para que as alterações nos metadados de um aplicativo existente, como capturas de tela ou texto, sejam propagadas.
O portal de aplicativos mantém um histórico de instalações de aplicativos do portal. O histórico inclui links diretos para a pasta de logs para fins de solução de problemas.
- Selecione Agentes > Políticas do agente.
- Selecione a política de agente que você quer modificar.
- Selecione o bloco Distribuição de Aplicativo e selecione a opção Instalar Portal de Aplicativos .
- Selecione Distribuição de aplicativo > Configurações de aplicativo.
- Selecione a configuração do aplicativo que você deseja modificar.
- Na seção Opções do portal de aplicativos, selecione as opções desejadas para o Portal de Aplicativos. Para mais informações, consulte Configurações de distribuição de aplicativo. Todos os aplicativos que usarem essa configuração herdarão esse comportamento.
- Salve as alterações.
- Em Distribuição de aplicativo > Catálogo, selecione o aplicativo desejado.
- Selecione a guia Distribuição.
- Selecione a distribuição a ser modificada.
- Selecione a guia Configurações de aplicativo.
- Certifique-se de que a configuração de aplicativo selecionada tenha o comportamento desejado para o portal.
- Selecione Salvar.
- Em Distribuição de aplicativo > Catálogo, selecione a ser incluído no portal.
- Na guia Visão geral, insira Descrição, Publicador, Versão e Tamanho do aplicativo e selecione a Categoria dele. Use o botão Escolher arquivos para adicionar capturas de tela do seu aplicativo. Use o botão Adicionar ícone na parte superior para adicionar um ícone. O ícone também aparecerá ao lado do aplicativo em outras visualizações da distribuição de aplicativo.
- Selecione a guia Distribuição.
- Em Opções de instalação, selecione a distribuição que você configurou previamente para usar o portal de aplicativos.
- Selecione Distribuição de aplicativo > Configurações.
- Selecione a guia Categorias.
- Use o botão Criar novo para adicionar categorias ou marque as categorias a serem excluídas e selecione Excluir.