Análises de descoberta

Crie uma lista de redes para descoberta de dispositivos. Você pode adicionar uma rede por CIDR, intervalo de IPs, rede ou importar de CSV. Você pode permitir que diferentes análises de descoberta sejam executadas em cada rede e especificar qual representante de implantação (chamado scanner) realizará a verificação.

As credenciais devem ser definidas nas Configurações de descoberta antes que o SNMP e o inventário remoto possam ser executados.

A opção Baixar Agente Representante de Implantação é disponibilizada se uma nova chave de inscrição for exigida para instalar mais agentes nos dispositivos.

Para adicionar uma rede

Defina o intervalo de IPs em que o dispositivo descoberto deve estar para ser verificado, selecione os tipos de verificação e configure o agendamento da verificação.

  1. Clique em Adicionar. O painel Adicionar Intervalo de IPs é exibido.
  2. Insira o Nome da rede.
  3. Selecione o Formato do intervalo de IPs:
    • CIDR: insira o bloco CIDR. Por exemplo: 192.0.2.0/24
    • Intervalo: insira o primeiro e o último IPs do intervalo. Por exemplo: 192.0.2.0 - 192.0.2.255
    • Network: insira o endereço de rede e selecione a máscara de sub-rede. Por exemplo: 10.54.1.0, 255.255.255.0/24
  4. Selecione os Tipos de Análise que podem ser executados na rede:
    • Ativa: selecione para habilitar a análise ativa na rede.
      • Detecção de SO: se a análise ativa estiver habilitada, selecione para ativar a Detecção de SO.
    • Inventário remoto: selecione para habilitar a análise de inventário remoto na rede.
    • SNMP: selecione para habilitar a análise SNMP na rede.
  5. Selecione o Scanner na lista suspensa. Este é o representante de implantação que você quer usar como scanner para realizar verificações de descoberta, dentro do intervalo de IP especificado. O padrão é Scanner Eleito, que é o primeiro representante de implantação a responder. O nome do scanner atualmente eleito é exibido abaixo. Se não houver um scanner eleito ou ele estiver offline, o texto exibirá "esperando um scanner ser escolhido".
    Essa opção está disponível para organizações que possam ter sites separados ou redes segregadas, nas quais um representante de implantação não alcance todas as áreas da rede.
  6. Selecione Habilitado para habilitar um agendamento de análise automática.
    • Data: selecione data e hora no calendário para agendar quando a primeira análise será iniciada. Clique em OK.
      Se a data/hora for definida no passado, a análise será iniciada imediatamente.
    • Repetir: selecione para definir a frequência do agendamento. Especifique o período de tempo entre a repetição das análises usando os campos; número (1-99) e unidade (Minutos, Horas, Dias, Semanas). Por exemplo, número = 30 unidade = Minuto(s) significa que a análise está programada para ser executada a cada 30 minutos.
      Se uma análise for executada após o próximo horário agendado, será executada até a conclusão e, em seguida, executada no próximo intervalo de repetição agendado. A programação funciona por tempo indeterminado.
  7. Se você quiser agendar os tipos de análise de forma diferente para um intervalo de rede, crie uma nova entrada de rede para cada tipo de análise e defina o agendamento de acordo.

  1. Clique em Salvar. A rede é adicionada à tabela.

Para importar uma rede

Baixe um modelo, salve como CSV e importe os dados do intervalo de IPs das redes para adicionar à tabela.

  1. Selecione Importar. O painel Importar Intervalos de IPs é exibido.
  2. Para importar dados, você pode baixar um modelo para garantir que os dados estejam no formato correto, nome e CIDR, ou pode selecionar ou arrastar e soltar um arquivo para carregar.
  3. Os IPs são validados na importação. Não deixe linhas vazias. As entradas válidas são destacadas em verde, e as entradas inválidas ou duplicadas serão destacadas em vermelho. Não é possível continuar até que todas as entradas inválidas sejam corrigidas no arquivo CSV.
  4. Clique em Confirmar. As redes são adicionadas à tabela.

Ações

As ações a seguir podem ser aplicadas às várias redes selecionadas; para incluir uma rede na ação, clique na caixa de seleção na primeira coluna. Para aplicar uma ação a apenas uma rede, selecione as reticências ícone de reticências.

  • Iniciar: clique para enviar uma solicitação de início de análise ao agente. Os tipos de análise que serão realizados estão listados na coluna Tipos de Análise. Para alterar os tipos de análise, edite o intervalo de rede.
    As últimas análises executadas podem ser vistas em Dispositivo > Detalhes do Dispositivo > Fontes de Dados. As análises de descoberta são: IvantiActiveEngine, IvantiSnmpEngine, IvantiRemoteinventoryEngine e IvantiOsEngine.
    O status das análises é relatado na coluna Status:
    • Em branco: nunca houve execução de análise.
    • Início solicitado: o início da análise foi solicitado.
    • Em fila: o agente recebeu uma solicitação de início, quer manual ou pelo usuário, ou automaticamente via agendamento.
    • Em andamento: a análise foi iniciada e está em andamento.
    • Parada solicitada: um usuário solicitou a interrupção de todas as análises em andamento.
    • Parando: o agente recebeu uma solicitação de parada.
    • Parada: a verificação foi interrompida.
    • Concluída: a análise foi concluída.
    • Status de análise não suportado: a versão do mecanismo sem agente não oferece suporte a relatórios sobre o status da análise. A versão deve ser 1.0.859.0 ou posterior; os agentes devem atualizar automaticamente.

    Passe o mouse sobre a barra de progresso Status para exibir a dica de ferramenta com mais detalhes, como tipos de análise, duração da análise, número de IPs de destino na rede e como as análises foram iniciadas, por agendamento ou manualmente, e a hora em que a primeira verificação foi iniciada (no fuso horário local do dispositivo em que você está).

    Se a análise estiver sendo executada em um agendamento, a respectiva frequência será exibida na coluna Agendamento. Se a coluna estiver em branco, não há agendamento definido.

  • Parar: clique para parar a análise.
  • Editar: clique para editar o nome da rede, o intervalo de IP, os tipos de análise selecionados e o agendamento da execução.

    Quando você seleciona vários itens para editar, se houver mistura de recursos habilitados e desabilitados (tais como agendamentos ou tipos de análise), a caixa de seleção exibirá caixa de seleção com fundo azul e símbolo de traço branco. Se todos os recursos dos itens selecionados estiverem habilitados, a caixa de seleção exibirá caixa de seleção com fundo azul e tique branco. Se a caixa de seleção estiver em branco, todos os recursos estão desabilitados.

  • Excluir: clique para excluir a rede.

Personalizar grade: abre o selecionador de coluna; selecione quais colunas exibir. Também é possível alterar a ordem das colunas na tabela.

Redefinir grade: retorne a tabela ao formato original.

Tópicos relacionados

Configurações de descoberta