Fontes de importação
A melhor maneira de gerenciar suas transações de licença, contratos e dados de preço é importá-los na página Fontes de Importação usando as planilhas-modelo fornecidas. Quando você importa transações de licença:
- os títulos de software nomeados em seus arquivos de transação são correspondidos com os títulos de software na biblioteca de SKU Ivanti, para fornecer acesso a informações adicionais sobre eles, inclusive identificar se eles são assinaturas SaaS
- os títulos de software correspondentes a SKUs na biblioteca de SKU Ivanti para os quais não haja uma versão específica associada (por exemplo, licenças de Garantia de Software ou de manutenção) ficam com a versão definida como Não específico
- as transações individuais são agrupadas em uma única linha sempre que fornecedor, produto, edição, versão e métrica coincidirem
- os tipos de produto são mapeados para licenças básicas, assinaturas, atualizações ou manutenção
- cada vez que você importa ou exclui dados, os custos são recalculados.
As transações geralmente estão vinculadas a um contrato, mas isso não é obrigatório.
Você pode adicionar diversas fontes de importação e importar cada uma várias vezes para adicionar novos registros ou atualizar os existentes. Se você excluir uma fonte de importação, todos os registros associados serão excluídos. Considere com calma quais fontes de importação deseja criar e como deseja nomeá-las. Os nomes e conteúdos das fontes de importação podem ajudar você a visualizar seu acervo de software e também a planejar o gerenciamento dos dados correspondentes no Spend Intelligence.
Criando fontes de importação
Você pode criar fontes de importação distintas para os diferentes conjuntos de registros de transação. Cada fonte de importação define uma conexão com uma fonte de transações e também representa essas transações no Gerenciador de Licenças.
Para criar uma nova fonte de importação:
- Clique em Configuração > Fontes de importação na barra de navegação Spend Intelligence.
A página Fontes de Importação aparece com um bloco distinto para cada fonte de importação existente. Cada bloco apresenta título e descrição para ajudar a identificar a fonte de importação.
Se você criou, atualizou ou excluiu manualmente contratos ou transações, essas alterações ficam associadas a uma fonte de importação chamada Alterações manuais. Se você configurou a integração com o Ivanti Neurons for ITAM, essas importações ficam associadas a uma fonte de importação chamada Ivanti Neurons for ITAM. - No canto superior direito da página Fontes de Importação, clique em Adicionar.
O painel Adicionar fonte de importação aparece. - Digite um Nome para a fonte de importação.
- Clique no Tipo desejado e depois em Adicionar.
A página Fontes de Importação reaparece com um bloco para a nova fonte.
Para as fontes dos tipos Importação de Transação de Licença Genérica, Importação Genérica Somente Contrato e Importação Genérica de Dados de Preço Específicos do Cliente, clique no link Baixar arquivo de modelo para baixar uma planilha vazia com as colunas apropriadas e os nomes corretos para a importação. Quando você habilita as planilhas baixadas para edição, dicas de ferramentas ficam disponíveis nos cabeçalhos de coluna para fornecer informações adicionais sobre o conteúdo de cada coluna.
NÃO exclua da planilha as primeiras linhas contendo instruções, nem altere nenhum dos nomes das colunas na linha 5, pois esses nomes são usados para mapear valores no sistema. No entanto, exclua os dados exemplificativos na linha 6.
Editando e excluindo fontes de dados
Você pode alterar o nome de uma fonte de importação passando o mouse sobre o bloco e clicando em .
Você pode excluir uma fonte de importação e todos os dados associados a ela passando o mouse sobre o bloco e clicando em . Clicar em no bloco Alterações manuais remove todos os contratos e transações criados manualmente, reverte todos os contratos e transações atualizados e restaura todos os contratos e transações excluídos.
Você pode excluir TODOS os seus dados no Gerenciador de Licenças clicando em Configuração > Gerenciador de Licenças na barra de navegação do Spend Intelligence e, em seguida, clicando em Excluir todos os dados importados. Tome muito cuidado ao usar essa ação, pois ela não pode ser desfeita.
Importando dados
Depois de adicionar a fonte de importação desejada, você pode usá-la para importar dados.
Para importar dados:
- Na página Fontes de Importação, clique em Importar na fonte que deseja importar.
A página de instâncias de importação aparece com o painel Criar Instância de Importação exibido. - Clique em Escolher arquivo e selecione o arquivo a ser importado, depois clique em Importar.
A importação é iniciada, e o painel Criar Instância de Importação é fechado. Uma nova linha aparece na grade de dados de instâncias importadas, mostrando o Status atual da importação e o nome de quem a executou. Quando a importação for concluída, o status mudará para Concluída, Concluída com avisos ou Falhou.
Visualizando detalhes da importação
Quando uma importação está concluída, é possível ver os detalhes dela.
Para ver os detalhes da importação:
- Clique no título de uma fonte de importação.
A página de instâncias de importação para a fonte de importação selecionada é exibida, mostrando uma grade de dados que relata quando a importação foi executada, o status dela e quem atualizou a instância de importação.
Clique no nome da pessoa que executou a importação para ver mais informações sobre ela em sua página Membros (consulte Controle de acesso para obter mais informações). - Clique no link pertinente na coluna Data e hora da importação.
Os detalhes da instância de importação são exibidos. Essa página possui várias guias, dependendo do tipo de importação. A primeira guia é Resumo, que mostra os detalhes de criação e atualização, o status da importação e a contagem das diversas mensagens geradas durante a importação. Na sequência, há guias que exibem os dados importados e variam conforme o tipo deles. Você pode percorrer esses dados e exportá-los usando o botão Exportar para Excel, acima da grade de dados.
Se a importação foi concluída com avisos ou falhou, haverá uma guia Mensagens com informações para ajudar a resolver os problemas encontrados durante a importação.
Você pode excluir a instância de importação mais recente e os dados associados a ela clicando em ao lado dela.
Clique em para atualizar o conteúdo dessas páginas.
Registros duplicados
O sistema impede que você crie manualmente transações ou contratos duplicados. No entanto, é possível que diferentes fontes de importação contenham duplicatas do mesmo contrato ou transação. Nesse caso, quando você importa a fonte posterior, os registros são mesclados, e o valor da importação posterior é usado se houver valores conflitantes em qualquer uma das colunas.
Por exemplo, se você importar importação de contrato 1 e depois importação de contrato 2, verá o seguinte resultado:
Fonte de importação |
Fornecedor |
Número do contrato |
Unidade de negócio |
País do contrato |
---|---|---|---|---|
importação de contrato 1 |
Vantosi |
VNT001 |
Vendas |
EUA |
importação de contrato 2 |
Vantosi |
VNT001 |
Financeiro |
|
resultado |
Vantosi |
VNT001 |
Financeiro |
EUA |
Os contratos são considerados duplicados se os valores coincidirem nestes dois campos: Fornecedor e Número do Contrato.
As transações são consideradas duplicadas se houver valores coincidentes em todos estes campos: Número do Contrato, Fornecedor, Quantidade, Código SKU, Licença do Produto, Data da Compra.