Manutenção de Banco de dados

Para manter o Security Controls operando com eficiência máxima, é importante executar manutenção periódica em seu banco de dados. A ferramenta de manutenção de banco de dados permite:

  • Exibir e excluir resultados antigos
  • Recompilar seus índices do SQL Server
  • Criar backups do seu banco de dados

Nesta seção:

Você faz isso selecionando Gerenciar > Manutenção de Banco de Dados e especificando exatamente quando e como as tarefas de manutenção do banco de dados devem ser executadas.

Manutenção Manual

Você pode obter uma lista completa das análises, execuções de script e implantações de patch anteriores disponíveis selecionando a guia Manual.

Se você deseja excluir certos itens em uma lista, selecione os itens desejados na lista e clique em Excluir Selecionado. Se quiser remover todos os itens de uma lista, clique em Excluir tudo. Excluir um item aqui também exclui da sua lista de associados (Itens de Hoje, Itens Recentes ou Itens de Arquivo) no painel de Resultados e permanentemente remove do banco de dados.

DICA: ao excluir um grande número de itens, é mais eficaz agendar uma tarefa de manutenção do banco de dados. A tarefa agendada será executada em segundo plano e permitirá que você execute tarefas adicionais do console ao mesmo tempo. As exclusões manuais são executadas em primeiro plano, e você deve aguardar a conclusão da tarefa antes de executar tarefas adicionais do console.

Manutenção agendada

Se as opções neste diálogo estão indisponíveis isso provavelmente significa que outro administrador atualmente tem o controle sobre as operações de manutenção de banco de dados. Consulte a opção Apropriar-se (abaixo) para obter mais detalhes.

Campo

Descrição

Permitir a manutenção semanal de banco de dados

Se habilitado, irá realizar tarefas de manutenção de banco de dados no dia e hora especificado. A tarefa agendada é gerenciada pelo serviço de console Security Controls; o trabalho não pode ser controlado usando o Gerenciador de Tarefas Agendadas. Tarefas de manutenção devem ser executadas depois do expediente ou no fim de semana quando o uso de banco de dados for mínimo.

Se esta caixa de seleção não estiver habilitada, você ainda pode configurar as opções de manutenção de banco de dados restantes neste diálogo, mas para executar a tarefa de manutenção você deve iniciá-lo usando o botão Executar agora. As tarefas de manutenção de banco de dados não serão executadas em uma programação regular.

Para cada tipo de resultado, escolha pelo menos uma forma de excluir resultados antigos

Existem duas maneiras de excluir resultados antigos:

  • Resultados do Max para manter: Permite que você especifique o número máximo de análises de patch, análises de ativos,e registros de execução de scripts que você deseja armazenar no banco de dados. Se o número especificado for excedido, análises serão excluídos com base na sua idade (as análises mais antigas serão excluídas primeiro). Todas as implantações de patch que estão associadas com as análises também serão excluídas. Os valores válidos são 10 - 10.000 para cada tipo de análise.
  • Cuidado se você estiver usando o Security Controls Agent em suas máquinas. Agentes relatam seus resultados para o console e cada resultado constitui uma análise. Se você tem muitos agentes existe uma chance de exceder o limiar muito rapidamente. Neste cenário você deve considerar usar a opção Excluir resultados mais velho que (dias).

  • Excluir resultados mais antigos que (dias): Permite que você especifique o número máximo de dias que os resultados de patch, resultados de ativos, logs de eventos e registros de execução scripts têm permissão para serem armazenado no banco de dados antes de serem excluídos. Todas as implantações de patch que estão associadas com as análises também serão excluídas. Os valores válidos são de 1 - 10.000 dias. Como uma regra geral, os resultados que são mais de 90 dias devem ser considerados velhos demais para descrever com precisão o estado atual de sua organização.

Se você optar por implementar ambos os métodos para um tipo de resultado, o método que exclui o menor número de resultados é o que será usado.

Exemplo: Suponha que para os resultados de patch que você especificar Resultados do Max para manter = 100 e Excluir resultados mais velho que (dias) = 90. Suponha também que existem 150 resultados de patch atualmente armazenados no banco de dados, mas apenas 10 deles estão lá há mais de 90 dias. Quando a tarefa de manutenção de banco de dados está executando os 10 resultados mais antigos serão excluídos; os 140 resultados que são menos de 90 dias serão mantidos.

Sobre os Tipos de Resultado Diferente

Cada tipo de resultado consiste no seguinte:

  • Patch: Análises de patch e quaisquer implantações de patch associados
  • Ativos: Análises de ativos
  • ITScripts: registros de execução de script
  • Histórico de eventos: Entradas do log de eventos operacionais tais como manutenção de banco de dados e sincronização de atividades
  • Patch do hipervisor: implantações de boletins e análises do hipervisor ESXi

Excluir máquinas com mais de (dias)

Permite especificar o número máximo de dias que as máquinas inativas podem ser armazenadas no banco de dados antes de serem excluídas. A máquina é tida como inativa quando não faz check-in no console, não é avaliada ou não é incluída numa implantação de patches por um número específico de dias. Os valores válidos vão de 45 a 10.000 dias inativos. O valor padrão é 90. Como regra geral, os resultados com mais de 90 dias são considerados antigos demais para descrever com precisão o estado atual da sua organização.

Outro método para excluir máquinas inativas é usar a API REST. Para obter detalhes, consulte: https://help.ivanti.com/iv/help/pt_BR/isec/API/Topics/Machines.htm

Security Controls libera automaticamente uma estação licenciada para qualquer máquina que esteja inativa há mais de 45 dias, mas nenhuma máquina é automaticamente excluída do banco de dados, exceto se especificado aqui.

 

Recompilar Índices

Se habilitado, cada vez que a tarefa de manutenção de banco de dados é executada ele irá instruir SQL Server para recompilar os índices de banco de dados após os dados de resultado antigos são removidos. Fazer isso irá melhorar o desempenho do seu banco de dados. Isto é particularmente valioso quando excluir grandes quantidades de dados.

Esta opção irá funcionar em qualquer uma das edições suportadas do SQL Server, mas é mais adequado para o uso com edições do SQL Server Express. Se você estiver usando uma edição completa do SQL Server você pode considerar usar o SQL Server Maintenance Wizard porque ele fornece mais controle e funcionalidade.

Backup de banco de dados e log de transações

Se habilitado, cada vez que a tarefa de manutenção de banco de dados é executada ele irá instruir SQL Server para criar cópias de backup de banco de dados e o log de transações antes de remover quaisquer dados.

Você deve especificar onde os arquivos de backup serão gravados. Você pode usar tanto um caminho UNC (por exemplo: \\servidor\backup) ou um caminho local (por exemplo: c:\backup) para especificar o local de backup. A recomendação é usar um formato de caminho UNC que especifica um local em uma máquina diferente de um executando atualmente o SQL Server. O nome de caminho que você especificar aqui é simplesmente repassado para uso durante o backup. Nenhuma validação é executada no nome.

Notas:

  • Se você estiver usando um SQL Server remoto e você especificar um caminho local, o caminho que você está especificando está localizado no SQL Server remoto e NÃO na máquina do console.
  • Se você especificar um caminho UNC para um local no SQL Server, sua conta do SQL Server deve ter acesso ao caminho. Se uma conta interna está sendo usada (como Sistema Local ou Serviço de Rede) então, a conta da máquina precisa acessar o caminho.

Apropriar-se

Este botão somente é exibido se você tiver dois ou mais consoles que compartilham um banco de dados.

Se sua organização usa vários consoles do Security Controls que compartilham o mesmo banco de dados, apenas um console será autorizado a usar a Ferramenta de Manutenção de Banco de Dados. Se um administrador em outro console deseja executar a manutenção do banco de dados, o administrador deve tomar posse da tarefa antes que o programa permita que o administrador continue. Quaisquer tarefas de manutenção existentes poderão ser concluídas antes que a propriedade seja transferida para outro administrador.

Executar agora

Imediatamente inicia a tarefa de manutenção de banco de dados. A tarefa é executada em segundo plano e não exige nenhuma intervenção do usuário. A tarefa é executada usando a configuração atual. A configuração atual é salva para uso futuro, e se a caixa de seleção Permitir a manutenção semanal de banco de dados está habilitado isto também vai agendar a tarefa de manutenção de banco de dados.

Você pode usar o Log de Histórico de Eventos para acompanhar o progresso da tarefa de manutenção. Além disso, após a tarefa ser concluída, deverá haver menos itens na lista Resultados e na lista Manutenção de Banco de Dados. Se você tem acesso ao SQL Server Management Studio você também pode usar seu recurso de Propriedades de Banco de Dados para acompanhar o progresso da tarefa.

Salvar alterações agendadas

Salva a configuração de manutenção de banco de dados atual. Se a caixa de seleção Permitir a manutenção semanal de banco de dados está habilitado isto também vai agendar a tarefa de manutenção de banco de dados.

Manutenção de Eventos do AC

Selecione Habilitar manutenção diária de eventos do AC para executar um trabalho de manutenção agendada nos eventos do Controle de Aplicativos no banco de dados.

Horário da execução diária – especifique a hora em que deseja executar o trabalho todos os dias.

Máx. de eventos a serem mantidos – especifique o número máximo de eventos a serem mantidos no banco de dados; qualquer quantidade acima desse número será excluída quando o trabalho de manutenção for executado.

Máx. de dias para manter eventos – especifique o número máximo de dias para manter eventos no banco de dados; todos os eventos anteriores ao número de dias especificado serão excluídos quando o trabalho de manutenção for executado.

Executar agora – selecione para executar imediatamente um trabalho de manutenção ad hoc no banco de dados.

Após todos os parâmetros terem sido selecionados, clique em Salvar alterações agendadas.

Recomenda-se usar a manutenção diária se o log central de eventos estiver ativado. Consulte Opções de Evento para obter mais detalhes.