Criando uma Nova Tarefa de Ativo

Aplica-se apenas a máquinas baseadas em Windows.

Uma tarefa de ativos é usada para definir como e quando as máquinas alvo serão analisadas para determinar seus ativos de software e hardware. Se você não criar uma tarefa de ativo, então nenhuma análise de ativo será executada por agentes que são atribuídos a esta política. Para obter informações gerais sobre o recurso de gerenciamento de ativo, consulte Visão geral de Gerenciamento de Ativo.

Você pode criar várias tarefas de ativo para uma política de agente. Cada tarefa pode ser expandida e recolhida usando-se o triângulo Ocultar/Mostrar na barra de título da tarefa. Isso permite que você exiba apenas a tarefa que você está trabalhando a qualquer momento.

Enquanto não existe nenhum limite teórico ao número de tarefas de ativo que você pode criar para uma política de agente, existe um limite prático. Por exemplo, pode ser difícil acompanhar e gerir uma política se ela contiver muitas tarefas de ativo.

Você configura tarefas de ativos de agente na guia Ativos. Você pode editar uma tarefa de ativo existente ou você pode criar uma nova tarefa clicando em Adicionar uma Tarefa de Ativo. Certifique-se de dar a tarefa um nome descritivo porque este é o nome que os usuários visualizarão de dentro do programa de cliente. Os resultados de uma análise de ativo baseado em agente são relatados para o console e visível usando Exibição de Máquina.

Campo

Descrição

Modelo de Análise de Ativo

Você deve especificar o modelo a usar quando um agente executa uma análise de ativo. O modelo de análise de ativo determina exatamente o que será analisado e o que será ignorado durante uma análise. Lista de modelos disponíveis para seleção incluirá o modelo predefinido (Análise de Ativo Completa) mais quaisquer modelos personalizados que você já definiu. Você pode também fazer o seguinte:

  • Novo: Permite que você crie um novo modelo de análise de ativo a partir do zero.
  • Editar: Permite que você edite um modelo de análise de ativo personalizado existente. O modelo predefinido não pode ser editado. Se você editar e salvar um modelo que estiver sendo usado atualmente por uma política de agente, os agentes usando essa política serão atualizados na próxima vez que eles se conectarem ao console.

Se você clicar em Novo ou Editar, o diálogo Modelo de Análise de Ativo é exibido. Consulte Criando um Novo Modelo de Análise de Ativo para obter detalhes sobre como configurar o modelo.

Agendar Área

O agendamento de ativo especifica quantas vezes a tarefa será executada em uma máquina alvo. Ele permite que você execute regularmente a tarefa em uma hora específica ou usando um padrão de recorrência especificada. Um agendador interno será fornecido para cada agente. O agendador verificará novos dados de ativo imediatamente antes de iniciar uma tarefa de ativo agendada.

O agendador de agente irá serializar as execuções do mesmo mecanismo de agente. Por exemplo, se você definir uma política com duas tarefas de ativo que se iniciem à 1h, elas não serão iniciadas simultaneamente à 1h; em vez disso, serão serializadas (executadas consecutivamente). Se você tiver uma tarefa de ativo e uma tarefa de patch, ambas agendadas para 01h00, no entanto, elas serão ambas iniciadas às 01h00, uma vez que usam mecanismos de agente diferentes.

Usar agenda

Se habilitada, a tarefa será executada nas máquinas do agente de forma recorrente, de acordo com as configurações de agendamento. Se desabilitado, as configurações de agendamento são ignoradas, e a tarefa deve ser iniciada manualmente no console ou na máquina do agente.

A cada hora

Permite que você agende a tarefa para ser executada de hora a hora.

  • Executar a cada hh horas: Você pode especificar exatamente quantas horas deve haver entre as análises. Os valores válidos são de 1 - 100 horas.
  • Iniciando neste momento: A primeira análise começará no horário especificado. Análises subsequentes serão executadas no intervalo especificado em Executar a cada hh horas.

Diário

Indica que a tarefa será executada nos dias especificados, na hora da sua escolha. Por exemplo, usando esta opção, uma análise poderia ser executada todas as noites à meia-noite, ou todos os sábados às 21h00, ou à 1h00 no primeiro domingo de cada mês, etc.

Você também pode usar a opção Diariamente para agendar uma tarefa em conjunto com um evento mensal regular como a Patch Tuesday da Microsoft. Por exemplo, é possível agendar uma análise de ativo mensal para acontecer no dia depois da Patch Tuesday especificando A Segunda Terça e, em seguida, usando a opção Adicionar Atraso (dias) para atrasar a tarefa em um dia.

Tornar aleatório as horas agendadas (minutos)

Escalona a hora exata em que a tarefa será executada para não sobrecarregar o console ou o servidor de distribuição designado com solicitações simultâneas para baixar arquivos de dados, componentes do mecanismo, etc.

Executar na inicialização se agenda perdida

Se uma tarefa agendada está ausente enquanto uma máquina alvo está desligada, esta opção permite que você force a tarefa para automaticamente executar sempre que a máquina for reiniciada. A tarefa será executada imediatamente a menos que você habilite a caixa de seleção Atraso após a inicialização (minutos), neste caso a execução será adiada pelo número especificado de minutos.

Salvar e atualizar Agentes

Salva todas as alterações no arquivo de política e o armazena no console. Também atualiza todas as máquinas de agente que estejam atualmente atribuídas a essa política, da seguinte maneira:

  • Se uma máquina de agente estiver on-line e configurada para escutar as atualizações de política, a política atualizada será enviada para essa máquina imediatamente.
  • Se uma máquina de agente estiver on-line, mas não estiver configurada para escutar as atualizações de política, a política atualizada será enviada na próxima vez que o agente fizer check-in no console.
  • Se a máquina do agente não estiver atualmente on-line, a política atualizada será envida na próxima vez que o agente fizer check-in no console.

O Editor da Política de Agente será fechado.

Cancelar

Indica que deseja sair do Editor da Política de Agente sem salvar as alterações mais recentes. Um aviso "Você deseja salvar as suas alterações?" aparecerá isto oferece uma segunda chance para salvar suas alterações. Se você clicar em Sim, a política será salva e os agentes associados serão atualizados (o mesmo que Salvar e Atualizar Agentes). Se você clicar em Não, o Editor da Política de Agente será fechado sem que suas alterações sejam salvas.