Entenda a Tela de rede

A Tela de rede é a janela principal do console e o ponto de partida para a maioria das tarefas administrativas. É na Tela de rede que você vê os dados de inventário do dispositivo, cria consultas para procurar e agrupar dispositivos, seleciona dispositivos para controlar remotamente e assim por diante.

A janela da Tela de rede está sempre aberta e contém dois painéis. O painel esquerdo (A) mostra uma árvore hierárquica do servidor núcleo/banco de dados ao qual você está atualmente conectado e seus grupos Dispositivos, Consultas e Configuração. É possível expandir ou recolher os objetos da árvore, conforme a necessidade. O painel direito (B) na Tela da rede exibe uma lista detalhada de itens do grupo selecionado.

A Painel da tela de rede, B Exibição de itens selecionados na lista

A janela da Tela de rede, assim como seus painéis e suas colunas podem ser redimensionados, mas não fechados. A janela da Tela de rede não pode ser encaixada como as janelas de ferramentas.

NOTE: Administração baseada em função
os dispositivos que podem ser visualizados e gerenciados na Tela de rede, além das ferramentas de gerenciamento que podem ser usadas, são determinados pelos direitos de acesso e pelo escopo de dispositivos atribuídos a você pelo administrador. Para obter mais informações, consulte Visão geral da administração com base em funções.

A Tela de rede contém os seguintes grupos e subgrupos:

Núcleo

O objeto Núcleo identifica o servidor-núcleo ao qual você está conectado no momento. O objeto Núcleo está localizado diretamente sob a raiz da Tela de rede, podendo ser ampliado e reduzido.

Sintaxe de nome do objeto núcleo

A sintaxe do nome do objeto núcleo é a seguinte:

Nome do servidor\Instância do banco de dados

Dispositivos

O grupo Dispositivos contém os seguintes subgrupos de dispositivos.

  • Meus dispositivos: Relaciona os dispositivos do usuário atualmente conectado, de acordo com o escopo desse usuário. O usuário pode criar subgrupos de dispositivos apenas em Meus dispositivos. Os usuários podem adicionar dispositivos no seu grupo Meus dispositivos ou em qualquer um dos seus subgrupos, por meio de cópia dos grupos Dispositivos públicos e Todos os dispositivos. Os usuários também podem clicar e arrastar dispositivos de Dispositivos públicos e Todos os dispositivos para o grupo Meus dispositivos.

NOTE: Arrastar e soltar itens na Tela de rede
Quando você clica em um item para arrastá-lo para outro grupo na Tela de rede, o cursor indica em que local você pode ou não soltar o item. Ao passar o cursor sobre um objeto do grupo, um sinal de mais (+) indica que é possível incluir o item nesse grupo; e um símbolo "vazio" (um círculo com uma barra inclinada no meio) indica que você não pode incluir o item nesse grupo.

  • Dispositivos públicos: Relaciona os dispositivos que um administrador (um usuário com direito de administrador Ivanti) adicionou a partir do grupo Todos os dispositivos. O administrador vê todos os dispositivos neste grupo, mas os outros usuários só podem ver os dispositivos permitidos pelo seus escopos. Além disso, apenas o administrador pode criar um subgrupo em Dispositivos públicos.
  • Todos os dispositivos: Relaciona todos os dispositivos que podem ser vistos pelo usuário atualmente conectado, com base em seu escopo, em uma lista sem subgrupos. Para o administrador, Todos os dispositivos relaciona todos os dispositivos gerenciados que foram analisados no banco de dados núcleo. Os dispositivos que executam os agentes Ivanti padrão são exibidos automaticamente no grupo Todos os dispositivos quando são analisados e colocados no banco de dados núcleo pela análise de inventário.
  • Computadores
  • Móvel
  • Gerenciado por MDM
  • Sem agente
  • Dispositivos com agentes mais antigos
  • Hardware Password Manager

Para os usuários normais, Todos os dispositivos é uma combinação dos grupos Meus dispositivos e Dispositivos públicos.

Tanto os administradores quanto os usuários podem emitir relatórios de recursos dos dispositivos deste grupo.

Você também pode adicionar computadores manualmente à Tela de rede. Para isso, clique com o botão direito no grupo Todos os dispositivos e selecione-o, clique em Inserir novo computador, preencha as informações do dispositivo e da rede e clique em OK. Esses computadores também aparecem no subgrupo de Computadores adicionados do usuário no grupo Configuração.

Usuários

Hosts SO virtuais

O grupo Hosts do SO virtual exibe os servidores do host virtual VMWare ESX. O grupo Hosts SO virtuais contém os seguintes grupos de configuração:

  • Meus hosts SO virtuais: Relaciona os hosts SO virtuais do usuário atualmente conectado, de acordo com o escopo desse usuário. O usuário pode criar subgrupos de dispositivos apenas em Meus hosts SO virtuais.

    Os usuários podem adicionar dispositivos no seu grupo Meus hosts SO virtuais ou em qualquer um dos seus subgrupos, copiando e colando-os dos grupos de Hosts SO virtuais públicos e Todos os hosts SO virtuais. Os usuários podem também clicar e arrastar hosts SO virtuais dos hosts SO virtuais públicos e Todos os hosts SO virtuais para seus grupos Meus hosts SO virtuais.
  • Hosts SO virtuais públicos: Relaciona os dispositivos que o administrador do Endpoint Manager adicionou do grupo Todos os dispositivos. Os usuários com direito de administrador Ivanti veem todos os dispositivos neste grupo, mas os outros usuários do Console só podem ver os dispositivos permitidos pelo seus escopos. Só um administrador pode criar um subgrupo sob Hosts SO virtuais públicos.
  • Todos os hosts SO virtuais: Relaciona todos os hosts SO virtuais que podem ser vistos pelo usuário atualmente conectado, com base em seu escopo, em uma lista simples (sem subgrupos). Para o administrador, Todos os hosts SO virtuais contém todos os hosts SO virtuais gerenciados que foram analisados para o banco de dados. Os hosts do SO virtual configurados com o Agente Ivanti padrão aparecem automaticamente no grupo/pasta Todos os hosts do SO virtual quando são analisados e colocados no banco de dados núcleo pelo analisador de inventário.
  • Hosts do SO virtual do usuário: Relaciona todos os Hosts do SO virtual no banco de dados (organizado por subgrupos de usuário). Os subgrupos de usuários são nomeados com os IDs de login do usuário (ou seja, nome do computador\conta de usuário ou domínio\conta de usuário). Cada grupo de usuários contém os hosts do SO virtual que são exibidos no grupo Meus Hosts do SO virtual destes usuários.

Consultas

O grupo Consultas contém os seguintes subgrupos de consultas.

  • Minhas consultas: Relaciona as consultas criadas pelo usuário atualmente conectado ou aquelas adicionadas ao grupo de Consultas de usuário por um administrador. O usuário pode criar, modificar e excluir grupos de consulta e consultas do seu grupo Minhas consultas. Ele também pode copiar consultas do grupo Consultas públicas neste grupo.

Toda consulta executada pelo usuário é limitada à gama de dispositivos definida pelo escopo desse usuário. Por exemplo, se o escopo do usuário for Todas as máquinas, a consulta pesquisará todos os dispositivos no banco de dados núcleo, mas se o escopo do usuário for restrito a 20 máquinas, apenas essas 20 máquinas serão pesquisadas pela consulta. Para obter mais informações sobre consultas, leia "Consultas de banco de dados".

  • Consultas públicas: Relaciona as consultas que o administrador ou um usuário com direito de PQM (Public Query Management) adicionou. Apenas os usuários com direitos de Administrador Ivanti ou com o direito de PQM podem adicionar, modificar ou excluir grupos de consultas ou consultas no grupo Consultas públicas. Entretanto, todos os usuários podem ver as consultas desse grupo e copiá-las para seu próprio grupo Minhas consultas.
  • Todas as consultas: Relaciona todos as consultas que podem ser vistas pelo usuário atualmente conectado, com base em seu escopo, em uma lista sem subgrupos. O grupo Todas as consultas é uma combinação dos grupos Minhas consultas e Consultas públicas do usuário.

Os administradores podem usar esse grupo para executar as consultas de um usuário com base no escopo desse usuário, como se fossem o próprio usuário. Dessa forma, o administrador pode visualizar exatamente os resultados que um usuário obterá ao executar uma consulta.

Escopos

A Tela de rede inclui um atalho para exibir escopos existentes, editar ou criar novos escopos. Você também pode definir os campos que você quer exibir na Tela de rede. Para obter mais detalhes sobre como criar e usar Escopos, consulte Criar escopos.

Configuração

O grupo Configuração contém os seguintes subgrupos de configuração.

  • Fila de retenção PXE: Relaciona as filas de retenção PXE e os dispositivos que estão nessas filas.
  • Dispositivos bare metal: Contém dispositivos bare metal que foram criados para tarefas de provisionamento.
  • Provisionamento de PXE (Windows PE): Contém dispositivos alvo para tarefas de provisionamento Microsoft Windows PE.
  • Representantes do domínio de multidifusão: Este item aplica-se apenas para dispositivos com versões do agente mais antigas do que 9.6. Relaciona os representantes do domínio de multidifusão configurados que podem ser usados para equilíbrio de carga de distribuição de software. Para obter mais informações, consulte Uso do multicast de auto-organização com a distribuição de software.
  • Distribuições pendentes de clientes não gerenciados: Relaciona dispositivos que foram descobertos pela ferramenta Descoberta de dispositivos não gerenciados e aguardam por uma tarefa de configuração de agentes. Para obter mais informações, consulte Visão geral da descoberta de dispositivos não gerenciados.
  • Computadores adicionados por usuário: (Somente administradores) Contém computadores que foram adicionados manualmente à Tela de rede através do diálogo Inserir novo computador (clique com botão direito no grupo Todos os dispositivos).

Resultados do Inspector

Ao usar o Ivanti Inspector para exibir dados, você pode clicar duas vezes um gráfico na janela do inspetor e exibir os detalhes na janela de resultados do Inspetor.

Ver os resultados que esta maneira faz os dados litigável. Por exemplo, no inspetor Programado de tarefas um mapa pode mostrar quantos dispositivos falhou uma tarefa. Se você clicar duas vezes o mapa, você verá os dispositivos individuais listados na pasta de resultados de Inspetor . Você então pode aplicar uma ação a esses dispositivos (tal como começar de na tarefa) ou vê um relatório com que dados acompanhar.

Os dados na pasta de resultados de Inspetor muda cada vez você clica duas vezes em um mapa em uma janela de inspetor.