Registro de dispositivo (iOS, macOS e Android)

Esta seção contém os seguintes tópicos:

A maioria dos usuários começa registrando um dispositivo. Você pode usar uma das seguintes abordagens para iniciar o processo de registro:

  • Envie um convite para um ou mais usuários finais (registro iReg)
  • Instrua os usuários finais a baixar o Go (registro no aplicativo)

O Ivanti Neurons for MDM oferece suporte a gerenciamento em nível de usuário de um único usuário (usuário local ou usuário registrado do Active Directory (AD)) em dispositivos macOS.Os administradores podem gerenciar dispositivos para os usuários, aplicar perfis de dispositivos e perfis de usuários e, consequentemente, usar o App Store, distribuição de aplicativo, configurações e políticas (incluindo o Apps@Work, restrições, segurança).

Para gerenciar dispositivos macOS com o usuário AD, o usuário AD precisa ser o usuário conectado durante o registro. Qualquer outro usuário não registrado não pode visualizar os perfis específicos do usuário registrado (por exemplo, certificações de identidade, VPN). No entanto, as configurações no nível do dispositivo podem ser visualizadas e usadas por qualquer usuário conectado.

Para poder iniciar o processo de registro do dispositivo, é necessário que o usuário final tenha uma conta no Ivanti Neurons for MDM. Para usuários LDAP, isso significa que devem estar configurados um Connector e um servidor LDAP, e o usuário deve ser importado do servidor LDAP. Para usuários locais, isso significa adicionar um usuário.

A URL de inscrição do dispositivo gerada nas versões anteriores do Ivanti Neurons for MDM deixará de funcionar com a versão atual. O administrador precisará gerar novamente a URL de inscrição do dispositivo para registrar o dispositivo.

Instalação manual do perfil de gerenciamento

Aplicável a:

  • iOS 12.2 até a versão mais recente com suporte do Ivanti Neurons for MDM.
  • macOS 11.0 até a versão mais recente com suporte do Ivanti Neurons for MDM.

Registro de dispositivo iOS

Registro no aplicativo em dispositivos iOS:

  • Durante o registro do dispositivo usando o Go app, aparece uma página com instruções para instalar o perfil.
  • Clique na opção Instalar perfil baixado e clique em Entendi.
  • O perfil baixado é válido por alguns minutos, depois disso, um novo registro será necessário.

Registro de dispositivo macOS

Para registrar um dispositivo macOS no portal de autoatendimento, o usuário deve seguir estas etapas:

Procedimento

  1. Faça login usando as respectivas credenciais.
  2. Na página Instalar perfil de gerenciamento, o perfil é baixado no sistema local do usuário.
  3. Clique duas vezes no perfil baixado para torná-lo visível nas Preferências do sistema do usuário.

    O usuário tem um tempo limitado para instalar o perfil antes que ele se torne inválido.

  4. Abra Perfis em Preferências do sistema. Quando o perfil é baixado no dispositivo, os usuários podem visualizar uma página da web que traz o link do perfil. Clique em Perfis para abrir o aplicativo Configurações.
  5. Clique em Instalar para instalar o perfil de gerenciamento.
  6. Prossiga e conclua o procedimento de instalação. Insira a senha do sistema quando ela for solicitada.

Envio de um convite (iOS, macOS e Android)

Inicie o processo de registro enviando um convite. Ivanti Neurons for MDM oferece as seguintes maneiras de enviar um convite aos usuários finais para que eles registrem um dispositivo:

Se os usuários finais perderem o convite, você poderá compartilhar o URL listado nele. Certifique-se de adicionar /go no final do URL.

Usuários finais que tenham uma conta do Ivanti Neurons for MDM com senha não precisam de convite para iniciar o processo de registro. Você pode enviar a URL que está listada no convite.

Instrução dos usuários finais para baixar o aplicativo (iOS e Android)

O aplicativo Go está disponível para dispositivos Android e iOS. Você pode fornecer aos usuários finais instruções sobre como baixar o aplicativo de uma app store pública e iniciar o processo de registro no aplicativo. O convite por e-mail contém as seguintes informações:

  • Um link para a página de registro
  • Um PIN avulso (se definido pelo administrador)
  • Instruções básicas para os próximos passos

Se você já definiu uma senha para a conta, pode enviá-la ao endereço de e-mail corporativo do usuário final. Se você estiver usando o LDAP para autenticação, informe ao usuário final que são necessárias credenciais de rede.

Se o usuário não concluir a instalação do perfil de MDM durante o registro, o Ivanti Neurons for MDM enviará notificações por push periódicas ao dispositivo solicitando que o usuário conclua o processo de registro.

O usuário pode usar o nome de usuário e a senha ou digitalizar o código QR para iniciar o registro do dispositivo no Go app. Os detalhes são os seguintes:

  • Nome de usuário: endereço de e-mail
  • Senha: se especificada em Configurações do Usuário e uma senha temporária estiver definida pelo administrador
  • Código QR: gere o código QR no portal de autosserviço do Ivanti Neurons for MDM. Quando você tenta ler o código QR usando a opção Escanear Código QR, um prompt aparece na tela solicitando que você conceda permissão para acessar a câmera no dispositivo. Após você conceder a permissão, a câmera escaneará o código QR e o dispositivo será registrado. Essa opção é compatível com Android 9, iOS 14 e suas respectivas versões posteriores.

Como usuário final, se você receber um e-mail de registro em seu dispositivo móvel, toque no link para iniciar o processo de registro. Se você receber o e-mail em um laptop ou desktop, insira o URL em um navegador no seu dispositivo móvel para iniciar o processo de registro.  

Se você ainda não tiver uma senha definida para sua conta de usuário do Ivanti Neurons for MDM ou suas Configurações de Usuário exigirem um PIN de registro, um PIN avulso será incluído. Após inserir o PIN, você deverá configurar a senha da conta, caso não tenha uma.

Para dispositivos Android Enterprise, quando o registro for concluído, qualquer certificado de CA instalado manualmente em um perfil de trabalho em dispositivo de propriedade da empresa ou dispositivo gerenciado de trabalho será desinstalado.

Registrando dispositivos Android novamente

O administrador pode registrar novamente um dispositivo usando as operações de desativação, apagamento ou exclusão, sem limpar manualmente a entrada ativa existente. Esse método é especialmente mais útil para novos registros em que a nova entrada e a entrada existente pertençam ao mesmo locatário. A página Dispositivos exibe o status do dispositivo no portal administrativo do Ivanti Neurons for MDM da seguinte forma:

  • Ativo - o registro do dispositivo foi bem-sucedido
  • Desativado - o dispositivo é redefinido, e o status desativado é exibido
  • Apagado - o dispositivo é redefinido, e o status apagado é exibido
  • Redefinido - o dispositivo é redefinido e fica em status ativo no servidor até o próximo registro

A página Trilhas de Auditoria lista os status de registro, reinscrição e desativação para dispositivos Android. Para mais informações, consulte Trabalhando com widgets.

Para Android 9.x e versões anteriores, uma única entrada será exibida após o novo registro. No caso do Android 10.x e versões posteriores, serão exibidas várias entradas. No entanto, apenas a entrada mais recente estará ativa; as entradas mais antigas estarão em estado desativado.