Usando o Repositório Central de Arquivos
O Repositório Central de Arquivos e o Servidor Central de Arquivos são usados para armazenar e distribuir arquivos associados a cargas. Por exemplo, arquivos .apk em Cargas de Software ou arquivos de atualização de SO podem ser armazenados no Repositório Central de Arquivos.
Quando você implanta uma carga com um arquivo associado a ela, o Servidor de Dispositivo Inteligente recebe uma lista dos arquivos de que precisa. O Servidor de Dispositivo Inteligente conecta-se ao Servidor Central de Arquivos e solicita os arquivos. O Servidor Central de Arquivos conecta-se ao Repositório de Arquivos e envia os arquivos para o Servidor de Dispositivo Inteligente. Quando o dispositivo faz check-in, ele baixa os arquivos a partir do Servidor de Dispositivo Inteligente.
Por padrão, o Avalanche situa o Repositório Central de Arquivos no mesmo computador em que o Servidor Corporativo está instalado. No entanto, você pode optar por usar uma unidade de rede ou outro local para armazenar os arquivos.
Se um dispositivo faz check-in antes que o Servidor de Dispositivo Inteligente termine de recuperar os arquivos, o servidor diz ao dispositivo para tentar novamente em alguns minutos.
Use as seções a seguir para determinar quando e onde usar o Repositório Central de Arquivos.
Devo usar o Repositório Central de Arquivos em vez de URLs de manifesto?
Quando você usa um URL de manifesto, todos os dispositivos recuperam arquivos diretamente do local listado na carga. Isso pode não ser prático se arquivos grandes forem enviados a muitos dispositivos simultaneamente ou se a conexão de rede for de baixa qualidade.
Quando você usa o Repositório Central de Arquivos, os dispositivos recuperam os arquivos do Servidor de Dispositivo Inteligente que foram configurados para acessar. Quando você tem vários servidores de dispositivo inteligente, o tráfego é dividido entre vários servidores. Usar o Repositório Central de Arquivos também pode reduzir a dependência de uma conexão de rede precária.
Onde devo manter o Repositório Central de Arquivos?
Ao se decidir onde o Repositório Central de Arquivos deverá ficar, os fatores mais importantes são a quantidade e o tamanho dos arquivos que serão armazenados. Alguns arquivos, como atualizações de SO, podem ser muito grandes. Se você tiver muitos arquivos ou eles forem muito grandes, considere usar um local separado para o Repositório Central de Arquivos. Se não tiver muitos arquivos ou eles forem pequenos, pode ser útil manter o Repositório Central de Arquivos no local padrão para facilitar o gerenciamento.
Você deve ter um certificado para o servidor em que o Repositório Central de Arquivos está. Se você instalar o Repositório Central de Arquivos no mesmo local de um servidor de dispositivo inteligente, poderá usar o mesmo certificado para ambos.
E se eu tiver atualizado a partir de uma versão anterior do Avalanche?
Atualizando ativadores de dispositivo
Após a atualização para o Avalanche 6.2+, os ativadores de dispositivo devem ser atualizados para a versão 6.2.0.273 ou posterior para funcionarem com o Repositório Central de Arquivos e receberem cargas de arquivo novas ou migradas.
1.Crie uma carga de software para o novo ativador de dispositivo do Avalanche usando um URL de manifesto.
2.Adicione a carga a um perfil e implante-o nos dispositivos.
Os dispositivos conectam-se ao Avalanche usando o novo ativador e podem receber arquivos do Repositório Central de Arquivos.
Para usar o Repositório Central de Arquivos em uma carga pré-6.2:
Nas versões anteriores do Avalanche, os arquivos eram armazenados no banco de dados. O processo de atualização não move esses arquivos para fora do banco de dados, e eles precisam ser copiados manualmente após atualização para o Avalanche 6.2+. Após os arquivos serem movidos para o Repositório Central de Arquivos, as cargas podem ser editadas para usar os arquivos hospedados.
1.Mova os arquivos de carga para o Repositório Central de Arquivos.
2.Edite a carga clicando no nome dela no painel Cargas Disponíveis e selecione o arquivo desejado no Repositório Central de Arquivos.
3.Salve a carga.
Use as seções a seguir para configurar o Repositório Central de Arquivos e gerenciar os arquivos nele.
Importando um certificado para o Repositório Central de Arquivos
Você deve ter um certificado para o servidor em que o Repositório Central de Arquivos está. Se você instalar o Repositório Central de Arquivos no mesmo local de um servidor de dispositivo inteligente, poderá usar o mesmo certificado para ambos. Para informações sobre como obter um certificado, consulte Obtendo Certificados SSL.
Para importar um certificado
1.No console do Avalanche, navegue até Ferramentas > Repositório Central de Arquivos > Configurações.
2.Na seção Certificado HTTPS do Servidor de Arquivos Central, clique em Procurar arquivo de certificado.
3.Localize o arquivo .pfx do certificado e clique em Abrir.
4.Insira a senha associada ao certificado na caixa de texto Senha do Repositório de Certificados.
5.Na seção URL do Servidor Central de Arquivos, insira o endereço público do seu servidor. A porta padrão para o Repositório Central de Arquivos é 9000.
6.Clique em Salvar.
7.Execute uma implantação.
Configurando o Repositório Central de Arquivos
Todos os usuários com privilégios de administrador podem editar as configurações do Repositório Central de Arquivos, independentemente de suas localizações iniciais.
A porta padrão para o Repositório Central de Arquivos é TCP 9000, mas o número da porta pode ser configurado durante a instalação.
Para editar as configurações do Repositório Central de Arquivos:
1.Navegue até Ferramentas > Repositório Central de Arquivos > Configurações.
2.Defina as configurações do Repositório Central de Arquivos.
3.Clique em Salvar.
4.Implante as alterações em todos os servidores de dispositivo inteligente.
O Repositório Central de Arquivos possui as seguintes opções de configuração:
Caminho UNC do Repositório de Arquivos
|
O caminho de rede para o local onde você deseja o Repositório Central de Arquivos. Este caminho deve ser dedicado ao Repositório de Arquivos. Por padrão, esse campo é preenchido com um caminho local para o Servidor Corporativo. Se você alterar esse caminho depois de começar a armazenar arquivos, tudo nessa pasta será copiado para o novo local.
|
Nome de usuário do mapeamento
|
Um nome de usuário associado a uma conta que tenha permissão de acessar o local da rede. Essa conta é usada para recuperar arquivos do Repositório de Arquivos. A conta deve ter permissões de gravação, e não permissões somente leitura.
|
Senha do mapeamento
|
Uma senha associada a uma conta que tenha permissão de acessar o local da rede.
|
Repositório de certificados (PFX/P12)
|
Um certificado associado ao endereço público do local do Repositório Central de Arquivos. Se você tem o Repositório Central de Arquivos localizado no mesmo endereço de um servidor de dispositivo inteligente, pode usar o mesmo certificado para ambos.
|
Senha do repositório de certificados
|
A senha associada ao certificado.
|
Endereço público do servidor
|
O endereço e a porta do Repositório Central de Arquivos.
|
Gerenciando arquivos no Repositório de Arquivos
Adicione arquivos ao Repositório Central de Arquivos pelo Console do Avalanche. Você deve ter permissões de administrador no Avalanche para gerenciar arquivos no Repositório Central de Arquivos através do Console do Avalanche. Os arquivos também podem ser adicionados diretamente, com uso do seu navegador de arquivos preferido e das credenciais adequadas, mas você precisará sair do console e logar-se novamente nele para atualizar a árvore de arquivos.
Para gerenciar arquivos no Repositório Central de Arquivos como Console do Avalanche
1.Clique em Ferramentas > Repositório Central de Arquivos.
2.Use os botões na parte superior da página para criar diretórios, renomear arquivos, excluir arquivos, exportar arquivos e atualizar o Repositório Central de Arquivos.
As alterações são salvas automaticamente à medida em que são realizadas.
Ao substituir, excluir ou renomear arquivos no Repositório Central de Arquivos, não se esqueça de atualizar as cargas que usam esses arquivos. As cargas associadas não são atualizadas automaticamente.