Dispositivos
Após você ter importado informações para a Ivanti Neurons Platform ou implantado o agente Ivanti Neurons, os registros de dispositivo aparecerão na página Dispositivos. Acesse essa página selecionando Dispositivos no painel de navegação esquerdo.
Use o campo de pesquisa para buscar o texto correspondente na lista de dispositivos.
Como alternativa, use a pesquisa global no topo de cada página para buscar usuários ou dispositivos, a partir de qualquer lugar na Neurons Platform.
Para excluir um dispositivo da Plataforma Neurons, marque a caixa ao lado do dispositivo e selecione Excluir na parte superior da página. Isso remove o registro desse dispositivo da Neurons Platform. Se o registro foi importado de outra fonte via conector e ainda existir na origem, poderá ser reimportado na próxima vez que o conector for executado.
Use os recursos aprimorados de filtragem e agrupamento para localizar e organizar os dispositivos que estiver gerenciando.
Os filtros ajudam você a encontrar os dispositivos que deseja gerenciar. Aplicar um filtro com uma ou mais propriedades limita a lista de dispositivos àqueles que correspondem ao filtro.
Eis um filtro que mostra apenas os dispositivos que têm o agente de nuvem e executam uma versão do Windows 10:
Para criar um filtro de exibição de dispositivos:
- Ao lado do campo de pesquisa na parte superior da exibição de dispositivos, selecione o botão de filtro .
- Selecione o operador booleano a ser usado no filtro: E, Ou, Não E ou Não Ou. O operador selecionado será aplicado a todas as propriedades do filtro.
- Selecione o sinal de adição ao lado do operador booleano para adicionar uma propriedade de filtro.
- No menu suspenso Selecione uma propriedade de filtro, selecione a propriedade que deseja filtrar, o tipo de filtro (como Igual a ou Não contém) e o valor a ser filtrado.
- Repita as etapas 3-4 se desejar que propriedades adicionais façam parte do filtro.
- Para aplicar o filtro, pressione Enter na última propriedade de filtro ou clique em qualquer outro lugar da página. O botão de filtro fica com um ponto vermelho quando há um filtro ativo.
Após aplicar o filtro, se você marcar a caixa de seleção à esquerda da coluna Nome de exibição (para selecionar todos os dispositivos), a indicação visual de selecionar todos os dispositivos na lista nem sempre ocorrerá. No entanto, todos os dispositivos estão de fato selecionados (conforme indicado no canto superior direito da página por "[Número] Dispositivos selecionados"). Todas as ações como Exportar e Excluir funcionarão nos dispositivos selecionados.
A filtragem avançada pode ajudar você a visualizar os dados importados de maneira proveitosa e estruturada. Aqui estão alguns casos de uso em que a filtragem avançada é útil:
Você tem diferentes modelos de laptop, cada um exigindo um fluxo de trabalho de recuperação específico com base no tipo de modelo do dispositivo. Para visualizar cada dos modelos, você precisa criar um grupo de dispositivos com base no ID do modelo do dispositivo. Seu filtro pode ficar assim:
Sua versão da Plataforma Neurons está integrada ao Ivanti Neurons for ITSM, e o conector ITSM está configurado para importar dados diariamente. Você usa o Microsoft Teams para interagir com usuários finais por meio do Ivanti Neurons for Healing. Você deseja enviar uma mensagem do Teams aos usuários finais quando o dispositivo deles estiver associado a um incidente no estado "Aguardando cliente". Seu filtro pode ficar assim:
Você deseja criar um grupo de dispositivos com base na pontuação DEX do dispositivo, especificamente para visualizar o registro de Gerenciamento de Serviços dele e corrigi-lo proativamente, se necessário. (Quando um dispositivo tem uma pontuação DEX geral razoável, ele também pode ter uma pontuação baixa de Gerenciamento de Serviços devido a muitos incidentes anexados.) Você usa o Microsoft Teams para interagir com usuários finais por meio do Ivanti Neurons for Healing e deseja avisá-los de que a recuperação ocorreu, bem como enviar-lhes posteriormente uma pesquisa de opinião. Seu filtro pode ficar assim:
Use o recurso de grupos para criar grupos de dispositivos. Os grupos ajudam você a organizar os dispositivos que gerencia regularmente. Alterne rapidamente entre os grupos com o botão Grupos, no canto superior esquerdo da página.
Os grupos podem ser estáticos ou dinâmicos.
Grupos estáticos funcionam bem quando você sabe quais dispositivos deseja no grupo e a lista de dispositivos não muda com frequência.
Grupos dinâmicos funcionam bem quando você deseja mostrar apenas dispositivos que atendam aos filtros. A participação em um grupo dinâmico é recalculada cada vez que você visualiza o grupo. Grupos dinâmicos podem ser criados a partir de filtros de coluna ou resultados de pesquisa.
Para criar um grupo estático
- Selecione o botão Grupos e selecione Novo grupo.
- Digite o Nome do grupo.
- Em tipo do grupo, selecione Estático.
- Selecione Adicionar dispositivos.
- Marque a caixa de seleção ao lado de cada dispositivo que deseja incluir no grupo estático. Use os resultados da pesquisa para ajudar a encontrar dispositivos. Selecione o botão Adicionar dispositivos na parte superior para adicionar dispositivos à lista conforme necessário.
- Quando terminar de adicionar dispositivos, selecione OK.
- Em visibilidade, selecione Privado se quiser um grupo que só você pode ver. Selecione Público se quiser que todos vejam o grupo.
- No topo da página, selecione Salvar e fechar. Pode levar 30 segundos ou mais para que o grupo fique disponível para uso.
Para criar um grupo dinâmico
- Na exibição de dispositivos, selecione o botão Filtrar e crie um filtro que inclua o dispositivo desejado.
- Se os resultados parecerem bons, selecione Novo grupo dinâmico.
- Digite o Nome do grupo.
- No tipo do grupo, confirme se Dinâmico está selecionado.
- Em visibilidade, selecione Privado se quiser um grupo que só você pode ver. Selecione Público se quiser que todos vejam o grupo.
- No topo da página, selecione Salvar e fechar. Pode levar 30 segundos ou mais para que o grupo fique disponível para uso.
Você pode criar um grupo estático com base nos dados do arquivo .CSV importado. Isso pode ser útil se você tiver dados de inventário de dispositivos oriundos de outra fonte e quiser gerenciar esses dispositivos a partir de um grupo do Ivanti Neurons. O arquivo .CSV importado tem estas restrições:
- Sem colunas ou cabeçalhos
- Dados para um único atributo de inventário (tal como Dispositivo > Nome de exibição ou Dispositivo > Nome completo)
- 500 itens ou menos
- Os itens são separados por vírgulas ou retornos
Somente dispositivos com dados de atributo de inventário correspondentes aos do Ivanti Neurons aparecerão no grupo. Se o resultado da importação estiver vazio ou sem os dispositivos esperados, refine os dados importados ou verifique o atributo de inventário selecionado para fazer a correspondência.
Para criar um grupo estático a partir de um arquivo .CSV
- Selecione o botão Grupos e selecione Novo grupo.
- Digite o Nome do grupo.
- Em tipo do grupo, selecione Estático.
- Selecione Importar do arquivo.
- Selecione o atributo de inventário com o qual os dados importados serão comparados.
- Selecione Escolher arquivo e procure o arquivo .CSV que contém os dados do atributo.
- Selecione Abrir. Dispositivos com dados de atributo correspondentes preencherão o grupo.
- Em visibilidade, selecione Privado se quiser um grupo que só você pode ver. Selecione Público se quiser que todos vejam o grupo.
- No topo da página, selecione Salvar e fechar. Pode levar 30 segundos ou mais para que o grupo fique disponível para uso.
Os Smart Advisors do Ivanti Neurons oferecem detalhes adicionais sobre os dispositivos. Os Smart Advisors fornecem relatórios para reconciliação, estabilidade e gerenciamento de inventário de dispositivos (ou seja, recriação de imagem ou substituição). Para mais informações, consulte Assessores Inteligentes.
Sobre as colunas na página Dispositivos
Cada coluna representa um atributo de dispositivo importado. Dependendo dos conectores que você configurou para uso com a Plataforma Neurons, você pode importar milhares de atributos diferentes e optar por exibir qualquer um deles em uma coluna nessa página. A lista suspensa a seguir mostra as colunas padrão nessa página e os atributos associados a elas.
Coluna: Nome de exibição; atributo: DisplayName
Coluna: Agente Neurons instalado; atributo: Ivanti.AgentFramework.AgentId
Coluna: EPM gerenciado; atributo: LandeskManagement.CommonBaseAgent8.Installed
Coluna: Nome do conector; atributo: DiscoveryMetadata.Connectors.ConnectorName
Coluna: Tipo de conector; atributo: DiscoveryMetadata.Connectors.Provider
Coluna: Pontuação Dex; atributo: Dexi.Score
Coluna: Fabricante; atributo: System.ManufacturerName
Coluna: Modelo; atributo: System.Model
Coluna: Endereço IP; atributo: Network.TCPIP.Address
Coluna: Sistema operacional; atributo: OS.Name
Coluna: Nome de login; atributo: LoginName
Coluna: Data da última análise de hardware; atributo: LastHardwareScanDate
Coluna: Data da última análise de descoberta; atributo: LastDiscoveryScanDate
Coluna: Tipo; atributo: Type
Para alterar as colunas predefinidas, use o botão Seletor de Colunas na borda direita do cabeçalho da coluna. Você pode adicionar e excluir colunas e reorganizar a ordem delas. Use as listas suspensas para selecionar quais atributos ficarão visíveis.
Os atributos do dispositivo vêm dos conectores que você está usando. Para restringir os atributos que podem ser úteis na página Dispositivos, você precisa saber quais atributos foram importados e quais dados estão contidos neles:
- Para obter a lista dos atributos de dispositivo importados por cada conector, consulte Mapeamento de dados do conector e baixe o arquivo Dispositivos em CSV.
- Na parte inferior do tópico de cada conector há um arquivo CSV para download que lista os atributos importados apenas por esse conector.
- Na página Dispositivos, você pode selecionar um dispositivo e abrir sua guia Detalhes para ver todos os atributos importados desse dispositivo.
Como o Neurons reconcilia registros de dispositivos importados
Ao importar dados de dispositivos de uma ou mais fontes de dados, o Neurons reconcilia os registros recebidos usando o seguinte processo:
- O Neurons pesquisa registros existentes usando atributos predefinidos como DeviceID, HardwareID e System.SerialNumber. Se um registro recebido coincidir com algum desses atributos, os registros serão mesclados.
- O Neurons então pesquisa registros existentes usando combinações de atributos predefinidos, como Network.TCPIP.HostName, Network.TCPIP.Address e Network.NICAddress. Se um registro recebido corresponder a qualquer combinação desses atributos, ocorrerá a reconciliação.
- Em seguida, o Neurons procura alterações no endereço IP. Se um registro recebido corresponder a outros atributos de um registro existente e apenas o endereço IP for diferente, os registros serão mesclados, mas somente se o JobID for diferente ou não existir. Se o JobID for o mesmo, o Neurons suporá três coisas: que ambos os registros fazem parte da mesma "execução" do conector, são provavelmente registros diferentes e não devem ser mesclados.
- Por fim, se o Neurons não conseguir encontrar nenhum registro existente para reconciliar com o registro recebido, os dados serão criados como um novo registro.
Há duas questões a serem observadas:
- Endereços MAC: dependendo do ambiente, vários dispositivos podem ter o mesmo endereço MAC (ou seja, um endereço MAC local atribuído pelo software ou por um administrador de rede) em um dos adaptadores vinculados. O Neurons toma medidas para evitar problemas de reconciliação com esse atributo específico.
- Máquinas virtuais: diferentes VMs pertencentes ao mesmo host podem ter o mesmo valor para alguns atributos de dispositivo, como System.SerialNumber ou HardwareID. Nesse caso, o Neurons remove esses atributos da matriz de identidades para evitar problemas de reconciliação. Por exemplo, se o registro tiver Model = 'Virtual Machine', o Neurons removerá System.SerialNumber da matriz de identidades. Outros atributos também podem ser removidos, com base em condições diferentes.