Controle remoto da Ivanti Neurons Platform
O controle remoto da Ivanti Neurons Platform permite que analistas de TI com a permissão Ações Globais > Controle Remoto controlem remotamente pontos de extremidade para solucionar problemas ou ajudar a treinar usuários.
O controle remoto da Neurons Platform é executado no navegador e não requer que você instale uma infraestrutura de rede adicional, como o Ivanti Endpoint Manager ou o Ivanti Cloud Services Appliance. Tanto o analista quanto o ponto de extremidade precisam de acesso à Internet. Todas as comunicações de controle remoto passam por servidores seguros na nuvem que usam WebSockets criptografados por TLS, mesmo se o ponto de extremidade que você está controlando remotamente estiver na mesma rede que você.
O controle remoto não suporta proxies HTTP.
O controle remoto da Neurons Platform funciona com as versões atuais destes navegadores:
- Chrome
- Firefox
- Edge (a versão baseada no Chromium)
Instalando agentes
Para usar o controle remoto da Neurons Platform, você deve ter um locatário da Neurons Platform com o controle remoto habilitado. Estes são os sistemas operacionais suportados para pontos de extremidade:
- Windows 10, 11 (64 bits e 32 bits)
- macOS 10.13 e mais recente
O controle remoto da Neurons Platform requer a instalação de um agente Ivanti Neurons atualizado, com suporte a controle remoto. Para fazer isso, a política atribuída ao agente deve ter a capacidade Controle Remoto habilitada.
Para baixar o agente Ivanti Neurons com suporte a controle remoto
- Clique em Agentes > Implantação do agente.
A página Implantação do agente é exibida. - No bloco Implantar agente via instalação manual, clique em Iniciar.
A página Instalar manualmente um agente é exibida. - Escolha uma política de agente que tenha a capacidade Controle Remoto habilitada. Para obter mais informações sobre a instalação e as políticas do agente, consulte Implantação do agente e Políticas do agente.
Depois de instalar a inicialização do agente Ivanti Neurons, pode demorar mais alguns minutos para que os componentes do agente sejam baixados em segundo plano. Feito isso, o controle remoto deve ficar disponível como uma ação para aquele ponto de extremidade.
Iniciando uma sessão de controle remoto
Os usuários logados na Neurons Platform com permissão de controle remoto podem controlar remotamente qualquer ponto de extremidade. Se houver um usuário logado no ponto de extremidade, será perguntado a ele se deseja permitir a sessão de controle remoto. O usuário tem 30 segundos para permitir ou negar a solicitação. Após o tempo limite, a sessão será cancelada.
Se não houver um usuário logado, os analistas verão a tela de login e precisarão entrar por meio dela.
Analista:
Ponto de extremidade Windows:
O controle remoto permite controle de vídeo, teclado e mouse. Não há suporte para áudio.
Para iniciar uma sessão de controle remoto
- Na exibição Dispositivos, encontre o dispositivo que deseja controlar remotamente e clique nele.
- Em Detalhes do Dispositivo no painel Ações, clique em Controle Remoto.
Uma página do visualizador do controle remoto (RCViewer) será carregada em uma nova guia. A conexão pode demorar até 30 segundos ou mais para ser estabelecida, a depender da rapidez com que o terminal carregar dinamicamente os componentes do agente de controle remoto. Caso não veja a nova guia, verifique se ela não foi bloqueada por um bloqueador de pop-ups.
Durante o controle remoto, o ponto de extremidade fica com uma borda verde ao redor da tela. Além disso, uma notificação de controle remoto é exibida no canto inferior direito enquanto a sessão está ativa. Mova a notificação se ela estiver no caminho.
Notificação visual em ponto de extremidade Windows para uma sessão de controle remoto ativa:
Dicas de controle remoto:
- Use os botões Ctrl+Alt+Del e Tecla Windows na barra de ferramentas para enviar tais pressionamentos de tecla ao ponto de extremidade.
- Use o botão Resolução na barra de ferramentas para alternar entre a resolução ajustada para caber e a resolução nativa 1:1. A resolução nativa pode ser maior do que a janela do navegador, e você terá que usar as barras de rolagem para visualizar as partes da área de trabalho que não couberem na janela do visualizador.
- Use o botão Tela inteira na barra de ferramentas para alternar entre as visualizações em janela e tela inteira.
- Use o botão Fechar na barra de ferramentas para encerrar a sessão. Os analistas terão então a chance de avaliar a qualidade da sessão e enviar comentários para Ivanti.
Chat
O chat permite iniciar uma sessão de bate-papo por texto com o destino. Selecione o botão Chat da barra de ferramentas para iniciar o bate-papo. Depois que o chat for iniciado pelo visualizador, mensagens com carimbo de data e hora poderão ser enviadas tanto pelo destino quanto pelo visualizador.
O ícone da área de transferência na parte inferior do painel de bate-papo copia o texto e os carimbos de data e hora do bate-papo para a área de transferência para que o visualizador possa armazenar um registro do bate-papo. Além disso, quando tiver havido uma sessão de bate-papo e o visualizador encerrar a sessão de controle remoto com o botão Fechar da barra de ferramentas, aparecerá um prompt perguntando se o visualizador deseja salvar a sessão de bate-papo na área de transferência.
Transferindo arquivos
A transferência de arquivos permite que você baixe arquivos do destino ou carregue arquivos para o destino. Depois de conectado, você pode clicar no botão de transferência de arquivos para abrir a página de transferência de arquivos. Você verá uma lista com as letras de unidade disponíveis no destino. Clicar duas vezes na letra de uma unidade iniciará a navegação no sistema de arquivos remoto dessa unidade.
Depois de navegar até um local, você pode baixar um arquivo ou pasta de lá ou carregar um arquivo para lá. Se você selecionar uma pasta para baixar, o aplicativo RCViewer irá compactar essa pasta e o conteúdo dela antes de iniciar o download do arquivo zip resultante.
Para transferir arquivos para um destino
- Clique no botão Transferência de arquivo .
- Comece a navegar no sistema de arquivos do destino clicando duas vezes na letra de uma unidade na lista.
- Navegue até a pasta desejada no destino (clique duas vezes nas pastas na lista para abri-las).
- Clique no botão Carregar e navegue no seu sistema de arquivos local para selecionar o arquivo a ser enviado.
- Clique em Abrir. O arquivo será transferido e exibido no navegador de arquivos do destino.
Para transferir arquivos a partir de um destino
- Na página do visualizador do controle remoto, clique no botão Transferência de arquivo .
- Comece a navegar no sistema de arquivos do destino clicando duas vezes na letra de uma unidade na lista.
- Navegue até o arquivo que deseja baixar (clique duas vezes nas pastas na lista para abri-las).
- Clique no botão Baixar e navegue no seu sistema de arquivos local para selecionar a pasta de destino.
- Clique em Salvar para baixar o arquivo.
Executando arquivos remotamente
Você pode executar programas remotamente no destino. Se você executar um comando que rode em um prompt ou no PowerShell, o aplicativo RCViewer capturará a saída desse comando para que você possa visualizá-la mais tarde. Se você executar um comando que abre um aplicativo do Windows, esse aplicativo será iniciado e nenhuma saída será capturada.
Quando você executa um arquivo, o aplicativo RCViewer mostra o status da execução. Se a execução tiver capturado um resultado, clique em Mostrar para vê-lo. O histórico dos status de execução será limpo quando a sessão for fechada.
Você pode executar aplicativos no destino como um destes usuários: Sistema Local, Sistema Local com IGU ou como o Usuário Logado.
Ao especificar o programa a Executar, você pode digitá-lo diretamente ou clicar na guia Sistema de Arquivos Remoto e procurá-lo. Se você não incluir o caminho do programa, o programa deverá estar no caminho do Windows de destino para que a execução seja bem-sucedida.
Para executar um arquivo remotamente
- Na página do visualizador de controle remoto, clique no botão de execução remota .
- Se o programa a ser executado estiver no caminho do Windows, digite o comando para iniciá-lo no campo Executar.
- Se o programa a ser executado não estiver no caminho do Windows, clique na guia Sistema de Arquivos Remoto. Navegue até a pasta do programa no destino (clique duas vezes nas pastas na lista para abri-las) e clique duas vezes no programa que deseja executar.
- Selecione o usuário desejado em Executar como.
- Clique no botão Ir.
- Visualize o status da execução no histórico de comandos. Se a execução tiver capturado um resultado, clique em Mostrar para vê-lo.