Sincronizando aplicativos de terceiros com Configuration Manager e Intune
Patch for Configuration Manager pode implantar vários aplicativos gratuitos de terceiros em seus pontos de extremidade, incluindo:
- 7-Zip
- Adobe Acrobat Reader
- Firefox
- Cliente Zoom
- E mais. . .
Você faz isso selecionando os aplicativos desejados no catálogo de aplicativos e, em seguida, criando uma tarefa agendada que os importará para o Configuration Manager e/ou o Microsoft Intune. Seus processos normais do Configuration Manager ou do Intune são então usados para implantar os aplicativos. Em cada execução subsequente da tarefa agendada, ela verificará se aplicativos adicionais foram selecionados para serem importados e se há atualizações para aplicativos existentes que tenham sido implantados anteriormente.
Você não pode fazer adições nem editar o catálogo de aplicativos fornecido por Ivanti. Se quiser adicionar ou editar aplicativos, faça o seguinte:
- No Configuration Manager, use o espaço de trabalho Gerenciamento de Aplicativos > Aplicativo
- No Intune, vá para https://endpoint.microsoft.com e use a seção Aplicativos
Configurações
Uma pasta de origem de aplicativos deve ser definida na guia Gerenciamento de Aplicativos antes que você possa acessar o diálogo Sincronizar Aplicativos.
URL
É necessário acessar este URL para baixar o catálogo de aplicativos:
https://application.ivanti.com
Para obter a lista completa de URLs exigidos pelo Patch for Configuration Manager, consulte a Comunidade Ivanti (abre em uma nova janela).
Configuration Manager
Se você está usando um Configuration Manager anterior à versão 1906, são necessárias as seguintes funções de sistema do site:
- Site do catálogo de aplicativos
- Serviço web do catálogo de aplicativos
Para obter detalhes adicionais, consulte o site de documentação da Microsoft (abre em uma nova janela)
Microsoft Intune
Você deve definir as configurações de conexão do Intune antes de tentar publicar aplicativos de terceiros nele. Para obter detalhes completos, consulte Guia de Gerenciamento de Aplicativos.
- No espaço de trabalho Biblioteca de Software do Configuration Manager, expanda a pasta Atualizações de Software > Ivanti Patch e clique em Agendador de Automação.
É exibido um calendário que contém as tarefas agendadas para todos os consoles que estão usando o mesmo banco de dados. Você pode: - Editar uma tarefa agendada clicando duas vezes nela ou selecionando-a e clicando em Editar
- Visualizar o histórico de uma tarefa selecionando-a e clicando em Histórico
- Excluir uma tarefa selecionando-a e clicando em Excluir
- Na página Início, clique em Sincronizar Aplicativos.
O diálogo Sincronizar Aplicativos é exibido. - Especifique um nome que identifique exclusivamente o propósito da tarefa.
Esse nome será exibido no calendário do Agendador de Automação. - Clique em Selecionar aplicativos.
- No diálogo Selecionar Aplicativos, selecione os aplicativos desejados.
- Clique em Salvar.
- (Condicional) Se algum dos aplicativos selecionados não puder ser baixado automaticamente, sendo necessário adquiri-lo do fornecedor, clique em Sideload de aplicativos.
Se um aplicativo não puder ser baixado automaticamente, será exibido Não na coluna Download Automático no diálogo Selecionar Aplicativos. Isso poderá ocorrer se você estiver executando no modo offline. - Use as informações na coluna Download para localizar e baixar cada arquivo de instalação do aplicativo.
- Salve cada arquivo em uma pasta na máquina do console.
A melhor opção é criar uma nova pasta para ser usada exclusivamente nas atualizações por sideload. - Insira os arquivos de instalação associados na caixa de diálogo.
Isso pode ser feito de duas maneiras: - Clique em Procurar e selecione os arquivos de atualização associados que você baixou manualmente antes.
- Arraste os arquivos de atualização do Explorador de Arquivos para a caixa de diálogo.
- A pasta GUID correta é criada para cada arquivo de instalação de aplicativo.
- O arquivo de instalação corretamente nomeado é colocado dentro de cada pasta GUID.
- Os arquivos de instalação são verificados comparando-se a síntese do arquivo com a síntese esperada de cada aplicativo.
- Toda a estrutura de pastas de cada aplicativo é copiada para a pasta de origem de aplicativos.
- Especifique para qual plataforma os aplicativos serão importados.
- Usar MECM: especifica que os aplicativos serão importados para o Microsoft Endpoint Configuration Manager. Uma vez lá, o instalador do aplicativo de terceiro será baixado para um ou mais pontos de distribuição e enviado aos pontos de extremidade por meio da infraestrutura regular do Configuration Manager.
- Usar Intune: especifica que os aplicativos serão importados para o Microsoft Intune.
- Especifique o que fazer quando novas versões dos aplicativos selecionados forem disponibilizadas pelo fornecedor.
Você tem duas opções: - Atualizar automaticamente o conteúdo do aplicativo: o aplicativo será atualizado automaticamente no local por uma tarefa em segundo plano. A nova versão do aplicativo ficará disponível aos usuários quando a tarefa estiver concluída.
- Criar um novo aplicativo: um novo aplicativo será criado quando houver conteúdo novo disponível. Você precisará implantar manualmente o novo aplicativo. Se quiser excluir versões anteriores de um aplicativo, você pode fazer isso no espaço de trabalho Gerenciamento de Aplicativos > Aplicativos, dentro do Configuration Manager.
- (Condicional) Se estiver importando para o Intune, especifique se deseja atribuir os aplicativos a usuários ou grupos existentes durante o processo de implantação do Intune.
- Não atribuir: os aplicativos importados não serão atribuídos a um usuário ou grupo.
- Disponível: os aplicativos terão que ser instalados manualmente pelo usuário no aplicativo Company Portal. Isso é equivalente à propriedade Disponível para dispositivos inscritos no Intune.
- Obrigatório: os aplicativos serão instalados automaticamente, sem intervenção do usuário. Isso é equivalente à propriedade Obrigatório no Intune.
- Especifique quando a tarefa deve ser executada e por quem.
- Agendar: especifique o dia e a hora em que a tarefa deve ser executada.
- Usuário logado: se habilitado, especifica que você usará as credenciais do usuário atualmente logado para adicionar a tarefa ao Microsoft Scheduler. A caixa Usuário é preenchida automaticamente, você só precisa digitar a senha da conta.
- Usuário diferente: se habilitado, especifica que você deseja usar uma conta de usuário diferente ao adicionar a tarefa ao Microsoft Scheduler. Por exemplo, você pode especificar uma conta de serviço cuja senha não expira.
- Deve ter direitos de Fazer logon como um trabalho em lotes
- Ser um membro do grupo de Administradores do WSUS no servidor WSUS
- Ser um membro do grupo de administradores locais no servidor WSUS se o servidor WSUS é remoto
- Autenticação de proxy é necessária – usar essas credenciais: se habilitado, indica que as credenciais do servidor proxy são necessárias ao usar a conta de usuário. Se você, em seguida, escolher Igual ao anterior, as credenciais da conta do usuário serão usadas como as credenciais de proxy. Se você escolher Credenciais abaixo, você pode fornecer um conjunto separado de credenciais de proxy.
- Nome de usuário: Digite o nome de usuário para uma conta no servidor proxy. Pode ser necessário especificar um domínio como parte do seu nome de usuário (por exemplo: mydomain\my.name).
- Senha: Digite a senha para a conta do servidor proxy.
- Clique em Adicionar tarefa.
Isso agendará a tarefa, e ela poderá ser visualizada no calendário do Agendador de Automação. - Verifique se os aplicativos de terceiros foram adicionados com sucesso às plataformas designadas.
Dica: você também pode gerenciar as tarefas agendadas usando o Agendador de Tarefas Microsoft.
Para publicar um aplicativo que não pode ser baixado automaticamente, ele deve primeiro ser transferido por sideload. Fazer sideload significa que o arquivo de instalação é baixado manualmente, seu conteúdo é verificado e, em seguida, o arquivo é salvo no diretório apropriado dentro da pasta de origem de aplicativos. O processo exato é o seguinte:
Os arquivos adicionados a essa caixa de diálogo serão processados e preparados para publicação. Especificamente:
Quando o processo estiver concluído, o status de cada atualização mudará para Copiado com sucesso.
Nesse ponto, os aplicativos estão prontos para serem publicados a partir da pata de origem de aplicativos por meio do processo normal de publicação.
Você deve definir as configurações de conexão do Intune antes de tentar publicar aplicativos de terceiros nele. Para obter detalhes completos, consulte Guia de Gerenciamento de Aplicativos.
Ao atribuir os aplicativos a um grupo, os aplicativos poderão ser disponibilizados automaticamente aos pontos de extremidade sem a execução de ações adicionais no portal do Intune.
A conta deve:
Ao especificar um usuário diferente, você deve indicar se as credenciais são necessárias para autenticar para um servidor proxy.
A primeira vez que a tarefa for executada, ela importará os aplicativos de terceiros para a(s) plataforma(s) especificada(s). Você pode monitorar o processo de importação atualizando a exibição de histórico da tarefa.
Cada vez subsequente que a tarefa for executada, ela verificará se há novos aplicativos para importar e, também, se versões mais recentes de aplicativos anteriormente implantados estão disponíveis e exigem atualização.
Microsoft Endpoint Configuration Manager
Verifique se os aplicativos de terceiros foram adicionados ao espaço de trabalho Gerenciamento de Aplicativos > Aplicativos.
Neste ponto, você pode executar a funcionalidade normal do Configuration Manager nos aplicativos. Por exemplo, usando a infraestrutura existente do Configuration Manager, você pode visualizar as propriedades dos aplicativos e realizar edições antes de implantar manualmente os aplicativos nos pontos de extremidade.
Microsoft Intune
Verifique se os aplicativos de terceiros foram adicionados ao espaço de trabalho Aplicativos | Todos os aplicativos no seu console do Microsoft Endpoint Manager.
Neste ponto, você pode executar a funcionalidade normal do Intune nos aplicativos. Por exemplo, você pode visualizar as propriedades dos aplicativos e realizar edições usando a infraestrutura existente do Intune.