Sincronizando Servidores de Distribuição

Quando você sincroniza um servidor de distribuição, significa que está atualizando o servidor com os patches, mecanismos ou arquivos de definição de dados mais recentes contidos no console. Para sincronizar seus servidores de distribuição, selecione Ferramentas > Opções e clique na guia Servidores de Distribuição.

Você pode sincronizar automaticamente os servidores de distribuição periodicamente. Você também pode sincronizar manualmente os servidores de distribuição diretamente. Esta seção irá abranger ambas as opções.

Certifique-se o console contém os arquivos necessários antes de tentar sincronizar todos os seus servidores de distribuição. Para saber como baixar patches no diretório de download de patches, consulte Baixar Patches. Para fazer o download dos últimos mecanismos para o console, selecione Ajuda > Atualizar os arquivos.

Outra opção para sincronizar automaticamente os seus servidores de distribuição é usar a replicação de Sistema de Arquivos Distribuídos (DFS). A Replicação DFS está disponível começando com o Windows Server 2003 R2 e requer o uso do Active Directory.

Criando um Relatório de Status

Se você deseja criar um relatório que mostra quais os patches contidos no diretório de download estão ausentes ou estão desatualizados nos servidores de distribuição, selecione o(s) servidor(es) de distribuição desejado(s) e, em seguida, clique em Relatório de Status do Arquivo. O relatório irá listar quais patches baixados não estão contidos nos servidores de distribuição selecionados ou estão desatualizados. O relatório não informa se mecanismos e arquivos de dados estão ausentes ou desatualizados.

Sincronizando Automaticamente os Servidores de Distribuição

Para configurar o programa para sincronizar automaticamente os mecanismos, definições e/ou patches com um servidor de distribuição:

  1. Na caixa Adicionar sincronização agendada no painel superior, selecione o componente que você deseja sincronizar.
    Os componentes que você pode escolher para sincronizar são:
    • Mecanismos/definições principais: as versões mais recentes de componentes do mecanismo e todos os arquivos de definição de dados serão copiados para o servidor de distribuição. Se você tiver mais de um console compartilhando um banco de dados, apenas um console pode sincronizar os motores de núcleo/definições para um determinado servidor de distribuição.
    • Downloads do patch: Todas os patches contidos no diretório de download de patch do console serão copiados para o servidor de distribuição.
    • Todos os motores, definições e download de patches: Todos os componentes relevantes são sincronizados.
  2. No painel superior, selecione qual o servidor de distribuição que deseja sincronizar com o console.
  3. Se o botão Adicionar sincronização agendada ficar indisponível após você selecionar um servidor de distribuição específico, isso provavelmente significa que o servidor está sendo usado como fonte de download de patches e níveis de produto.

  4. Clique em Adicionar sincronização agendada:
    O diálogo Sincronização Agendada é exibido.
  5. Especificar quando você deseja que a sincronização ocorra.
    A caixa Adicionar atraso (dias) (disponível se você sincronizar mensalmente) permite atrasar a sincronização em até 31 dias. Por exemplo, você pode usar esta opção para agendar uma sincronização mensal que seja executada sempre quatro dias depois da Patch Tuesday. Você faz isso especificando A Segunda Terça e depois usando a opção Postergar (dias) para adiar a operação em quatro dias.
  6. Clique em Salvar.

A nova entrada de sincronização agendada é exibida no painel Sincronização automática agendada. No horário agendado, os arquivos apropriados serão copiados para o seu servidor de distribuição. Se o tempo de sincronização acontece de coincidir com um download de novos arquivos para o console, o processo de sincronização é enfileirado e é executado quando o download for concluído.

O painel Sincronização automática agendada irá mostrar as sincronizações agendadas para todos os consoles que compartilham o banco de dados. Se você selecionar um agendamento criado por outro console, poderá excluí-lo, mas não editá-lo ou executá-lo imediatamente. Isso permite mover o processo de sincronização para o console atual, excluindo o agendamento remoto e criando um novo agendamento local. Ele também permite excluir as agendas para consoles que não existem mais.

Se você não especificou as credenciais para o console usar ao autenticar no servidor de distribuição, para que a sincronização automática funcione, a conta SYSTEM da máquina do console deve ter acesso de leitura e gravação à pasta do servidor de distribuição. Consulte Configurar Permissões de Conta do Sistema para detalhes.

Sincronizando Manualmente os Servidores de Distribuição Selecionado

Você tem a opção de sincronizar manualmente o servidor de distribuição com o console. Isso inicia uma sincronização agora, então você não tem que esperar para o próximo intervalo agendado. Uma tarefa de segundo plano será criada para executar a sincronização. Você pode continuar a usar o resto do programa enquanto o processo de sincronização é executado.

Para executar uma sincronização manual:

  1. Se você estiver sincronizando manualmente os componentes do mecanismo e os arquivos de dados, assegure-se de ter os arquivos mais recentes no console selecionando Ajuda > Atualizar arquivos.
    Isso fará o download dos arquivos mais recentes do local especificado na página Ferramentas > Opções > Downloads e os armazenará no diretório de dados padrão do console.
  2. C:\ProgramData\Ivanti\Security Controls\Console\DataFiles

  3. Se você sincronizar manualmente os patches, certifique-se o diretório de download do patch do console contém todos os patches que você deseja no(s) seu(s) servidor(es) de distribuição. Consulte Baixar patches para obter detalhes.
    Os patches estão contidos no diretório de patches padrão:
  4. C:\ProgramData \Ivanti\Security Controls\Console\Patches

  5. No painel Agendar sincronização automática, selecione um ou mais entradas de sincronização agendada.
  6. Clique em Executar agora.

Isso irá imediatamente copiar todos os arquivos apropriados do console para o(s) servidor(es) de distribuição especificado(s). Você pode usar o Histórico de Eventos para acompanhar o progresso da tarefa de sincronização.