Criando um objeto de negócio
Para criar um objeto de negócio:
- Na árvore Objetos de negócio, selecione a pasta do módulo necessário, em seguida, clique em Novo objeto de negócio na lista Ações.
Será perguntado se você deseja determinar um comportamento.
Você pode determinar se um objeto de negócio possui comportamento especial, por exemplo, é uma categoria ou um item classificado. - Se você não quiser especificar o comportamento, clique em Não e continue para o passo 6.
- Clique em Sim se você deseja criar um objeto de negócio com comportamento especial.
A caixa de diálogo Seleção de Comportamentos é exibida. - Na lista Itens disponíveis, selecione o(s) tipo(s) de comportamento desejado(s), depois clique em
.
Para obter mais informações sobre os diferentes comportamentos, consulte Comportamentos de objetos.
- Clique em OK.
Um novo objeto de negócio é exibido na árvore, e a grade Propriedades é atualizada.
- Digite um nome e uma descrição relevantes, depois complete as propriedades relevantes:
Comportamentos - especifica se o objeto de negócio possui um comportamento especial ou não (consulte Comportamentos de objetos).
Módulo - especifica o módulo ao qual o objeto de negócio pertence. Essa propriedade é preenchida por padrão e você não pode modificá-la.
Título - títulos são usados na interface de usuário para rotular o objeto de negócio quando necessário. O título do objeto de negócio é o nome ao qual você normalmente usa para referir ao objeto de negócio. Títulos podem conter qualquer caractere (incluindo espaços) e não precisam ser únicos.
Sob certas circunstâncias, por razões de banco de dados, o atributo Título é obrigatório no banco de dados.
Títulos Localizados – se você definiu a configuração de sistema Habilitar suporte multilíngue como Verdadeiro, você pode adicionar traduções para o título do objeto de negócio, de modo que os usuários possam ver o título do objeto em seu próprio idioma. Para obter mais informações sobre a criação de um sistema multilíngue, consulte Criar um sistema multilíngue.
Nome – usado internamente como um identificador único para o objeto de negócio. Nomes de objeto de negócio podem consistir de até sessenta e quatro caracteres alfanuméricos, sem espaços. Você poderá usar apenas os seguintes caracteres: A a Z, 0 a 9 ( não como o primeiro caractere), e _ (sublinhado).
Descrição – descreve para que é usado esse objeto de negócio.
Comportamento - selecionar Referência permite criar uma tabela de referência associada que você pode utilizar para manter listas, por exemplo, de cores ou de títulos de pessoas. Para obter mais informações, consulte Criar novas listas de referência.
Política de bloqueio - determina se mais de um usuário pode ter acesso à mesma instância de objeto de negócio ou atributo ao mesmo tempo.
O padrão é Nenhum, o que significa que os objetos de negócio não estão "bloqueados". As alternativas são Otimista e Otimista com aviso.
Se você habilitou qualquer Política de Bloqueio em um objeto, a política Bloqueio Otimista será aplicada no Ivanti Workspaces atualmente.
Para obter mais informações sobre tipos de diretivas de bloqueio, consulte Bloqueio de registros.
Tipo de exclusão - especifica se as instâncias do objeto de negócio podem ser excluídas. Existem três opções: Não excluir para quando o objeto armazenar informações essenciais que não podem ser excluídas; Marcado para exclusão, se a instância do objeto se refere a outros objetos (como quando se quer excluir um usuário que não trabalha mais na companhia e não deseja que mais processos sejam atribuídos a ele por outro usuário); e Exclusão irreversível, se quiser ser capaz de excluir a instância do objeto permanentemente.
Marcado para exclusão remove o usuário das listas e assim por diante, de forma que o item não pode mais ser selecionado por outros usuários. Você pode restaurar as instâncias de objetos marcado para exclusão – para obter mais informações, consulte Restaurar itens marcado para exclusão.
Você não pode modificar o tipo de exclusão para objetos de negócio existentes.
É processo? – Determina se o objeto de negócio pode estar sujeito a um processo. Por exemplo, Incidente, Problema, Alteração, Processo de negócio. Isso é preenchido por padrão e você não pode modificá-lo. Para obter mais informações sobre Domínios de conhecimento, consulte Designer do processo.
Imagem - permite a você associar uma imagem com o objeto.
Para obter mais informações sobre como associar uma imagem com um objeto, consulte Associação de imagens com objetos de negócios.
É pai? - indica se o objeto de negócio possui objetos de negócio filhos (subobjetos de negócio) conectados a ele. Por exemplo, o objeto de negócio Recurso poderia ter um objeto de negócio filho de PC e laptop.
É nível principal? - Define se um objeto de negócio é um objeto de negócio de nível principal. Um objeto que possui tanto É Processo? quanto É de nível superior? configurados como True, pode ser adicionado como um atalho à Barra de atalho.
Tipo de editor - define onde esse objeto de negócio pode ser modificado.
É conhecível? - Indica se o objeto de negócio está incluído em pesquisas do Gerenciamento de Conhecimento. Selecione Verdadeiro se quiser que isso seja incluído, ou selecione Falso, caso não queira. Isso se aplica a todos os atributos de objeto de negócio.
Tipo de partição - permite a você impedir usuários finais de visualizarem informações que não sejam deles mesmos, ou impedir analistas de acessarem dados não atribuídos a seus grupos de suporte atuais.
Para obter mais informações sobre partição de dados, consulte a sessão Gerenciamento de usuários do Guia do Administrador.
Consulta padrão – esta é a consulta padrão utilizada para exibir listas do objeto, especificando colunas em guias de coleção no Web Access e assim por diante. Você cria a consulta padrão usando o Designer de consulta e relatório.
Não adicione critérios não solicitados a consulta padrão. A consulta-padrão é usada amplamente, e critérios não solicitados são sempre aplicados, o que poderia conduzir a resultados inesperados.
Você pode, no entanto, adicionar critérios solicitados à consulta-padrão, pois estes podem ser úteis nos diálogos Anexar...no Web Access, em que as consultas-padrão também são usadas.No entanto, estes critérios solicitados são ignorados em áreas como guias de coleção.
Atributos de saída - permite que você altere a aparência de listas suspensas no Web Access.
Para obter mais informações sobre a propriedade Atributos de saída, consulte Personalizando listas no Web Access e Workspaces.
Relatórios – permite a você criar modelos de relatório que mudem a aparência e a funcionalidade de listas de resultados de consulta no Web Access e no Workspaces.
Para obter mais informações sobre como utilizar a propriedade Relatórios, consulte Criando modelos de relatórios na Web Access.
Texto-modelo de ID estendida – permite que você especifique um modelo para uma ID estendida. Este modelo é usado em conjunto com o número de referência do processo gerado automaticamente ou o número de série para criar uma ID estendida exclusiva, a qual é armazenada no atributo ID estendida. Você pode, então, usar esse atributo ID estendida em suas consultas. Para obter mais informações, consulte IDs estendidas.
É Item de configuração? - Indica se o objeto de negócio é um item de configuração ou não. Esse comportamento é aplicado a todos os subobjetos de negócio e não pode ser alterado.
Uma descrição da propriedade atualmente selecionada é exibida na parte de baixo da grade Propriedades. Isso ajuda a determinar o tipo de informação que você precisa especificar, e aconselha quanto a quaisquer regras que você deva seguir. Por exemplo, para algumas propriedades, você deve especificar um nome exclusivo, e assim por diante.
Para obter mais informações sobre como configurar as propriedades de interface do usuário de um objeto de negócio, consulte Propriedades da interface do usuário.
- Clique em
.
Você pode agora adicionar mais atributos a seu novo objeto. Para obter mais informações sobre isso, consulte Atributos.
Recomendamos que você adicione os atributos Criar e Atualizar data e Criar e Atualizar usuário sempre que criar um novo objeto de negócio. Se o objeto de negócio for usado como objeto de coleção, você deve adicionar o atributo Data de criação.
Para obter mais informações sobre como adicionar esses tipos de atributos, consulte Tipos de persistência