App Catalog

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Use a página Catálogo de Aplicativos para gerenciar seu catálogo de aplicativos.O App Catalog lista os aplicativos móveis disponibilizados para seus usuários. Isso inclui apps que os usuários podem baixar de lojas de aplicativos públicas e apps que você pretende distribuir usando o Ivanti Neurons for MDM (aplicativos internos). Apps habilitados para AppConnect, GoClient para iOS e M@W para macOS também estão disponíveis como apps empresariais na página do App Catalog, simplificando assim o processo de importação desses apps para configuração e distribuição. Em dispositivos Apenas MAM, os usuários do iOS deverão selecionar o certificado para autenticação do acesso aos apps quando abrirem o App Catalog.

MacBooks com chipset M1 da Apple oferecem suporte a apps VPP do iPhone e do iPad. Somente o administrador pode inserir os apps VPP do iPhone e do iPad suportados. Essa opção não está disponível para os usuários instalarem do App Catalog.

Para os locatários do Ivanti Neurons for MDM com dispositivos Android, se o Android Enterprise não estiver habilitado até o final de março de 2021, os administradores não serão capazes de procurar aplicativos com os nomes. A comunicação sobre essa mudança é exibida com uma mensagem de banner ao acessar a página do App Catalog. Essa mensagem de banner continua a ser exibida até que o Android Enterprise seja ativado nesses locatários e até que a opção "Não mostrar isso novamente" não seja selecionada.

  • O método de Instalação silenciosa de aplicativo não está disponível para apps macOS públicos. Os aplicativos macOS também podem ser implementados por meio do Apps and Books da Apple, via licenças de dispositivos e por meio do método de Instalação silenciosa de aplicativos em inscrições.
  • Ao carregar o aplicativo Go no servidor do Ivanti Neurons for MDM, se houver necessidade de selecionar a opção Converter para aplicativo gerenciado, você também precisará habilitar a opção Instalar no dispositivo.
  • O App Catalog e a instalação de aplicativos não são compatíveis com dispositivos Sonim XP5s.
  • O Android não permite que apps com privilégios ativos de administrador sejam desinstalados. Para desinstalar esse aplicativo, acesse Configurações de dispositivo > Segurança > Administradores de dispositivos e desative os privilégios de Administrador de dispositivo. Depois, desinstale o aplicativo.
  • Apps Android internos podem ser carregados se o aplicativo estiver compactado ou ofuscado.
  • Apps públicos não são compatíveis com iPads compartilhados.
  • Devido a uma limitação da Apple para apps iOS Business-to-Business (B2B) disponíveis no App Catalog, as descrições e capturas de tela dos apps não estão disponíveis na guia Detalhes.
  • Quando você procurar um app no App Catalog ou no portal do administrador, os resultados da pesquisa tomarão com base Nome do Aplicativo, Comentário, Descrição, Versão de Exibição e Novidades. Se os dados do aplicativo pesquisado ​​corresponderem a algum desses campos, serão exibidos como resultado na pesquisa.

Licenciamento de recursos do aplicativo

Os seguintes recursos do Catálogo de aplicativos exigem licenciamento adicional:

  • Instalação/desinstalação silenciosa de aplicativos:Silver licença
  • Configuração por aplicativo: Gold licença
  • Configuração personalizada do AppConnect: Licença Gold
  • Configuração personalizada do Android Enterprise: licença Silver

Se um dispositivo Android estiver no modo de quiosque:

Somente apps internos podem ser instalados enquanto o dispositivo estiver no modo de quiosque. Você pode instalar apps públicos, mas o dispositivo deve sair do modo quiosque antes que os apps sejam instalados. Além disso, você pode limitar os apps disponíveis para uso em dispositivos no Modo de quiosque apenas aos apps aprovados ou permitidos por sua empresa. Nos dispositivos que usam o Android 4.1, se um aplicativo aprovado iniciar um aplicativo não incluído na lista de permitido, o aplicativo será iniciado e, em seguida, minimizado rapidamente. Nos dispositivos que usam o Android 5.0, o aplicativo não aprovado iniciado de um aplicativo permitido permanecerá disponível.

Alternar entre a visualização de lista e grade

Clique no ícone de Grade ou Lista no lado direito da tela do Catálogo de aplicativos.

Adicionando o aplicativo da Google Play Store para Android Enterprise

  • Você pode adicionar um aplicativo da Google Play Store ao App Catalog e disponibilizá-lo aos usuários. Para adicionar um aplicativo da Google Play Store no Android Enterprise, é necessário aprovar a inclusão do aplicativo no App Catalog.
  • O layout da Google Play Store para dispositivos Android Enterprise tem uma página inicial para dispositivos migrados que é gerenciada do Core e tem um link rápido para o Ivanti Neurons for MDM que exibe todos os aplicativos gerenciados a partir dele. A partir da versão 80 do Ivanti Neurons for MDM, ao migrar dispositivos Android Enterprise do Core para o Ivanti Neurons for MDM, somente os aplicativos que são comuns entre o Catálogo de Aplicativos do Core e do Ivanti Neurons for MDM são listados na Google Play Store do perfil de trabalho do dispositivo. Você pode clicar no botão Ivanti Neurons for MDM para visualizar a lista de todos os aplicativos disponíveis no Catálogo de Aplicativos do Ivanti Neurons for MDM.

O layout da Google Play Store para dispositivos Android Enterprise tem uma página inicial para dispositivos migrados que é gerenciada do Core e tem um link rápido para o Ivanti Neurons for MDM que exibe todos os aplicativos gerenciados a partir dele. A partir da versão 80 do Ivanti Neurons for MDM, ao migrar dispositivos Android Enterprise do Core para o Ivanti Neurons for MDM, somente os aplicativos que são comuns entre o Catálogo de Aplicativos do Core e do Ivanti Neurons for MDM são listados na Google Play Store do perfil de trabalho do dispositivo. Você pode clicar no botão Ivanti Neurons for MDM para visualizar todos os aplicativos disponíveis no Catálogo de Aplicativos do Ivanti Neurons for MDM.

Pré-requisito

  • Você deve habilitar o Android Enterprise para acessar e adicionar aplicativos da Google Play Store ao App Catalog.

Procedure 

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.

  2. Clique em Adicionar (topo superior esquerdo).

    Selecione Google Play na lista suspensa para buscar um aplicativo na Google Play Store. O Google Play iFrame é exibido quando o Android Enterprise está inscrito.

  3. Procure pelo aplicativo no campo Buscar e clique no aplicativo.
  4. Clique em APROVAR para aprovar que o aplicativo seja disponibilizado a usuários. Uma janela de confirmação é exibida com os detalhes do acesso fornecido ao aplicativo. Clique em APROVAR.
  5. Para desaprovar um aplicativo anteriormente aprovado, clique em DESAPROVADO.

  6. Selecione uma das seguintes opções para lidar com a solicitação de permissão de novo aplicativo:
  7. Opção

    Descrição

    Configurações de aprovação

    Manter aprovado quando o aplicativo solicitar novas permissões

    Permite que os usuários instalem o aplicativo atualizado

    Revogar permissão deste aplicativo quando ele solicitar novas permissões

    Remove o aplicativo da loja até que seja reaprovado.

    Configurações de aprovação

    Adicionar assinante

    Insira o endereço de email para o qual enviar notificações quando os apps que você aprovou solicitarem novas permissões.

  8. Clique em SALVAR.

Adicionando um aplicativo de uma loja pública

Você pode adicionar um aplicativo de uma app Store pública no App Catalog e disponibilizá-lo aos usuários.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.

  2. Clique em Adicionar (topo superior esquerdo).

  3. Escolha o aplicativo que você deseja:

    1. Selecione a app store pública.

    2. Insira o nome do aplicativo.

    3. Selecione o aplicativo da lista.

    4. Clique em Avançar.

  4. Descreva o aplicativo para os usuários:

    1. Adicione ou remova categorias.

    2. Insira uma descrição opcional.

    3. Clique em Avançar.

  5. Defina uma distribuição para o aplicativo:
    1. Selecione uma opção de distribuição.

    2. Expanda a seção Opções avançadas e configuração do aplicativo.

    3. Use as diretrizes a seguir para concluir as opções:

      Configuração

      O que fazer

      Instalar no dispositivo

      Selecione essa opção para iniciar a instalação imediatamente após a inscrição. O usuário deverá confirmar a instalação do aplicativo, exceto sob as seguintes condições:

      • O dispositivo é um dispositivo iOS supervisionado para instalações novas e atualizações de aplicativos.
      • O dispositivo é um dispositivo iOS sem supervisão para atualizações de aplicativos.
      • Os usuários que se registraram no programa Apps and Books.
      • O dispositivo é um dispositivo Samsung Knox e a opção de instalação silenciosa abaixo foi selecionada.

      Para os apps públicos do iOS, quando instalados pela primeira vez no dispositivo, o App Catalog exibe o botão "Reinstalar" que permite que o usuário instale o aplicativo novamente.

      A reinstalação será realizada se a versão do aplicativo no dispositivo for diferente da versão na app Store do iOS.

      Não exibir o aplicativo no App Catalog do usuário final

      Selecione essa opção caso não queira que o usuário veja o aplicativo no catálogo de aplicativos no dispositivo.

      Definir prioridade de instalação de aplicativos

      Selecione Alta, Média ou Baixa para definir a prioridade da instalação de aplicativos durante a integração do usuário. Apenas aplicativos de alta prioridade são instalados durante a integração do usuário.

      Suspender reenvio de aplicativo após um número definido de tentativas com falha (somente iOS)

      Coloque a chave seletora na posição LIGADO para suspender o reenvio do aplicativo após o número definido de falhas na tentativa de reenvio, usando as configurações a seguir:

      Parar reenvio após – Informe após quantas tentativas de reenvio com falha o reenvio deve ser interrompido. Os valores informados devem estar dentro do intervalo de 1 a 999

      Tentativas com falha e tentar novamente após – Informe quantas horas após a falha no reenvio ocorrerá a nova tentativa de reenvio. Os valores informados devem estar dentro do intervalo de 3 a 48 horas.

      (Android somente) Instalar silenciosamente em dispositivos Samsung Knox

      Esta opção não se aplica a apps públicos.

      (Somente iOS e macOS) Habilitar VPN por aplicativo para esse aplicativo

      Selecione essa opção para usar uma configuração de VPN por aplicativo com esse aplicativo.

      Selecione a configuração VPN por aplicativo a ser utilizada na lista suspensa.

      Para o macOS, selecione apenas a configuração VPN por aplicativo do Tunnel.

      (somente iOS) Impedir backup no iCloud e iTunes

      Selecione essa opção para que o backup dos dados relacionados a esse aplicativo não seja feito no iCloud e no iTunes.

      (somente iOS) Remover aplicativos em cancelamento de registro

      Selecione esta opção para remover esse aplicativo quando o dispositivo não for mais gerenciado pelo Ivanti Neurons for MDM.

      (somente iOS) AppConnect Configuração Personalizada

      Para Aplicativos habilitados por AppConnect, insira as chaves e os valores que especificam suas preferências de configuração personalizada. Consulte a documentação do aplicativo para obter informações sobre as chaves disponíveis.

      iOS 7+ Configurações de Aplicativos Gerenciados

      Insira chaves e valores definidos para esse aplicativo como um aplicativo gerenciado iOS 7+. Consulte a documentação do aplicativo para obter informações sobre as chaves suportadas.

      Os aplicativos do Android Enterprise terão opções diferentes.

    4. Clique em Avançar
    5. Selecione uma opção de promoção:
      • Não qualificado

      • Lista de qualificados

      • Banner

    6. Clique em Concluído.

Ao pesquisar um aplicativo do Windows no App Catalog, você pode buscar a correspondência mais próxima usando as opções Nome do aplicativo ou ID da AppStore na lista suspensa:

  • Nome do aplicativo - selecione esta opção e forneça o nome do aplicativo
  • ID da AppStore - selecione esta opção e forneça o ID da AppStore

A pesquisa por ID da AppStore não aceita aplicativos Win32 da loja (IDs de aplicativo começando com "X").

Adicionando um aplicativo interno

É possível carregar um aplicativo interno no catálogo de aplicativos com os seguintes formatos de arquivos. O upload de um arquivo grande pode demorar vários minutos. O número de versões de aplicativo interno é limitado a 100. Se esse número for excedido, o sistema Ivanti Neurons for MDM eliminará as versões mais antigas do aplicativo. O status de upload e eliminação do aplicativo é listado e está visível na página Trilhas de auditoria.

O inventário de apps MIP retornado pelo Mobile@Work pode estar incorreto para alguns apps. O Mobile@Work pode falhar em detectar o status de instalação de apps que não estão instalados em locais padrão. Para esses apps, adicionar um script de detecção ajudará a identificar o estado correto do aplicativo no dispositivo. O Mobile@Work determinará a presença do aplicativo se o código de saída do script de detecção for 0. Para quaisquer outros códigos de saída, o aplicativo será determinado como não instalado. Com base nos apps detectados, o Mobile@Work prepara o relatório de inventário para o dispositivo.

  • IPA (iOS)
  • MIP (aplicativo Packager para macOS)
  • PKG (macOS)
  • APK (Android)
  • APPX, APPXBUNDLE, EXE e MSI (Windows)

Em aplicativos como PKG com scripts ou DMGs contendo PKG com scripts, o Mobile@Work para macOS detecta apenas solicitações de instalação bem-sucedidas. Ele não informará se o aplicativo foi excluído ou se os scripts que estavam instalados foram removidos. Portanto, o servidor Ivanti Neurons for MDM não poderá reenviar um comando de instalação. Se a conexão for interrompida durante o download dos apps, tente instalar o aplicativo novamente fazendo o registro. Para aplicativos MIP, mesmo se o aplicativo for removido do dispositivo instalado pelo PKG ou DMG, tendo o PKG o script incluso, o Mobile@Work não instalará o aplicativo MIP se a entrada do PKG existir na pasta de recibos do dispositivo cliente.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.

  2. Clique em Adicionar (topo superior esquerdo).

  3. Arraste o arquivo do aplicativo até a caixa pontilhada ou clique em Escolher arquivo para selecioná-lo em seu sistema e clique em Confirmar.

  4. Clique em Avançar (inferior direito).

  5. Descreva o aplicativo para os usuários e configure os apps de pré-requisito:

    1. Adicione categorias.

    2. Ao adicionar um pacote do macOS, se o arquivo de pacote contiver mais de um aplicativo (por exemplo, pacotes do Microsoft Office e Cisco AnyConnect), os apps primários selecionados serão usados para identificar que o pacote está instalado. O VPN por aplicativo, se configurado, será aplicado a esses apps.

    3. Insira uma descrição opcional.

    4. Código do produto MSI: ao carregar os apps MSI, o código do produto do aplicativo MSI é preenchido automaticamente neste campo.
    5. URL de substituição: insira a URL de uma fonte opcional para permitir o download do aplicativo de uma fonte diferente, ou para permitir a obtenção de arquivos grandes, como mídia de instalação do Microsoft Office, em uma rede local (HTTP e HTTPS). Esta opção exige acesso a uma rede interna segura e sincronização manual de um servidor alternativo em que os apps estejam armazenados. Não insira um valor a menos que você tenha estabelecido a infraestrutura necessária. Você pode editar esse valor ao editar as configurações do aplicativo específico.

      • Para apps iOS, os URLs de substituição do aplicativo devem estar somente nos formatos HTTP ou HTTPS.
      • Para apps Android e macOS, os URLs de substituição devem estar somente no formato HTTPS.
      • Para apps macOS, o URL deve terminar com a extensão, que é .pkg.
    6. Linha de comando (Apenas para apps MSI do Windows 32-bit): insira uma chave de linha de comando opcional para especificar informações adicionais que não fazem parte do pacote ao implantar os arquivos MSI. Por exemplo: para gravar registros de instalação em um arquivo de saída, é possível inserir "/log output.txt" neste campo. Isso criará o arquivo.txt de saída na pasta C:\Windows\System32. Por padrão, a opção /qn da linha de comando para instalação silenciosa é preenchida automaticamente durante o upload do aplicativo MSI.
    7. O nome do pacote do aplicativo MSI a ser carregado não deve ser adicionado como parte dos argumentos da linha de comando. Se for adicionado, o upload ficará restrito até que o nome do pacote do aplicativo seja removido dos argumentos da linha de comando. Uma lista de todas as opções de linha de comando compatíveis é fornecida no link adicional. Este link estará visível no modo de visualização e edição do aplicativo.

    8. Somente .EXE para Win32: instalados por meio do Bridge usando o modo Admin PowerShell. A funcionalidade Bridge será usada automaticamente, se disponível.
      • Atualizar a versão para manter a consistência entre a Versão de exibição e a Versão do pacote
      • Localização do instalador (.EXE)
      • Parâmetros de linha de comando do instalador: é obrigatório um argumento para executar o arquivo silenciosamente (por exemplo, /SILENT ou /VERY SILENT)
      • Execução do instalador como usuário: para instalar usando as credenciais do usuário, selecione a opção "Executar como usuário"
    9. No caso de apps Packager para macOS, configure os aplicativos de pré-requisito (opcional). Consulte Compreensão dos aplicativos internos Packager para macOS para obter uma visão geral da funcionalidade do aplicativo de pré-requisito.
    10. URL de lançamento: insira a URL personalizada para iniciar o aplicativo no AppStation. Necessário somente ao adicionar apps que não são AppConnect para distribuição em uma implantação somente MAM com AppStation e aplicável somente a apps iOS.
    11. Configure a delegação de aplicativo.
    12. Após delegar um aplicativo de pré-requisito e ele se tornar um aplicativo de requisito para o aplicativo do espaço que não é padrão, não será possível reverter a delegação do aplicativo a menos que você remova antes o relacionamento de pré-requisito.

    13. Clique em Avançar.
    14. Clique em Avançar.
  6. (Opcional) Adicione capturas de tela do aplicativo.
  7. (Opcional) Adicione ou substitua ícones para o aplicativo (aplicativos iOS, MacOS e Windows).
  8. Clique em Avançar.
  9. No caso de apps Packager para macOS, defina ou selecione os scripts de instalação que serão executados antes e/ou após a instalação do aplicativo. Selecione um ou ambos os scripts a seguir digitando na caixa de busca ou clicando no link para ver a lista de scripts. Clique em Avançar.
    • Scripts pré-instalação – Digite o nome do script que será executado antes da instalação do aplicativo. Os scripts pré-instalação serão executados ou haverá novas tentativas de execução até que o status de execução bem-sucedida seja recebido do cliente. O comando de instalação do aplicativo será enviado apenas depois disso. Você pode visualizar o status de execução do script na guia Registros da página de detalhes dispositivo.
    • Scripts pós-instalação – Digite o nome do script que será executado após a instalação do aplicativo.
    • Desinstalar scripts: insira o nome do script que o servidor envia para um dispositivo quando ele detectar que um aplicativo não é mais distribuído para o dispositivo.
    • Scripts de detecção: insira o nome do script que o servidor envia a um dispositivo para detectar o aplicativo. O resultado do script de detecção do aplicativo se sobrepõe ao resultado do inventário padrão do aplicativo no dispositivo. Independentemente de se o aplicativo é distribuído ao dispositivo ou não, o script de detecção de todos os apps será enviado ao dispositivo para avaliar a existência dos apps no dispositivo.
    • Um script de detecção de amostra é mostrado abaixo:

      #!/bin/bash
      app_name="Name of the App"
      count="$(system_profiler SPApplicationsDataType | grep "$app_name" -c)"
      echo "$app_name count $count"
      if [ $count -ge 1 ]
      then
      echo "$app_name is installed"
      else
      echo "$app_name is not installed"
      exit 1
      fi
      exit 0

    Você pode criar os scripts na página Administrador >  Todos os scripts. Ao fazer upgrade do aplicativo, você pode optar por copiar os scripts do aplicativo mais antigo e executá-los no aplicativo atualizado. Se você pular esta seção, poderá configurar scripts editando o aplicativo posteriormente.

  10. Defina uma distribuição para o aplicativo:
    1. Selecione uma opção de distribuição.
    2. Expanda a seção Opções avançadas e configuração do aplicativo.
    3. Use as diretrizes a seguir para concluir as opções:
    4. Configuração

      O que fazer

      Instalar no dispositivo

      Selecione essa opção para iniciar a instalação imediatamente após a inscrição. O usuário deverá confirmar a instalação do aplicativo, exceto sob as seguintes condições:

      • O dispositivo é um dispositivo iOS supervisionado.
      • O dispositivo é um dispositivo Samsung Knox e a opção de instalação silenciosa abaixo foi selecionada.

      Não exibir o aplicativo no App Catalog do usuário final

      Selecione essa opção caso não queira que o usuário veja o aplicativo no catálogo de aplicativos no dispositivo.

      Definir prioridade de instalação de aplicativos

      Selecione Alta, Média ou Baixa para definir a prioridade da instalação de aplicativos durante a integração do usuário. Apenas aplicativos de alta prioridade são instalados durante a integração do usuário.

      Suspender reenvio de aplicativo após um número definido de tentativas com falha (somente iOS)

      Coloque a chave seletora na posição LIGADO para suspender o reenvio do aplicativo após o número definido de falhas na tentativa de reenvio, usando as configurações a seguir:

      Parar reenvio após – Informe após quantas tentativas de reenvio com falha o reenvio deve ser interrompido. Os valores informados devem estar dentro do intervalo de 1 a 999

      Tentativas com falha e tentar novamente após – Informe quantas horas após a falha no reenvio ocorrerá a nova tentativa de reenvio. Os valores informados devem estar dentro do intervalo de 3 a 48 horas.

      (Android somente) Instalar silenciosamente em dispositivos Samsung Knox

      Selecione essa opção caso não queira que seja solicitado ao usuário confirmar a instalação nos dispositivos Samsung Knox.

      (Somente iOS e macOS) Habilitar VPN por aplicativo para esse aplicativo

      Selecione essa opção para usar uma configuração de VPN por aplicativo com esse aplicativo.

      Selecione a configuração VPN por aplicativo a ser utilizada na lista suspensa.

      Para o macOS, selecione apenas a configuração VPN por aplicativo do Tunnel.

      (somente iOS) Impedir backup no iCloud e iTunes

      Selecione essa opção para que o backup dos dados relacionados a esse aplicativo não seja feito no iCloud e no iTunes.

      (somente iOS) Remover aplicativos em cancelamento de registro

      Selecione esta opção para remover esse aplicativo quando o dispositivo não for mais gerenciado pelo Ivanti Neurons for MDM.

      (somente iOS) AppConnect Configuração Personalizada

      Para Aplicativos habilitados por AppConnect, insira as chaves e os valores que especificam suas preferências de configuração personalizada. Consulte a documentação do aplicativo para obter informações sobre as chaves disponíveis.

      iOS 7+ Configurações de Aplicativos Gerenciados

      Insira chaves e valores definidos para esse aplicativo como um aplicativo gerenciado iOS 7+. Consulte a documentação do aplicativo para obter informações sobre as chaves suportadas.

    5. Clique em Avançar.
  11. Selecione uma opção de promoção:
    • Não qualificado
    • Lista de qualificados
    • Banner
  12. Clique em Concluído.

Compreensão dos apps internos Packager para macOS

Ao importar aplicativos internos Packager para macOS, o administrador pode ativar o recurso Apps de pré-requisito para realizar uma busca e selecionar aplicativos de pré-requisito que devem ser instalados em clientes antes que o aplicativo que o administrador está importando possa ser instalado.

Uma vez importado, o aplicativo interno Packager para macOS aparecerá no App Catalog com o símbolo exibido abaixo. Você poderá então usar as configurações de coluna, , para adicionar a coluna APPS DE PRÉ-REQUISITO, , para ver rapidamente os apps com dependências, ou seja, que têm apps de pré-requisito.

  • Você pode buscar e selecionar aplicativos MIP, não MIP e públicos (aplicativos Apps and Books e públicos da App Store no macOS) como aplicativos de pré-requisito.
  • Os usuários precisam aceitar a licença do Apps and Books para que os aplicativos obrigatórios do Apps and Books sejam instalados silenciosamente.
  • Para aplicativos pré-requisitos públicos não Apps and Books, os administradores precisam distribuir explicitamente os aplicativos públicos e o usuário precisa instalar os aplicativos públicos. Os aplicativos públicos (aplicativos Apps and Books e não Apps and Books) precisam ser importados para o App Catalog para que apareçam na lista de aplicativos de pré-requisito. A coluna Origem indica o tipo de aplicativo de pré-requisito.
  • O registro MDM é necessário para instalar um aplicativo interno não MIP que possui apps de pré-requisitos não MIP.
  • Os usuários precisam instalar manualmente aplicativos de pré-requisito públicos não Apps and Books.
  • Se o token de Apps and Books for removido ou se a licença estiver esgotada, os aplicativos Apps and Books selecionados como aplicativos de pré-requisito e, desse modo, o aplicativo principal não será instalado. O administrador precisa seguir uma melhor prática para informar os usuários com antecedência sobre qualquer uma dessas circunstâncias para aplicativos Apps and Books.

Os apps de pré-requisito também estão disponíveis como apps independentes para serem baixados pelo usuário quando distribuídos explicitamente. Se o usuário tentar desinstalar um aplicativo de pré-requisito:

  • O próximo registro do dispositivo assegura que o aplicativo de pré-requisito seja instalado novamente.
  • O aplicativo de pré-requisito será desinstalado se não houver apps principais dependentes no mesmo dispositivo.
  • Se o aplicativo de pré-requisito não for explicitamente distribuído, o aplicativo de pré-requisito será desinstalado juntamente com o aplicativo principal.
  • Se o aplicativo de pré-requisito for explicitamente distribuído, o aplicativo de pré-requisito permanecerá no dispositivo.
  • Se o aplicativo de pré-requisito tiver um aplicativo dependente, o aplicativo de pré-requisito permanecerá no dispositivo.

Desativando o recurso apps de pré-requisitos

Ao interagir com apps com dependências e apps de pré-requisito e, por exemplo, atualizar, excluir ou deletar tais apps, você encontrará solicitações do sistema orientando sobre como o status de pré-requisito ou a dependência do aplicativo pode impactar as ações que você deseja executar. Por exemplo, quando você tentar desligar o recurso Apps de pré-requisito para um aplicativo, a seguinte solicitação aparece:

  • Se você desativar o recurso Apps de pré-requisito para um aplicativo, os detalhes sobre os apps de pré-requisito serão apagados. Isso inclui a autorização e desautorização dos apps de pré-requisito dos subespaços.
  • No Apps@Work, o botão de instalação não aparece para apps dependentes cujos apps de pré-requisito já não estejam instalados no cliente hospedado.
  • Nos dispositivos de usuários, quando um usuário tenta instalar um aplicativo interno com dependências, os apps de pré-requisito serão instalados (se ainda não estiverem instalados) primeiramente seguidos pelo aplicativo principal, o que pode levar alguns minutos. A lista de apps dependentes é exibida para o usuário juntamente com o status de suas instalações.

Autorização e desautorização dos apps de pré-requisito dos espaços

  • Os apps de pré-requisito vinculados a um aplicativo (aplicativo principal) são autorizados automaticamente quando o aplicativo principal é autorizado em um subespaço.
  • Se o aplicativo principal estiver desautorizado em um subespaço, os apps de pré-requisito também são desautorizados nos locais que os apps não são distribuídos explicitamente. No entanto, os apps de pré-requisito que são vinculados a mais de um aplicativo principal não estão desautorizados.
  • Se os apps de pré-requisito são autorizados explicitamente, então, eles não são desautorizados automaticamente.

Delegando permissões de dispositivo para aplicativos internos do Android Enterprise

É possível atribuir permissões delegadas a apps internos que podem ser aplicadas a dispositivos gerenciados do Android Enterprise.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.
  2. No App Catalog, selecione o aplicativo para o qual deseja delegar permissões de dispositivo.
  3. Clique na guia Configurações de aplicativo.
  4. Nas Permissões delegadas (aplicativo interno do Android corporativo), selecione as permissões necessárias para as seguintes ações nos aplicativos:
  5. Somente a implantação COSU usa AMAPI. Consulte a seção AMAPI para obter mais informações.

    • Configurar permissões do tempo de execução de aplicativos de terceiros
    • Ocultar e suspender apps de terceiros
    • Gerenciar certificados
    • Gerenciar configurações de apps
    • Gerenciar desinstalação do aplicativo de bloqueio
    • Gerenciar a ativação de apps de sistema
    • Gerenciar seleção de certificado (sem suporte no modo AMAPI)
    • Gerenciar retenção de apps desinstalados (sem suporte no modo AMAPI)
    • Gerenciar coleção de registros de rede (sem suporte no modo AMAPI)
    • Gerenciar coleção de registros de segurança (sem suporte no modo AMAPI)
    • Gerenciar instalação de apps existentes (sem suporte no modo AMAPI)
    • Instalar e remover pacotes (sem suporte no modo AMAPI)

    A opção de instalar e remover pacotes está disponível em todos os dispositivos compatíveis com o modo Proprietário do dispositivo Android (7.0 ou posterior). Outras permissões delegadas valem apenas para o Android 8.0 ou posterior.

  6. Configure as opções de distribuição, selecionando Todos com o aplicativo, Nenhum ou Personalizado.
  7. Clique em Salvar.

Exibindo o status do perfil de provisionamento para os apps internos do iOS

Exiba o status do perfil de provisionamento na página App Catalog para os apps internos do iOS. A dica de ferramenta ao lado do nome do perfil exibe o número de dias para a expiração do perfil. Esse status pode ser útil para verificar quando os perfis de provisionamento vão expirar para os apps internos.

O status é útil para a resolução de problemas de apps que não são instalados porque o perfil está expirado. Os apps seriam instalados, mas não abririam nem seriam inicializados se não houvesse um perfil de provisionamento adequado.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.
  2. Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito para exibir as colunas.
  3. Selecione Perfil de provisionamento para exibir a coluna da lista de apps na página App Catalog.

Os detalhes do Perfil de provisionamento também estão disponíveis na página de detalhes do aplicativo na seção Configurações do perfil de provisionamento.

Atualizando o perfil de provisionamento para os apps internos do iOS

O perfil de provisionamento é aplicado a um aplicativo interno iOS específico. Os detalhes do perfil de provisionamento de um aplicativo estão disponíveis na página de detalhes do aplicativo. Para que um aplicativo interno do iOS seja iniciado no dispositivo, é necessário haver um perfil de provisionamento que não tenha expirado. Para atualizar um perfil de provisionamento caso tenha expirado, carregue o perfil na página de detalhes do aplicativo.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.
  2. Clique no aplicativo cujo perfil de provisionamento é necessário atualizar. A página de detalhes do aplicativo é exibida.
  3. Clique em Editar.
  4. Na seção Perfil de provisionamento, clique em Escolher arquivo.
  5. Selecione o arquivo de perfil de provisionamento para carregar (extensão de arquivo .mobileprovision) e clique em Salvar.

Implementar apps internos no Google Play

Faça upload de seus aplicativos internos no canal privado da Google Play e importe-os no Ivanti Neurons for MDM para implementação em dispositivos compatíveis com Android Enterprise.

Procedimento

  1. Faça login no console de apps privados do Goople: https://play.google.com/apps/publish.

  2. Clique em Todos os apps no menu à esquerda.

  3. Clique em Criar novos aplicativos e insira um nome para o aplicativo.

  4. Clique em Carregar APK para enviar o arquivo .apk que você gerou.

  5. Clique em Armazenar lista:

    • Insira uma descrição breve e uma descrição completa.
    • Carregue uma captura de tela para todas as abas.

    • Carregue um ícone de alta resolução.

    • Carregue um ícone gráfico de recursos (gráfico.png)

    • Insira as informações necessárias para Categorização, detalhes de Contato e Política de privacidade.

    • Complete o questionário para classificar o aplicativo.

  6. Clique em Preço e distribuição.  
    Se todas as informações obrigatórias tiverem sido inseridas, a opção Pronto para publicar será exibida na parte superior da página.

  7. Vá para a guia Aplicativos no Ivanti Neurons for MDM.

  8. Clique em Atualizar Catálogos disponíveis para sincronizar os seus apps privados.

    Pode levar horas para publicar o seu aplicativo.

Adicionando um aplicativo da Web para dispositivos Android Enterprise

Um aplicativo da Web é um link para um site que é instalado no dispositivo como um atalho. Os aplicativos da Web se comportam de maneira semelhante a qualquer outro aplicativo, o que significa que o aplicativo da Web pode ser distribuído da mesma forma que um aplicativo. Ele é exibido no App Catalog e pode ser instalado pelos usuários como qualquer outro aplicativo. No entanto, os aplicativos da Web podem ter apenas uma versão e não oferecem suporte para a instalação silenciosa. Os aplicativos da Web usam clipes da Web e são instalados no dispositivo como configurações, mas se comportam como aplicativos.

Configure um clipe da Web como um aplicativo no App Catalog para disponibilizar o aplicativo da Web no App Catalog para os usuários. O clipe da Web pode ser definido como uma configuração, mas uma configuração pode ser distribuída somente por um administrador. Os usuários podem optar por instalar o aplicativo da Web em seus dispositivos ou por não instalá-lo, mas os usuários não podem optar por não instalar a configuração de um clipe da Web.

No Android corporativo, um aplicativo da Web é um formulário incorporado de aplicativo da Web executado no Google Chrome dentro do Work Profile. Ele pode ser combinado com soluções VPN ou SSO no Android corporativo. Após a criação de um aplicativo da Web, ele funciona como qualquer outro aplicativo Android, que você pode distribuir conforme necessário. Os aplicativos da Web para que sejam executados requerem que o Chrome seja instalado no Work Profile do dispositivo de propriedade da empresa.

Se houver algum problema com o uso desse recurso, os administradores podem entrar em contato com o suporte.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.

  2. Clique em + Adicionar (canto superior esquerdo).

  3. Selecione Google Play na lista suspensa para buscar um aplicativo no Google Play Store. O Google Play iFrame será exibido se o Android corporativo estiver registrado.
  4. Clique em Apps da Web.

    Adicionando aplicativos da web para Android corporativo

  5. Descreva o aplicativo para os usuários:

    Detalhes do aplicativo web

    1. Nome ou título do aplicativo.

    2. URL do aplicativo.

    3. Tipo de exibição para o aplicativo da Web.
    4. Ícone de carregamento, que pode ser uma imagem PNG ou JPEG quadrada de 512 pixels.

  6. Clique em Criar. Aguarde a publicação do aplicativo no iFrame. Isso pode demorar alguns minutos. Você pode fechar e retornar depois.
  7. Após a publicação do aplicativo da Web, importe-o para o App Catalog para distribuição. Clique no ícone do aplicativo da Web.

  8. Role para baixo e clique em Selecionar.
  9. Adicione categorias e uma descrição opcional.
  10. Clique em Avançar.
  11. Selecione uma das opções a seguir para delegação do aplicativo:

    • Delegar este aplicativo a todos os espaços.

    • Não delegar este aplicativo a todos os espaços.

  12. Clique em Avançar.

  13. Selecione uma opção de distribuição para o aplicativo.

  14. Clique em Concluir.

Após adicionar um aplicativo da Web, é possível editá-lo sempre que necessário. Para isso:

  1. Na página App Catalog, clique no nome do aplicativo da Web existente.

  2. Clique em Editar para editar os campos do aplicativo da Web.

Adicionando um aplicativo da Web em dispositivos com iOS

Um aplicativo da Web é um link para um site que é instalado no dispositivo como um atalho. Os aplicativos da Web se comportam de maneira semelhante a qualquer outro aplicativo, o que significa que o aplicativo da Web pode ser distribuído da mesma forma que um aplicativo. Ele é exibido no App Catalog e pode ser instalado pelos usuários como qualquer outro aplicativo. No entanto, os aplicativos da Web podem ter apenas uma versão e não oferecem suporte para a instalação silenciosa. Os aplicativos da Web usam clipes da Web e são instalados no dispositivo como configurações, mas se comportam como aplicativos.

Configure um clipe da Web como um aplicativo no App Catalog para disponibilizar o aplicativo da Web no App Catalog para os usuários. O clipe da Web pode ser definido como uma configuração, mas uma configuração pode ser distribuída somente por um administrador. Os usuários podem optar por instalar o aplicativo da Web em seus dispositivos ou por não instalá-lo, mas os usuários não podem optar por não instalar a configuração de um clipe da Web.

Se houver algum problema com o uso desse recurso, os administradores podem entrar em contato com o suporte.

Procedimento

  1. Acesse Apps > Catálogo de aplicativos.

  2. Clique em + Adicionar (canto superior esquerdo).

  3. Clique em Apps da Web.

  4. Descreva o aplicativo para os usuários:

    1. Nome do aplicativo.

    2. URL do aplicativo.

    3. Tipo de plataforma.

    4. Ícone do aplicativo.

    5. Adicione ou remova categorias.

    6. Tela inteira – Selecione para exibir o aplicativo da Web como um aplicativo de tela cheia.

    7. Removível – Selecione para permitir a remoção do aplicativo da Web.

    8. Clique em Avançar.

  5. Selecione uma das opções a seguir para delegação do aplicativo:

    • Delegar este aplicativo a todos os espaços.

    • Não delegar este aplicativo a todos os espaços.

  6. Clique em Avançar.

  7. Selecione uma opção de distribuição para o aplicativo.

  8. Clique em Concluir.

Editando um aplicativo web

Após adicionar um aplicativo da Web, é possível editá-lo sempre que necessário.

Procedimento

  1. Na página App Catalog, clique no nome do aplicativo da Web existente.

  2. Clique em Editar para editar os campos do aplicativo da Web.

Implantação lenta de aplicativos

A configuração de implantação lenta permite aos administradores implantar novas versões de aplicativos nos dispositivos de forma automática e gradual. A opção Usar método de distribuição de implementação lenta fica disponível quando você implementa a versão subsequente do aplicativo. O portal administrativo do Ivanti Neurons for MDM permite editar aplicativos mesmo quando a implementação lenta está pausada.

Depois que a implantação lenta for definida para uma versão, ela será aplicável às versões subsequentes com a mesma porcentagem definida na última vez. Você pode pausar a distribuição de um aplicativo se a distribuição estiver definida como 100%. No entanto, se você definir a meta de distribuição para 100%, deverá definir manualmente a porcentagem da meta de distribuição para a próxima versão, pois a interface do usuário redefine a porcentagem para 0%.

Procedimento

1. Vá até App Catalog, Apps, selecione uma das opções de modo de distribuição.
2. Selecione a opção % personalizada de dispositivos no resumo da seleção (Implementação lenta).
3. Nas configurações de implementação lenta, arraste o controle deslizante para a Especificar % de destino de distribuição.
4. Clique em Confirmar, depois clique em Concluído. O status da versão mais recente do aplicativo é exibido. A página App Catalog indica o status IMPLANTAÇÃO LENTA na tabela.

Se você não conseguir executar tarefas na página do App Catalog, pode ser que você não tenha as permissões necessárias. Você precisa da função Gerenciamento de Aplicativo e Conteúdo.

Usando a pesquisa avançada

Você pode usar a opção Pesquisa avançada para pesquisar um aplicativo com base em regras, a fim de identificar e visualizar os aplicativos com critérios específicos. Essas regras podem ser construídas usando os operadores apropriados, como "igual", "é menor que", "é maior que", "é igual a" e "é diferente de". As opções de regras podem ser agrupadas utilizando as opções QUALQUER (OU) ou TODAS (E). Os aplicativos que atendam às regras são exibidos abaixo da seção.

Os valores dos atributos personalizados usados ​​em Pesquisar diferenciam maiúsculas de minúsculas.

Procedimento

  1. Na página App Catalog, clique no link Pesquisa avançada. O assistente Pesquisa Avançada é exibido.
  2. Clique em uma das opções a seguir:
    • Qualquer: os aplicativos precisam atender a pelo menos uma das regras
    • Todas: os aplicativos precisam atender a todas as regras
  3. Crie uma regra que defina os critérios de busca. Exemplo: Capacidade APNS igual a Sim.
  4. (Opcional) Clique em + para criar regras adicionais.
  5. Clique em Pesquisar. A lista dos aplicativos que correspondem os critérios de pesquisa é exibida.

Carregando as consultas de pesquisa

Você pode visualizar a lista das consultas de pesquisa salvas.

Procedimento

  1. Clique em Pesquisa avançada e, em seguida, clique no ícone da pasta. A lista das consultas de pesquisa criadas é exibida na seção Consulta carregada, e os seguintes detalhes são exibidos.
    • Nome da consulta - O nome da consulta carregada.
    • Conteúdo da consulta - Exibe o conteúdo sobre as regras que definem a consulta de pesquisa.
    • Ações - Selecione a ação a ser executada na consulta.
  2. Clique em Carregar consulta na coluna Ações para exibir a lista de aplicativos que correspondem aos critérios definidos na consulta carregada.
  3. Clique em Excluir para excluir uma consulta carregada.

Tópicos relacionados