Entendendo o Editor de Teclado
A criação e edição de teclados é feito por meio da guia Teclados no Velocity Console. Essa ferramenta permite editar diretamente um teclado dentro de um projeto, criar teclas personalizadas para uso em vários teclados, editar detalhes e valores de tecla individuais e exportar teclados para outro projeto.
Assista a um vídeo relacionado (0:47)
Para iniciar a criação de um teclado personalizado, clique no botão Adicionar do painel Teclado, no canto inferior direito. Depois de ter criado um teclado personalizado, você pode editar o layout e as teclas.
O painel Editor exibe o teclado como aparece em um dispositivo móvel. Você pode arrastar e soltar teclas do painel Teclas neste painel para personalizar a organização do seu teclado. Além disso, as teclas individuais são configuráveis a partir do painel Detalhes da tecla quando a tecla for selecionada no painel Editor.
No canto superior direito do painel Editor, encontra-se uma série de opções que realizam as seguintes ações:
•Padrão. Exibe e permite que você edite todas as teclas que contenham estados normais.
•Shift. Exibe e permite que você edite todas as teclas que contenham estados comutados.
•Pressionar e segurar. Permite editar os detalhes de uma tecla com um valor e rótulo para pressionar e segurar.
•Visualizar. Exibe o teclado nos modos paisagem e retrato em uma tela de tamanho de dispositivo móvel. As teclas ainda podem ser selecionadas e editadas a partir deste modo de visualização.
•Configurações. Exibe todas as opções para definir comportamentos, padrões e tags de um teclado. As opções listadas abaixo são controladas em uma base teclado a teclado:
•Estado-padrão do teclado. Exibe o estado especificado do teclado. Por exemplo, se Shift estiver selecionado, quando o teclado for aberto no Ivanti Velocity Client, ele irá automaticamente para o estado comutado.
•Girar para teclado. Muda para um teclado diferente ao alternar entre o modo de visualização de paisagem e retrato. Digite o nome completo do teclado desejado conforme aparece no projeto. Se o seu teclado for atribuído aos modos de visualização Paisagem e Retrato em Modos permitidos, ele ainda mudará para o teclado especificado quando girado. O teclado especificado aqui deve ter a orientação de visualização alternativa atribuída em Modos Permitidos ou ele não carregará o novo teclado. Um valor Girar para Teclado deve ser fornecido para os dois teclados designados, em paisagem e em retrato, ou não será possível alternar entre eles.
•Retorno automático. Retorna você ao estado-padrão após o usuário tocar em uma tecla. Por exemplo, se um usuário pressionar a tecla Shift para exibir o estado de alteração de cada tecla e, em seguida, pressionar a tecla N, o teclado retornará ao estado não alterado depois de registrar a tecla pressionada.
•Modos permitidos. Atribui modos predefinidos a um teclado para tipos específicos de emulação e orientação.
Um modo deve ser selecionado para o tipo de emulação e orientação ou o teclado personalizado não pode ser usado no Velocity Client.
•Cor do plano de fundo. Define a cor do plano de fundo de um teclado. O espaço entre as teclas exibe essa cor.
•Estilo-padrão Define o estilo-padrão de todas as teclas. Se você alterar o padrão para um estilo diferente, todas as teclar usando o estilo-padrão antigo mudarão automaticamente para o novo padrão. Este campo está definido para o estilo normal por padrão. Para editar e criar estilos, consulte Usando o editor de estilo de teclado.
•Editar modelo. Inicializa o diálogo Editar modelo, onde você altera o layout e o tamanho das teclas, bem como adiciona e remove teclas em um modelo. Para obter mais informações, consulte Editando modelos de teclado.
O painel Teclas exibe todos os valores de teclas disponíveis que você pode adicionar a um teclado. Nesta seção do Velocity Console, você pode usar teclas predefinidas ou criar suas próprias teclas personalizadas para usar em vários teclados. As teclas exibidas aqui estão disponíveis em todos os projetos e permitem que você adicione os valores alfa e numéricos mais comuns, bem como símbolos e teclas personalizadas específicas do aplicativo.
Para adicionar uma tecla a um teclado, selecione a tecla no painel de teclas e arraste-a e solte-a no local desejado no painel Editor. Se você soltar uma tecla no painel Editor em uma tecla com um rótulo e valor preexistentes, a tecla original será substituída.
O painel Teclas consiste em múltiplas abas que categorizam os tipos de botão que você pode adicionar a um teclado:
•Guia QWERTY. Exibe todas as teclas normalmente encontradas em um teclado QWERTY padrão em seu estado normal. Se a opção Habilitar Estado de Alteração estiver selecionada no menu suspenso Editar e você arrastar uma tecla a partir desta guia, o estado de alteração também será aplicado ao teclado no painel Editor. Se você deseja habilitar essa configuração e não criar o estado de alteração de cada tecla, arraste para o teclado, clique em Editar> Desabilitar estado de alteração.
•Guia Shift. Exibe todas as teclas normalmente encontradas em um teclado QWERTY padrão em seu estado de alteração.
•Guia 123. Exibe todos os números e símbolos pré-gerados.
•Guia Função Exibe todas as teclas de função disponíveis e sua função associada, de F1 a F24.
•Guia 5250. Exibe todas as teclas pré-geradas disponíveis para a emulação de terminal IBM 5250.
•Guia 3270. Exibe todas as teclas pré-geradas disponíveis para a emulação de terminal IBM 3270.
•Guia VT Exibe todas as teclas pré-geradas disponíveis para a emulação de terminal VT.
•Guia Personalizar. Exibe todas as teclas personalizadas que você criou. Você pode criar mais teclas personalizadas clicando em Adicionar tecla. Isso cria uma nova tecla na guia passível de edição no painel Detalhes da tecla. Você pode adicionar ações especiais a teclas personalizadas, que estão descritas no Painel Detalhes da tecla. As teclas personalizadas não precisam ser adicionadas a um teclado no painel Editor para editá-las. Qualquer tecla personalizada criada aqui pode ser usada em todos os outros projetos.
O painel Detalhes da tecla permite que você defina rótulos e valores, faça upload de imagens personalizadas e altere os estilos de coloração das telas com base tecla a tecla. Quando você selecionar uma tecla do painel Editor ou a guia Personalizar no painel Teclas, será possível alternar os comportamentos da tecla por meio do painel Detalhes da tecla. Se nenhuma tecla for selecionada, o formulário não pode ser usado. Este painel não pode ser usado para editar teclas no painel de teclas, exceto aquelas encontradas na guia Personalizar.
No painel Detalhes da Tecla, você pode realizar as seguintes ações:
•Rótulo. O texto que aparece na tecla para identificar a função pretendida.
•Valor. A ação que ocorre quando uma tecla específica é pressionada. Os valores são geralmente texto, como números ou letras. Se você inserir várias letras, números ou símbolos para um valor de tecla, o aplicativo usará apenas a primeira letra ou número neste campo. As teclas também podem incluir valores adicionais para funções especiais. Por exemplo, uma tecla com a letra a teria um valor de a, enquanto que uma tecla com a tag LIMPAR teria um valor de {hex: 0003} para excluir todo o texto em um campo. Os valores suportados incluem:
•{hex:0000} – este valor associa a tecla com um código hexadecimal específico, o qual permite ações como, por exemplo, a limpeza de todo o texto em um campo. Todos os valores hexadecimais suportados estão incluídos como teclas predefinidas no painel Teclas. Para obter uma lista de valores hexadecimais aceitos, consulte Códigos e comandos de teclado.
•{special: scan} - habilita e desabilita a câmera ou o scanner do dispositivo.
•{modifier:shift/normal} - este valor cria a função da tecla Shift, alternando entre os estados shift e normal de um teclado. Por exemplo, se você quiser alterar o estado de alteração do seu teclado, use o valor {modifier:shift}. Para retornar ao estado normal do seu teclado do estado alterado, use o valor {modifier: normal}.
•{lock: shift} - bloqueia o teclado em seu estado Shift, como a tecla Caps Lock em um teclado-padrão do computador.
•{layout:keyboardName} – permite que você altere para outro teclado personalizado a partir do teclado atual. O nome do teclado deve ser inserido conforme aparece no painel Teclados. Por exemplo, se você quisesse exibir outro teclado personalizado chamado "123", digite {layout: 123} para criar um valor para esse teclado. Quando um usuário toca em uma tecla em um dispositivo móvel, o teclado 123 é exibido.
•Rótulo de pressionamento longo. O texto que aparece quando um usuário pressiona e segura uma tecla. Este campo só pode ser editado quando o botão Pressionar e segurar estiver selecionado no painel Editor.
•Valor de pressionamento longo. A ação que ocorre quando uma tecla específica é pressionada e segurada. Este campo aceita os mesmos valores que o campo Valor . Este campo só pode ser editado quando o botão Pressionar e segurar estiver selecionado no painel Editor.
•Imagem personalizada. Carregue uma imagem personalizada para exibir como o rótulo do botão. As imagens devem estar no formato .png e devem conter um plano de fundo transparente. Por padrão, clicar no botão Procurar, uma pasta no editor de teclado será aberta, listando todas as imagens de botões predefinidas. Quando você carregar uma nova imagem personalizada, ela será copiada automaticamente para a pasta Imagens da sua biblioteca do Editor de Teclado. Imagens menores são recomendadas, uma veza que tamanhos maiores de arquivo podem impactar o desempenho dos teclados no Ivanti Velocity Client.
•Estilo. A cor do botão e do texto quando estático ou tocado. Os estilos predefinidos podem ser acessados a partir daqui com base em teclas, ou o padrão pode ser editado navegando até Exibir > Estilos. Este campo só pode ser editado quando as opções Padrão ou Shift estiverem selecionadas no painel Editor. Para editar e criar estilos, consulte Usando o editor de estilo de teclado.
O painel Teclado permite importar, visualizar e editar teclados personalizados dentro do seu projeto. A importação de um teclado personalizado apenas vincula o arquivo do seu projeto atual ao seu projeto aberto. Um teclado único pode ser vinculado e editado em vários projetos.
Dentro deste painel, um teclado associado ao seu projeto pode ser selecionado e, em seguida, alterado no painel Editor.
No canto superior direito deste painel, é possível realizar as seguintes ações:
•Novo Adiciona um teclado de um modelo ao seu projeto. Ao adicionar um teclado, você deve fornecer um nome exclusivo para o teclado. Depois que o nome for inserido, um teclado personalizado será criado com base no modelo e seu nome aparecerá no painel Teclados.
•Importar. Importa um teclado personalizado local para o seu projeto. Depois de adicionar o teclado, ele aparecerá na lista de teclados associados ao seu projeto. Alterar o nome de um teclado importado mudará seu nome em qualquer outro projeto que use o teclado. Se nenhum outro projeto contiver teclados personalizados, você não pode importar um teclado.
•Clonar. Cria uma cópia do teclado selecionado com um novo nome. Esta opção é recomendada ao fazer alterações em um teclado personalizado usado em outros projetos os quais você não deseja que sejam afetados.
•Excluir. Remove o link ativo do teclado do projeto. Você também pode remover um teclado do seu projeto navegando até Editar> Remover teclado. Para excluir um teclado permanentemente, você deve navegar até [Pasta Documentos de Usuário]\AppData\Local\Velocity Console\KeyboardEditor\Library\KeyboardLibrary.xml, abrir o arquivo e excluir todo o texto para esse teclado entre as tags <layout></layout>
que contenham o nome no seu teclado.
Os teclados aparecem na ordem em que foram criados. Quando um pacote de teclados é implantado no Client, os usuários podem deslizar para a esquerda ou para a direita através de todos os teclados associados ao projeto. A ordem dos teclados no Velocity Client baseia-se na ordem em que estão neste painel.
Para alterar a ordem dos seus teclados, clique em Editar> Reordenar teclados. A caixa de diálogo Reordenar teclados aparece. Arraste e solte o título do teclado que deseja mover dentro da lista de teclados. Essa nova ordem será refletida no cliente de Emulação de Terminal quando os usuários do dispositivo deslizarem entre os teclados.
Para alterar configurações de teclado como altura, largura, transparência ou posição de encaixe, consulte Configurações do teclado.