Catálogo de Distribuição de Aplicativos
Use a página Distribuição de aplicativo > Catálogo de aplicativos para visualizar um resumo dos aplicativos configurados e o status de implantação deles.
Siga estas etapas para criar e distribuir um aplicativo. Selecione os links nas etapas para obter mais detalhes sobre elas.
- Selecione Distribuição de aplicativo > Catálogo de aplicativos.
- Selecione Adicionar para começar a configurar seu aplicativo.
- Na guia Visão geral, selecione Sem título (x) na parte superior e dê um nome à sua distribuição. Você também pode inserir uma Descrição mais detalhada e especificar se o aplicativo deve permitir Instalação sob demanda. Após criar uma distribuição de aplicativo, você pode iniciar instalações sob demanda na página Dispositivos. Para obter detalhes, consulte Instalando um aplicativo pela página Dispositivos.
- Na guia Pacote, use o construtor de ações para criar seu pacote.
- Na guia Distribuição, especifique os destinos, a configuração do aplicativo e o cronograma de instalação.
Informações adicionais
Eis algumas coisas adicionais que você deve saber sobre a página principal do Catálogo de Aplicativos.
A coluna Status da implantação mostra estes estados:
- Conforme: o aplicativo foi instalado com sucesso ou detectado como anteriormente instalado.
- Pendente: o aplicativo será instalado na próxima vez que o dispositivo fizer check-in (por padrão, a cada quatro horas) ou a instalação está em andamento.
- Não conforme: a instalação falhou.
Selecionar um item do status de implantação mostra uma visualização filtrada contendo todos os dispositivos nesse estado que sejam visados pelo aplicativo.
O menu de opções ( ) à direita permite Editar, Renomear, Clonar, Habilitar, Desabilitar ou Excluir um aplicativo.
A clonagem de um aplicativo é útil para criar modelos de aplicativo padronizados e faz o seguinte:
- Copia detalhes da guia Visão geral.
- Inclui apenas a versão mais recente do pacote.
- Desabilita todas as distribuições e remove alvos da distribuição padrão "Sistema - sob demanda".
Ao adicionar ou editar um aplicativo, a guia Visão geral permite editar o nome do pacote e inserir uma Descrição do aplicativo. Você também pode selecionar se o aplicativo permitirá Instalação sob demanda.
Pacotes sob demanda estão disponíveis na página Dispositivo, para instalação no dispositivo selecionado. Na página de detalhes de um dispositivo, use a ação Instalar aplicativo do painel Ações. Para obter mais informações, consulte Instalando um aplicativo pela página Dispositivos.
Ao adicionar ou editar um aplicativo, use o construtor de ações da guia Pacote para configurar quando e como o aplicativo deve ser instalado. A guia Pacote mantém o registro das edições de pacote que você salvou. Selecione uma versão e selecione Editar versão para basear suas edições nessa versão.
No editor de ações do pacote, arraste uma ação e solte-a na ordem de ocorrência desejada. Selecione uma ação na árvore do construtor para configurá-la. O construtor de ações é flexível, permitindo que você tenha várias ações Baixar, Executar e outras se o seu aplicativo exigir.
De modo geral, uma distribuição de aplicativo deve consistir em pelo menos uma ação Baixar e uma ação Executar. Para obter mais informações sobre as ações disponíveis, consulte Ações e regras de detecção do pacote de distribuição de aplicativo.
A ação de download pode baixar arquivos de um local HTTP(S) especificado. Se você tiver o Armazenamento de Blobs do Azure ou um Bucket Amazon S3, use o explorador de arquivos em nuvem da ação de download para incluir arquivos a partir deles.
Se você configurar a ação Baixar para usar o armazenamento em nuvem, certifique-se de que seus pontos de extremidade possam se conectar ao local de armazenamento. Para obter mais informações, consulte URLs, endereços IP e portas necessários.
As propriedades de ação do pacote incluem a opção Continuar em caso de falha, cujo padrão é desabilitado. Normalmente, o processamento do pacote é interrompido quando uma ação falha. Em casos raros, você pode permitir que o processamento do pacote continue em caso de falha. Depois de habilitar esta opção, quaisquer erros encontrados serão registrados como avisos, e a execução do pacote continuará normalmente. Por exemplo, você pode ter uma ação que desinstala uma versão mais antiga de um aplicativo, mas a versão mais antiga pode não existir em todos os dispositivos.
Versões do pacote
Ao editar um pacote no catálogo de aplicativos, a guia Pacote monitora as revisões do pacote. Quando você edita a versão de um pacote, salvá-la cria uma nova versão. A distribuição de aplicativo usará a versão mais recente do pacote para implantação quando for executada.
Um aplicativo que não for instalado com êxito passará por duas novas tentativas. Criar uma nova versão redefine esse contador.
A versão do pacote que foi instalada no dispositivo é exibida na página Status da implantação.
Use a guia Distribuição para identificar quais dispositivos serão visados e como e quando a distribuição ocorrerá.
Pode ser que você queira fazer várias distribuições de um aplicativo. Por exemplo, talvez você queira distribuir inicialmente a um grupo de teste e, depois, fazer distribuições adicionais que implementem o aplicativo no resto da empresa. Ou pode ser que você queria criar uma distribuição voltada a dispositivos iniciais na primeira semana, outra distribuição voltada a dispositivos adicionais na segunda semana e assim por diante.
Selecione o botão Adicionar distribuição para adicionar uma nova distribuição ou selecione uma distribuição existente para editá-la. Ao adicionar uma nova distribuição, dê um nome exclusivo a ela selecionando o nome na parte superior e editando-o. Você não poderá salvar as alterações até fazer isso.
Cada distribuição de um aplicativo contém:
- Um botão Habilitada/Desabilitada. Desabilitar uma distribuição habilitada não altera distribuições que já tenham sido concluídas. Isso desabilita apenas o direcionamento das distribuições que ainda não foram concluídas. Pode levar várias horas para que uma alteração nesse botão seja propagada aos agentes.
- Os destinos do aplicativo.
- O perfil de configuração do aplicativo a ser usado, que especifica instalar uma vez ou sempre exigir instalação.
- O agendamento do aplicativo.
Você pode segmentar a partir destas fontes:
- Dispositivos
- Grupos do Neurons
- Grupos LDAP do inventário de dispositivos ou do conector do Active Directory. Os grupos Ivanti Neurons e os grupos do inventário de dispositivos LDAP são resolvidos uma vez por dia. A resolução do grupo de conectores LDAP ocorre em tempo real. Ao adicionar um grupo LDAP, use a coluna Fonte para identificar a origem do grupo.
- Grupos LDAP
Agendando uma distribuição
Todas as distribuições incluem um agendamento. O agendamento padrão é Executar agora, o que significa que na próxima vez que o agente de distribuição de aplicativos for executado em um dispositivo de destino, esse aplicativo será instalado.
Por padrão, o agente de distribuição de aplicativos nos dispositivos verifica as atualizações de pacote a cada quatro horas. Além desse intervalo de verificação do agente, o serviço de direcionamento em nuvem que resolve os alvos de distribuição é executado a cada seis horas. É essa combinação de periodicidade que determina a rapidez com que um dispositivo de destino reagirá às mudanças na distribuição do aplicativo.
Quando você cria inicialmente uma distribuição, o serviço de direcionamento resolverá os destinos imediatamente. São principalmente as revisões posteriores de uma distribuição existente que estarão sujeitas à possiblidade de um intervalo de tempo maior, de até 10 horas.
Você também tem a opção Iniciar após a data e hora selecionadas. Com essa opção, o agente de distribuição de aplicativos irá aguardar e instalar o aplicativo após o tempo especificado. A hora pode ser Local ou UTC (Horário Universal Coordenado).
- Quando Local for selecionado, cada dispositivo executará o pacote depois que seu horário local atingir a data e hora selecionadas.
- Quando UTC for selecionado, todos os dispositivos executarão o pacote após a data e hora UTC selecionadas.
Noções básicas sobre distribuições padrão e prioridades de distribuição
Existem duas distribuições padrão que estão sempre incluídas e não podem ser removidas:
- Sistema - dispositivos excluídos: dispositivos que nunca devem instalar o aplicativo. Essa distribuição fica vazia por padrão. Cada aplicativo tem sua própria exclusão de dispositivos na distribuição. Adicione aqui os dispositivos que deseja excluir, conforme necessário. Se um dispositivo estiver nessa distribuição e também em outras que você adicionar para esse aplicativo, essa distribuição terá prioridade e o dispositivo não será visado.
- Sistema - instalações sob demanda: ao instalar um aplicativo em um dispositivo a partir da exibição Dispositivo, o dispositivo é adicionado a esta distribuição. Vem definida como Instalar uma vez (em oposição a Sempre exigir instalação). Você também pode adicionar dispositivos manualmente a esta distribuição. Se um dispositivo adicionado estiver disponível, agente de distribuição de aplicativos dele será contatado diretamente para que possa iniciar a instalação de imediato. Não é permitido visar grupos nesta distribuição.
Na guia Distribuição, as distribuições são classificadas por prioridade. A prioridade determina qual distribuição afetará o dispositivo se ele for alvo de várias distribuições. Se um dispositivo aparecer em múltiplas distribuições, serão usadas as opções de distribuição de maior prioridade, como aquelas que controlam quando o aplicativo será instalado.