Gerenciador de Licenças

O componente Gerenciador de Licenças do Ivanti Neurons for Spend Intelligence permite importar e visualizar contratos e licenças de software, ajudando você a entender, por exemplo, onde está gastando dinheiro, quem está usando cada software e onde pode haver problemas de conformidade.

Você acessa os componentes do Spend Intelligence na seção Software do painel de navegação esquerdo. Quando você clica em um componente do Spend Intelligence, a barra de navegação Spend Intelligence aparece, permitindo abrir diretamente cada uma das páginas do Spend Intelligence.

Assista a um vídeo relacionado (3:31)

Painel Gerenciador de Licenças

Para acessar o componente Gerenciador de Licenças, clique em Visão geral > Gerenciador de licenças na barra de navegação do Spend Intelligence. O painel do Gerenciador de Licenças é exibido com os seguintes blocos:

  • Licenças: mostra quantas licenças disponíveis você tem, com contagens separadas para licenças básicas, de assinatura e de manutenção.
    Clique nesse bloco para exibir a página Licenças, que fornece mais detalhes.
  • Contratos: mostra o número total de contratos e o número de contratos para cada um dos 3 principais fornecedores.
    Clique nesse bloco para exibir a página Contratos, que fornece mais detalhes.
  • Gasto acumulado no ano: mostra o gasto estimado com software desde o início do ano-calendário, junto com o número de transações sem informação de preço e o gasto com software nos 365 dias anteriores.
    Clique nesse bloco para exibir o painel Gasto.
  • Transações: mostra o número total de transações e o número de transações para cada um dos 3 principais fornecedores.
    Clique nesse bloco para exibir a página Transações, que fornece mais detalhes.

Abaixo desses blocos estão alguns gráficos:

  • Gasto mensal: gráfico de linhas que mostra o gasto mensal estimado nos 12 meses anteriores. Passe o mouse sobre os pontos no gráfico para ver mais detalhes. Assinaturas anuais são adicionadas ao mês em que são renovadas.
  • Principais fornecedores por contrato: mostra os 5 principais fornecedores por número de contratos.
  • Principais fornecedores por transações: mostra os 5 principais fornecedores por número de transações de licença.

Grades de dados

Em todo o Gerenciador de Licenças, há várias grades de dados com controles de paginação na parte inferior e ícones nos cabeçalhos das colunas para classificar e filtrar os dados. Acima da grade de dados, há ícones que permitem exportar os dados para Excel, selecionar as colunas a serem exibidas e limpar os filtros aplicados. Quando a quantidade de colunas na grade não cabe na largura da tela, aparece uma barra de rolagem horizontal, em telas grandes, ou você pode clicar em ícone mostrar colunas adicionais, em telas menores, para ver as colunas adicionais.

Muitas das grades de dados de contratos ou transações permitem adicionar e editar notas ou links URL para os registros individuais. Para fazer isso, marque as caixas de seleção ao lado dos registros desejados e clique em Editar Notas ou Editar Link URL no menu Ações. Pode ser necessário adicionar essas colunas à grade para visualizá-las.

Preços, custos e gastos

As licenças de software custam dinheiro, e um dos aspectos principais do Gerenciador de Licenças é ajudá-lo a controlar isso. Entretanto, o Gerenciador de Licenças não é um pacote financeiro nem se destina a fornecer números exatos - os valores exibidos são indicativos e têm como objetivo proporcionar uma visão geral e ajudar você a ter ideia de para onde seu dinheiro está indo.

Preço é a quantia de dinheiro pela qual o fornecedor anuncia o software, enquanto custo é a quantia que você realmente pagou. O gasto indica quanto dinheiro você gastou em software durante um período e pode ser composto por custos e preços.

Normalmente, se você importar transações de licença ou contratos com valores de custo associados, esses valores serão usados ​nos cálculos de gasto. Se você importar transações de licença ou contratos sem valores de custo associados, o Gerenciador de Licenças usará os valores da lista de preços ao cliente importada por você e, se não conseguir encontrar o respectivo preço ao cliente para um SKU, ele procurará o valor, na moeda do seu sistema, na Biblioteca de SKU Ivanti, que contém os preços de vários SKUs de software em algumas moedas. Todos os itens de software cujo custo não tenha sido identificado pelo Gerenciador de Licenças são destacados no bloco Gasto Acumulado no Ano, no painel inicial do Gerenciador de Licenças.

Os custos e preços associados aos pacotes são divididos igualmente entre os componentes do pacote.

Painel de gasto

Clique em Gasto na barra de navegação do Spend Intelligence para ver o painel Gasto, que inclui os seguintes blocos:

  • Custo de contratos ativos: mostra a soma dos valores financeiros de todas as transações para contratos que não expiraram, incluindo os valores dos três principais fornecedores.
  • Gastos de transação: mostra a soma dos valores financeiros de todas as suas transações e também mostra separadamente os valores das transações para Licenças, Assinaturas e Manutenção.
  • Custo de renovação: mostra a estimativa do custo de renovação das licenças que estão prestes a expirar, com base no custo original delas.

Abaixo dos blocos, há uma grade de dados que apresenta detalhes dos gastos em suas transações. A grade de dados tem as seguintes guias:

  • Transações com custos: lista, por SKU, as transações que têm dados de custo, incluindo a origem dos dados (Transação, Preço do Usuário ou SKU).
  • Transações sem custos: lista os SKUs das transações que não possuem dados de custo nas próprias transações, nem na lista de preços ao cliente, nem na Biblioteca de SKU da Ivanti.
  • Resumo de gastos: lista integralmente as licenças, assinaturas e manutenção que você adquiriu. Mostra o resumo dos seus direitos, incluindo o país de uso e o custo desses direitos.
    Clique nos números da coluna Quantidade para ver as transações correspondentes.

Especificando sua moeda

Usa-se uma única moeda para exibir todos os valores monetários e fazer todos os cálculos financeiros no Gerenciador de Licenças. Você especifica essa moeda selecionando-a na lista de moedas suportadas na página Configuração do Gerenciador de Licenças.

Certifique-se de que todos os valores monetários importados estejam na moeda especificada na página Configuração do Gerenciador de Licenças.

Para especificar a moeda usada:

  1. Clique em Configuração > Gerenciador de licenças na barra de navegação Spend Intelligence.
    A página Configuração do Gerenciador de Licenças é exibida.
  2. Clique em Alterar e, no menu suspenso Moeda da transação, selecione a moeda desejada e clique em Salvar.

Licenças

Clique em Direitos > Licenças na barra de navegação do Spend Intelligence para ver uma grade de dados com detalhes de suas licenças. A grade de dados possui 2 guias:

  • Licenças: exibe as licenças que estão disponíveis a você para cada combinação específica de fornecedor, produto, edição, versão e métrica, com uma linha adicional para as licenças ilimitadas de cada combinação.
    Clique nos números nas colunas de quantidade de licença para ver as transações correspondentes. Use esta guia para determinar sua disponibilidade de licenças (veja abaixo).
  • Comparação: ajuda a comparar seus passivos (o número de licenças necessárias para um título de software) com seus direitos (as licenças e assinaturas que você tem para o mesmo título).
    Clique nos números da coluna Licenças em uso para ver a lista de dispositivos em que o software está instalado. Para métricas do tipo Por Usuário ou similares, você poderá ver mais instalações do que passivos se o usuário tiver instalado o software em mais de um dispositivo. Use esta guia para equilibrar as instalações com a disponibilidade de licenças (veja abaixo).

ATENÇÃO: trate os valores da guia Comparação, especialmente na coluna Saldo, com muita cautela. Essa coluna mostra apenas uma indicação da sua posição de licenças. Para saber como usar a guia Comparação, consulte Comparando seus passivos e direitos.

Em cada guia, você pode clicar nos nomes dos produtos para ver detalhes das famílias de produtos associadas, o que pode fornecer mais contexto aos dados. Para mais informações sobre famílias de produtos, consulte abaixo.

Comparando seus passivos e direitos

Depois de ter configurado os conectores (consulte Configurando conectores) para importar as informações de inventário e ter importado os dados de licença e contrato (consulte Fontes de importação), você pode usar a grade Licenças para investigar como seus passivos (os softwares que você instalou) se equiparam aos seus direitos (as licenças que você possui).

O Ivanti Neurons for Spend Intelligence fornece um resumo dinâmico dos seus dados de licença e instalação, mas NÃO fornece uma posição formal das licenças efetivas.

Existem dois estágios para comparar passivos com direitos: primeiro você determina a sua disponibilidade de licenças, depois combina as licenças disponíveis com as instalações que foram descobertas.

Ao considerar licenças ilimitadas, lembre-se de que elas geralmente estão associadas a um local ou região específica, portanto, confirme as respectivas restrições antes de usá-las em seus cálculos de disponibilidade.

Determinando sua disponibilidade de licenças

A primeira etapa é usar a guia Licenças da grade de dados Licenças para calcular os direitos que você tem para um produto, determinando quais licenças podem ser aplicadas a versões mais recentes e, em seguida, fazendo o ajuste de atualização correspondente. Quando você importa licenças, o sistema mescla em uma única linha na guia Licenças todas as transações em que fornecedor, produto, edição, versão e métrica sejam os mesmos. Há também uma linha adicional para licenças ilimitadas de cada combinação.

Fornecedores diferentes usam terminologias distintas, mas, dentro do Ivanti Neurons for Spend Intelligence, os diferentes tipos de licença são identificados como licenças básicas, assinaturas, atualizações ou manutenção. A manutenção é identificada como ativa ou expirada e está associada à versão mais recente do produto que estiver disponível no intervalo de datas da licença. Pense nisso como o resumo agregado dos dados de licença importados.

O primeiro estágio para comparar passivos e direitos é determinar o seu direito ideal, com base nas licenças que importou. Muitas vezes, seu direito de usar um software não advém de você ter comprado uma licença para essa versão específica dele. Pode ser que você tenha comprado licenças para uma versão anterior do software e, depois, comprado uma atualização. Ou, quando comprou o software pela primeira vez, talvez tenha pago por uma manutenção, como o Software Assurance da Microsoft, que lhe concede o direito de usar a versão mais recente sem compras adicionais.

Exemplo

Por exemplo, se a guia Licenças na grade de dados Licenças mostra que, para a V1 de um produto, você tem 100 licenças básicas, com 100 na coluna Disponível, e também mostra que, para a V2 do mesmo produto, você tem 50 licenças de manutenção ativas, mas 0 na coluna Disponível, você pode ter permissão para fazer um ajuste de atualização. Depois de confirmar que essas licenças de manutenção ativas permitem a execução de 50 instâncias da V2, você pode adicionar um ajuste de atualização às duas versões para mostrar que tem direito a executar 50 instâncias de ambas as versões, adicionando 50 à linha da V2 e subtraindo 50 da linha da V1.

Versão

Licenças básicas

Manutenção ativa

Ajuste de atualização

Disponível

V2

0

50

+50

50

V1

100

0

-50

50

 

 

 

Soma: 0

 

Ao fazer um ajuste de atualização, certifique-se de subtrair a mesma quantidade de licenças que adicionar. O valor Soma abaixo da grade de dados deve sempre ser 0.

Definindo um ajuste de atualização

A prática recomendada é definir ajustes de atualização para um produto por vez. Embora seja possível definir o ajuste de atualização diretamente na grade de dados Licenças, geralmente é mais fácil fazê-lo na página da família de produtos, porque nela você vê apenas os produtos nos quais está interessado.

Para definir um ajuste de atualização:

  1. Clique em Direito > Licenças na barra de navegação do Spend Intelligence.
    A página Licenças é exibida.
  2. Na guia Licenças, clique no Produto para o qual deseja definir o ajuste de atualização.
    A página da família de produtos aparece, mostrando uma grade de dados com todos os produtos da família.
  3. Marque as caixas de seleção ao lado dos produtos que deseja ajustar.
    Lembre-se de que, para cada ajuste positivo feito, você deve fazer um ajuste negativo correspondente. Portanto, selecione todas as linhas necessárias para equilibrar os ajustes. Você pode repetir esse procedimento muitas vezes, portanto, se necessário, comece na parte inferior do fluxo de renovação e repita os ajustes de atualização para trazer a versão mais antiga para a versão mais recente.
  4. No menu Ações, clique em Editar ajustes da atualização.
    A página Editar Ajuste da Atualização é exibida.
  5. Na coluna Ajuste de atualização, insira um cálculo simples usando apenas os operadores + e -.
    Ao sair dela, a coluna Disponível é atualizada.
  6. Repita conforme necessário para cada produto, certificando-se de que a soma dos ajustes de atualização seja zero.
  7. Clique em ícone editar nota para adicionar uma nota descritiva de suas ações para consulta futura.
    As notas existentes aparecem como ícone de nota. Coloque o ponteiro do mouse sobre esse ícone para ver a nota em um pop-up.
  8. Depois de fazer todos os ajustes, clique em Salvar e Fechar.
    Os ajustes e as notas de atualização são salvos, e a coluna Disponível é atualizada.

Compatibilizando licenças com instalações

Depois de determinar quais licenças há disponíveis para um produto, é preciso equilibrá-las com os produtos que você instalou. Por exemplo, se estiver executando uma versão anterior de um produto, é possível que tenha o direito de rebaixar licenças posteriores para cobrir o passivo, o que pode ser mostrado adicionando-se um Ajuste de Rebaixamento. Você faz isso usando a guia Comparação da grade de dados Licenças.

Ao fazer um ajuste de rebaixamento, certifique-se de subtrair a mesma quantidade de licenças que adicionar. O valor Soma abaixo da grade de dados deve sempre ser 0.

Definindo um ajuste de rebaixamento

Assim como acontece na definição do ajuste de atualização, a prática recomendada é definir os ajustes de rebaixamento para um produto por vez. Embora seja possível definir o ajuste de rebaixamento diretamente na grade de dados Licenças, geralmente é mais fácil fazê-lo na página da família de produtos, porque nela você vê apenas os produtos nos quais está interessado.

Para definir um ajuste de rebaixamento:

  1. Na grade de dados Licenças, clique no Produto para o qual deseja definir o ajuste de rebaixamento.
    A página da família de produtos aparece, mostrando uma grade de dados com todos os produtos da família.
  2. Clique na guia Comparação e marque as caixas de seleção ao lado dos produtos que deseja ajustar.
    Lembre-se de que, para cada ajuste positivo feito, você deve fazer um ajuste negativo correspondente. Portanto, selecione todas as linhas necessárias para equilibrar os ajustes.
  3. No menu Ações, clique em Editar ajustes do rebaixamento.
    A página Editar Ajuste do Rebaixamento é exibida.
  4. Na coluna Ajuste de Rebaixamento, insira um cálculo simples usando apenas os operadores + e -.
    Ao sair dela, a coluna Saldo é atualizada.
  5. Se uma linha corresponde a uma licença ilimitada, a coluna Saldo exibe Ilimitado, e o valor Ajuste de Rebaixamento dela não tem efeito nem é salvo. Lembre-se de que as licenças ilimitadas geralmente estão associadas a um local ou região específica, portanto, confirme as respectivas restrições e use-as adequadamente em seus cálculos de disponibilidade.

  6. Repita conforme necessário para cada produto, certificando-se de que a soma dos ajustes de rebaixamento seja zero.
  7. Clique em ícone editar nota para adicionar uma nota descritiva de suas ações para consulta futura.
    As notas existentes aparecem como ícone de nota. Coloque o ponteiro do mouse sobre esse ícone para ver a nota em um pop-up.
  8. Depois de fazer todos os ajustes, clique em Salvar e Fechar.
    Os ajustes e as notas de rebaixamento são salvos, e a coluna Saldo é atualizada.

Entendendo o saldo e agindo

A coluna Saldo na guia Comparação da grade de dados Licenças fornece uma indicação da sua posição de licenças, NÃO uma posição das licenças efetivas.

Um valor negativo na coluna Saldo sugere que há um déficit: mas esse déficit aparente pode ser coberto por uma assinatura mais ampla ou por um caminho de rebaixamento de uma versão posterior. Da mesma forma, um valor positivo na coluna Saldo sugere que há um excedente: mas essas licenças adicionais talvez estejam vinculadas a um local específico ou sendo usadas para cobrir uma versão anterior. Clique no nome do produto para ver a página da família de produtos (veja abaixo), que apresenta informações adicionais para ajudar você a entender as licenças que possui para tal família.

O Saldo apresenta valores apenas para licenças com métrica do tipo Por Dispositivo ou

  • Por dispositivo ou similarFechado (Por dispositivo, por dispositivo nomeado, por instância, por servidor, por servidor nomeado, por instalação, por instalação nomeada, por instalação, por instalação nomeada, por computador, por estação) – nas quais é necessário haver uma licença correspondente para cada instalação.
  • Por usuário ou similarFechado (Usuário, por usuário, usuário nomeado, usuário sem nome) – nas quais é necessário haver uma licença correspondente para cada usuário do software.

Para métricas do tipo Por Núcleo, Por Processador e assim por diante, a coluna Saldo exibe N/A.

Lembre-se de que comprar licenças adicionais é apenas uma das formas de melhorar o Saldo: você também pode melhorá-lo desinstalando os softwares que não estão sendo usados (apesar de que, se você instalou um software, precisou ter uma licença para ele; e sempre verifique as regras de licença específicas do fornecedor para entender quais condições precisam ser atendidas na reatribuição da licença). Uma outra coluna que você pode adicionar à guia Comparação é Oportunidades de Recuperação, que mostra quantas instalações do software não foram usadas recentemente. Clique nos números dessa coluna para ver os dispositivos com alta chance de recuperação. Para mais informações, consulte Uso de software e identificação de oportunidades para recuperar licenças no tópico Insights de Software. Você também pode adicionar a data de Fim de Vida do produto à guia Comparação para balizar mais sua tomada de decisão.

Use os valores na guia Comparação para fins de orientação e informação. As melhores decisões sobre a sua posição de licenças são baseadas no forte entendimento de seus direitos e passivos.

Assista ao vídeo abaixo para ver como interpretar o resumo dinâmico dos dados de licença e instalação fornecidos no componente Gerenciador de Licenças do Ivanti Neurons for Spend Intelligence e, assim, compreender o estado atual da sua posição de licenças:

Assista a um vídeo relacionado (4:47)

Veja um vídeo de como usar o recurso de alinhamento de licenças para ajudar a determinar se você tem licenças suficientes para seu acervo de TI:

Assista a um vídeo relacionado (6:58)

Famílias de produtos

Se a grade de dados inclui o nome do produto, você pode clicar nele para ver a página correspondente da família de produtos, que combina informações sobre todas as versões e edições do produto num único painel. Isso ajuda a compreender melhor sua posição de licenças para um produto mostrando-lhe os passivos e direitos de todas as versões e edições, permitindo, por exemplo, identificar se os déficits em uma versão podem ser explicadas pelos excedentes em outra.

As páginas de família de produtos incluem blocos que mostram:

  • os números de cada tipo de licença para os produtos da família
  • (para software local) o número de instalações, oportunidades de recuperação associadas e instalações em fim de vida; ou (para software SaaS) o número de usuários ativos e inativos
  • uma estimativa do custo total de licenças para a família

Abaixo desses blocos está a grade de dados das licenças da família, com as mesmas guias descritas acima, na seção Licenças.

Contratos

O contrato é a estrutura que formaliza a compra do software e rege os termos de uso dele. Os contratos são identificados pela combinação de Fornecedor e Número do Contrato.

Clique em Direito > Contratos na barra de navegação do Spend Intelligence para ver a grade de dados Contratos, que apresenta os detalhes dos seus contratos, incluindo o Status deles: se o contrato está Ativo ou Expirado.

Clique nos números da coluna Transações para ver as transações associadas a um contrato específico. No menu Ações dessa grade de dados, você pode criar outras transações para o contrato ou editar ou excluir as transações já associadas a ele. Consulte Transações e tipos de produto para obter detalhes.

Criação, edição e exclusão de contratos

Na maioria das vezes, você gerencia os contratos no sistema importando-os conforme descrito em Fontes de importação. No entanto, você também pode criar, editar e excluir contratos do painel Contratos. As alterações feitas dessa forma são associadas à fonte de importação Alterações manuais.

Para criar um contrato:

  1. Na grade de dados Contratos, clique no menu Ações, depois clique em Criar contrato.
    O painel Criar Contrato é exibido.
  2. Insira o Fornecedor e o Número do Contrato.
    A combinação desses campos deve ser exclusiva.
  3. É melhor inserir o nome do fornecedor da forma como ele consta na Biblioteca de SKU. Por esse motivo, quando você começa a digitar o nome do fornecedor, as correspondências da Biblioteca de SKU aparecem em uma lista suspensa para você selecionar.
    Lista suspensa de fornecedores

  4. Preencha os campos restantes conforme necessário.
    Coloque o mouse sobre o ícone i na frente do rótulo do campo para obter informações sobre como preencher o campo.
  5. Clique em Criar.
    O contrato é criado.

Você pode editar contratos individualmente ou vários de uma vez.

Para editar contratos:

  1. Na grade de dados Contratos, marque as caixas de seleção dos contratos que deseja editar.
  2. No menu Ações, clique em Editar.
    O painel Editar Contrato é exibido.
  3. Atualize os campos conforme necessário.
    Se estiver editando vários contratos ao mesmo tempo, primeiro marque as caixas de seleção junto aos rótulos dos campos que deseja alterar. As alterações feitas nos campos marcados são aplicadas em todos os contratos selecionados, e os campos que não foram marcados permanecem inalterados em todos os contratos. Se você selecionar um campo e deixá-lo em branco, os valores desse campo serão apagados em todos os contratos selecionados. Você não pode editar o Fornecedor nem o Número do Contrato.
  4. Clique em Salvar.
    Os valores são salvos, e a grade de dados é atualizada.

Você pode excluir contratos que não tenham transações vinculadas.

Para excluir contratos:

  1. Na grade de dados Contratos, marque as caixas de seleção dos contratos que deseja excluir.
  2. No menu Ações, clique em Excluir.
    Após a confirmação, os contratos são excluídos.

No bloco Alterações manuais na página Fontes de Importação, clique em ícone excluir para:

  • remover todos os contratos e transações criados manualmente
  • reverter todos os contratos e transações atualizados
  • restaurar todos os contratos e transações excluídos

Transações e tipos de produto

Clique em Direito > Transações na barra de navegação do Spend Intelligence para ver a página Transações, que traz uma grade de dados com informações adicionais sobre suas transações. A grade de dados mostra cada transação importada, incluindo produto, quantidade, datas de efetivação, custo e o contrato ao qual a transação está vinculada.

Para ver mais informações sobre uma transação específica, clique em Detalhes, à esquerda da grade de dados.

Para ver os detalhes de seu Resumo de Transações da Microsoft, clique em Ferramentas de dados > Resumo de transações da Microsoft. Essa página apresenta uma visão agregada dos softwares Microsoft para os quais você tem direitos, incluindo a quantidade para cada tipo de contrato e o país de uso.

Essas informações ajudam quando você está tentando padronizar a forma como adquire software e quando está tentando assegurar que possui os contratos mais adequados em vigor.

Criação, edição e exclusão de transações

Na maioria das vezes, você gerencia as transações no sistema importando-as conforme descrito anteriormente. No entanto, você também pode criar, editar e excluir transações nos painéis Transações ou Gasto. As alterações feitas dessa forma são associadas à fonte de importação Alterações manuais (consulte Fontes de importação). Sempre que você cria, edita ou exclui uma transação, os valores nos painéis do Ivanti Neurons for Spend Intelligence são recalculados. Quando os cálculos forem concluídos, você poderá atualizar os painéis para ver os dados atualizados, incluindo aqueles oriundos de itens correspondentes na Biblioteca de SKU ou na Definitive Software Library.

Para criar uma transação:

  1. No menu Ações da grade de dados Transações, clique em Criar.
    O painel Criar Transação é exibido.
  2. Insira o Fornecedor.
  3. É melhor inserir o nome do fornecedor da forma como ele consta na Biblioteca de SKU. Por esse motivo, quando você começa a digitar o nome do fornecedor, as correspondências da Biblioteca de SKU aparecem em uma lista suspensa para você selecionar.
    Lista suspensa de fornecedores

  4. Insira o código SKU se você o souber.
    Se for encontrada uma correspondência para ambos os campos Fornecedor e Código SKU na biblioteca de SKU, o painel será atualizado com os campos do SKU correspondente.
  5. Preencha os campos restantes conforme necessário:
    • Se o Tipo de Produto não foi preenchido automaticamente com base nos valores em Fornecedor e Código SKU, certifique-se de selecionar o valor apropriado, pois isso afeta os resultados que você vê no Gerenciador de Licenças. Consulte Seleção do tipo de produto abaixo para obter mais informações.
    • Se você selecionar uma Recorrência de Custo diferente de Único, deverá definir o Início da Cobertura e o Fim da Cobertura.
    • Se você marcar a caixa de seleção Ilimitado, a Quantidade será definida como 1 e não poderá ser alterada.
  6. Clique em Criar.
    A transação é criada, e os dados no sistema são atualizados. Você será notificado quando o processamento dos dados for concluído.
    • Se você especificou um Número de contrato que já existe, a transação é vinculada a esse contrato.
    • Se você especificou um Número de Contrato que não existe, um novo contrato sem data de expiração é criado com esse Número de Contrato.
    • Se você não especificou um Número de Contrato, a transação não é vinculada a contrato algum.

Seleção do tipo de produto

O Tipo de Produto informa qual licença que você comprou, sendo usado pelo sistema para determinar o seu direito. Por exemplo: a transação pode ser para uma licença básica que lhe dá direito a usar uma versão específica de um título de software; ou para uma licença de atualização que lhe dá direito a atualizar para uma versão específica; ou para uma licença de manutenção que lhe dá direito a atualizar para qualquer nova versão durante a vigência do contrato de manutenção. Esses diferentes tipos de licença são tratados de maneira diferente no Gerenciador de Licenças, portanto, é importante selecionar o valor apropriado. Os fornecedores podem usar nomes diferentes para os diferentes tipos de licença disponíveis, portanto, se o Tipo de Produto não tiver sido preenchido automaticamente com base nos valores em Fornecedor e Código SKU, será preciso selecionar o valor correto no menu suspenso. Use a tabela abaixo para determinar qual tipo de produto no Gerenciador de Licenças corresponde melhor à descrição da sua transação.

Tipo de produto

Descrição

Exemplos

Indefinido

O valor padrão, tratado da mesma forma que Licença.

 

Licença

Licença básica que lhe dá o direito de usar uma versão específica de um título de software.

Licença básica, licença perpétua, licença Evergreen, licença Adobe AOO

Atualização

Licença que lhe dá o direito de atualizar a versão de um título de software para uma versão posterior específica, desde que você tenha uma licença básica.

Microsoft Step Up

Manutenção

Licença que lhe dá o direito de atualizar a versão atual de um título de software para qualquer nova versão lançada durante a vigência do contrato de manutenção, desde que você tenha uma licença básica. Normalmente, você precisa garantir que não haja nenhum hiato entre o término de um contrato de manutenção e o início do próximo.

Garantia de Software, Suporte de Produção/Básico VMware, Suporte e Atualização de Software Oracle

Licença e Manutenção

Licença básica com manutenção que lhe dá direito a instalar um título de software e atualizar para qualquer nova versão durante a vigência do contrato de manutenção.

Microsoft License & Software Assurance

Atualização e Manutenção

Licença que lhe dá direito a atualizar uma versão anterior de um título de software para a versão atual e, depois, para qualquer nova versão lançada durante a vigência do contrato de manutenção.

Microsoft Upgrade & Software Assurance, Upgrade Advantage

Assinatura

Licença para usar um aplicativo SaaS por determinado período.

Licença de nuvem, Microsoft 365, Adobe Creative Cloud, renovação de assinatura

Não é licença

Para transações em que você não quer contabilizar um direito adicional, como na situação de não poder rastrear a instalação correspondente. Essa opção lhe permite registrar a transação, mas não usá-la para comparar com o uso rastreado.

Licença Work From Home, Disk Kit, Document Kit

Assista a um vídeo relacionado (5:30)

Edição e exclusão de transações

As transações podem ser editadas individualmente ou várias de uma vez, no painel Transações, no painel Gasto ou na grade de dados Transações do Contrato.

Para editar transações:

  1. Na grade de dados Transações, marque as caixas de seleção das transações que deseja editar.
  2. No menu Ações, clique em Editar.
    O painel Editar Transação é exibido.
  3. Atualize os campos conforme necessário.
    Se estiver editando várias transações ao mesmo tempo, primeiro marque as caixas de seleção junto aos rótulos dos campos que deseja alterar. As alterações feitas nos campos marcados são aplicadas em todas as transações selecionadas, e os campos que não foram marcados permanecem inalterados em todas as transações. Se você selecionar um campo e deixá-lo em branco, os valores desse campo serão apagados em todas as transações selecionadas.
  4. Clique em Salvar.
    Os valores são salvos e os painéis são atualizados.

Quando você edita uma transação, os valores de custo mostrados no painel Editar Transação talvez difiram dos existentes na grade de dados Transações, que podem vir da biblioteca de SKU ou de uma lista de preços, caso os dados de custo não tenham sido incluídos na própria transação.

Para excluir transações:

  1. Na grade de dados Transações, marque as caixas de seleção das transações que deseja excluir.
  2. No menu Ações, clique em Excluir.
    Após a confirmação, as transações são excluídas.

No bloco Alterações manuais na página Fontes de Importação, clique em ícone excluir para:

  • remover todos os contratos e transações criados manualmente
  • reverter todos os contratos e transações atualizados
  • restaurar todos os contratos e transações excluídos

Expirações

Para saber mais sobre contratos e transações que já expiraram ou estão prestes a expirar, clique em Ferramentas de dados > Expirações na barra de navegação do Spend Intelligence para ver o painel Expirações. Essa página contém blocos que exibem os totais de expirações recentes e futuras de licenças e contratos, juntamente com uma indicação do custo de renovação. Abaixo dos blocos há uma grade de dados com duas guias:

  • Contratos: exibe detalhes dos contratos que expiram em breve.
  • Transações de licença: exibe detalhes das transações em que a própria licença ou o contrato primário vão expirar em breve.