Configurando conectores
Os conectores do Ivanti Neurons permitem importar dados sobre a sua organização, tais como dados de dispositivos ou de usuários, para dentro da Neurons Platform. O conector guarda os detalhes de quais dados coletar, onde coletá-los e quando e com que frequência importar essas informações no Neurons.
Para a maioria das fontes de dados suportadas pelo Neurons, você pode escolher entre dois tipos de conector: os que são executados na nuvem e os que usam um servidor de conector local. Para outras fontes de dados, apenas um destes tipos de conector estará disponível.
Os conectores de nuvem importam dados de serviços hospedados em nuvem, como Microsoft Azure ou AWS; você os adiciona ao servidor de conector em nuvem do Neurons. Os conectores locais importam dados de aplicativos locais, como o Ivanti Endpoint Manager, ou são genéricos, como o conector CSV. Os conectores locais exigem que você também prepare um servidor de conector local instalando o agente Ivanti Neurons com uma política que tenha o recurso Servidor de Conector habilitado.
Você pode ter quantos conectores e servidores de conectores locais forem necessários para coletar os dados quando e como desejar. Cada servidor de conector pode ter vários conectores, inclusive do mesmo tipo ou que acessem o mesmo aplicativo de origem.
Pode ser que outras funções de usuário além do administrador precisem visualizar e configurar os conectores. Para fazer isso, tais funções precisarão receber permissões para conectores. Para obter detalhes, consulte Controle de acesso.
Sobre os servidores de conector locais
Os conectores locais exigem que você instale o agente Ivanti Neurons com uma política que tenha o recurso Servidor de Conector habilitado, em um servidor Windows local que tenha acesso à sua fonte de dados. Isso permite que os dados sejam retransmitidos ao Neurons a partir do aplicativo de origem (por exemplo, Endpoint Manager).
Um servidor de conector local usa HTTPS (porta 443) para se comunicar. Saiba mais sobre URLs, endereços IP e portas necessários.
São necessários os seguintes requisitos mínimos para um servidor de conector local:
- Sistema operacional Microsoft Server compatível com a instalação do Agente Ivanti Neurons
- Processador Intel Core i7 2,5 GHz
- 8 GB de RAM
- 40 GB de espaço em disco
- Conexão de internet banda larga
Não é necessário ter um servidor de conector local para conectores de nuvem.
Como começar
Para começar a se conectar a um aplicativo de origem local, primeiro você precisa preencher o Neurons com um servidor de conector local.
Via de regra, os novos usuários perceberão que a página Conectores > Servidores de Conector exibe apenas a opção de servidor de conector em Nuvem até que um servidor de conector local seja adicionado. Não é necessário um servidor de conector local para conectores de nuvem — você pode adicionar imediatamente um ou mais desses conectores à opção Nuvem na página Servidores de Conector. Para configurar um conector de nuvem, consulte abaixo a seção Tarefas em andamento.
-
Faça login na sua conta Ivanti Neurons como Administrador.
-
No painel de navegação esquerdo, clique em Administrador > Conectores.
-
Na página Conectores disponíveis, clique no botão Baixar agente Neurons para baixar o agente Ivanti Neurons com a política Agentes de Infraestrutura, que tem o recurso Servidor de Conector habilitado por padrão. Como alternativa, crie uma política com o recurso Servidor de Conector e instale usando-a. Para obter mais detalhes, consulte Políticas do agente.
O diálogo de download é exibido. Clique em Baixar. -
Num servidor em seu ambiente que tenha acesso ao aplicativo de origem, execute o executável que você baixou. Ele instalará o agente com a política. Para obter informações sobre os requisitos de firewall, consulte URLs, endereços IP e portas necessários.
-
Retorne à sua sessão da web do Neurons. Pode levar alguns minutos para que o servidor do conector apareça na página Servidores de Conector. Depois disso, você pode adicionar conectores para começar a coletar dados de fontes específicas em horários específicos. Consulte a próxima seção para saber como configurar um conector.
Tarefas em andamento
- Clique em Administrador > Conectores e verifique se o alternador no topo da página está definido como Servidores de Conectores.
- Localize na lista o servidor de conector ao qual deseja adicionar o conector e clique em Adicionar conector. Use a opção Nuvem para adicionar um conector de nuvem para um serviço hospedado na nuvem.
- Na lista de conectores disponíveis, selecione o tipo de conector a ser criado.
- Configure as opções do conector. Para obter detalhes sobre conectores individuais, consulte a lista completa na parte inferior deste tópico.
- Para executar o conector imediatamente, clique em Salvar e executar no canto superior direito da página.
ou
Para salvar o conector e fazer com que ele não seja executado até o horário agendado, marque a caixa de seleção Ativo e clique em Salvar. - Para monitorar o progresso de seus conectores, mude o alternador na parte superior da página para Conectores. A lista de conectores mostra o status atual, o número de registros processados e o número de registros que não foram importados, bem como a última execução, a próxima execução e a duração da verificação. A importação pode demorar horas se houver muitos dados.
O conector Jamf Pro requer que você habilite uma opção no Jamf Pro antes de configurá-lo no Neurons. Para obter detalhes, consulte Conector do Jamf Pro. Da mesma forma, alguns conectores de nuvem da Microsoft exigem que você crie um aplicativo no Entra ID antes do uso. Para obter detalhes, consulte Criando aplicativos no Entra ID para conectores Microsoft.
Você também pode visualizar os registros importados na página Dispositivos. Para obter detalhes, consulte Dispositivos.
- Clique em Administrador > Conectores e verifique se o alternador no topo da página está definido como Conectores.
- Encontre o conector que deseja alterar e clique no ícone na coluna à direita.
- Selecione Executar Agora. O conector sincroniza todos os dados atuais.
Para conectores locais , o Ivanti Neurons baixa automaticamente um arquivo de log no seguinte caminho sempre que o conector é executado: C:\ProgramData\Ivanti\Ivanti Cloud Agent\Logs.
Esse caminho está localizado no servidor do conector (ou seja, o servidor host que tem o mecanismo do conector instalado e de onde o conector é executado). O caminho contém vários arquivos de log do Ivanti Neurons – procure o arquivo Collector.Engine.log.
Para conectores de nuvem, você pode baixar um arquivo zip contendo os arquivos de log de um determinado conector. Dependendo da quantidade de dados recolhidos, o download pode demorar um pouco para ser concluído.
- Clique em Administrador > Conectores para abrir a lista de conectores configurados.
- Localize o conector do qual você deseja visualizar o arquivo de log.
- Role até o final da linha, clique no menu de opções () e selecione Log.
No início do download, uma caixa de diálogo pop-up será aberta brevemente informando que os logs estão sendo recolhidos. Alguns navegadores continuarão o download sem problemas. Se algum bloqueador de pop-ups estiver habilitado no seu navegador, você poderá ver uma mensagem informando que o pop-up está bloqueado e precisa ser aprovado. Nesse caso, você precisará aprovar os pop-ups de ivanticloud.com antes de baixar o arquivo zip novamente.
O arquivo zip será baixado para o local de download configurado no seu navegador. O nome do arquivo conterá um carimbo de data e hora (ano, mês, dia) de quando o download ocorreu (por exemplo, Connector_4718c622_202409171647_logs.zip).
Você pode excluir os dados que foram importados por um conector no Ivanti Neurons. Essa ação apagará todos os dados importados por um determinado conector, mas deixará todos os outros dados descobertos, inventariados ou importados por outros conectores que você configurou. Se os únicos dados de um determinado registro tiverem sido importados pelo conector em questão, todo o registro será excluído.
Você também pode limpar dados importados como parte dos procedimentos para excluir um conector ou desinstalar um servidor de conector.
- Clique em Administrador > Conectores e verifique se o alternador no topo da página está definido como Conectores.
- Encontre o conector do qual deseja limpar os dados e clique no ícone na coluna da extrema direita.
- Selecione Limpar dados.
- Clique em Administrador > Conectores e verifique se o alternador no topo da página está definido como Conectores.
- Encontre o conector que deseja alterar e clique no ícone na coluna à direita.
- Selecione Desabilitar ou Excluir:
Se for desabilitar, você poderá reativar o conector acessando o mesmo menu e selecionando Habilitar.
Se for excluir, é recomendável selecionar também Limpar dados, o que excluirá todos os dados que foram importados pelo conector. Se você não selecionar essa opção, os dados ficarão órfãos; os registros não terão nenhuma fonte de dados ativa, mas ainda existirão no sistema. Se optar por não limpar os dados agora, poderá excluir os registros órfãos posteriormente. Para mais detalhes, consulte o procedimento abaixo.
- Clique em Administrador > Conectores e verifique se o alternador no topo da página está definido como Servidores de conectores.
- Localize o servidor de conector a ser desinstalado e clique no ícone no canto superior direito.
-
Para limpar todos os dados importados pelos conectores listados, selecione Limpar dados. Se você não selecionar essa opção após desinstalar o servidor de conector e os conectores associados, os dados recuperados pelos conectores permanecerão órfãos no Ivanti Neurons, sem uma fonte de dados ativa. Para excluir esses registros posteriormente, consulte o procedimento abaixo.
- Clique em Excluir ou Excluir tudo.
Se você não apagou seus dados durante o processo de exclusão do conector, poderá constatar que os registros importados por ele ainda são exibidos no Ivanti Neurons. Esses registros são considerados órfãos; eles não têm uma fonte de dados ativa, mas ainda existem no sistema.
Se o seu banco de dados Ivanti Neurons contiver registros órfãos, um banner amarelo será exibido na página Conectores alertando você sobre esses registros. Você pode clicar em Mostre-me para filtrar apenas os registros órfãos nos resultados. Você pode então excluir esses dados do sistema clicando no menu de opções em cada linha e selecionando Limpar dados.
Para obter uma visão geral dos atributos que são importados pelos conectores e de como os atributos correlacionam-se com os atributos de destino, consulte Mapeamento de dados do conector.
Para informações sobre os conectores disponíveis, consulte as seguintes páginas:
- Conector Adobe
- Conector Amazon Web Services (AWS)
- Conector Catchpoint - BETA
- Conector de importação CDW CSV
- Conector CrowdStrike
- Conector Cynerio
- Conector Dell Warranty
- Conector Importação Arquivo Genérico (CSV)
- Conector do Google Chrome Enterprise
- Conector Google Workspace
- Conector do Insight
- Conector do Intel Endpoint Management Assistant
- Conector do Ivanti Avalanche
- Conector do Ivanti Cherwell Service Management
- Conector do Ivanti Data Center Discovery
- Conector do Ivanti Desktop & Server Management
- Conector do Ivanti Endpoint Manager
- Conector do Ivanti Endpoint Security
- Conector do Ivanti Neurons for ITSM
- Conector do Ivanti Neurons for MDM
- Conector do Ivanti Neurons for Service Mapping - BETA
- Ivanti Patch for Configuration Manager
- Conector do Ivanti Pulse Profiler
- Conector do Ivanti Security Controls
- Conector do Jamf Pro
- Conector Lenovo Warranty - BETA
- Conector do Microsoft 365
- Conector do Microsoft Active Directory
- Conector do Microsoft Azure
- Conector do Microsoft Configuration Manager
- Conector Microsoft Defender para Ponto de Extremidade
- Conector Microsoft Entra ID
- Conector do Microsoft Intune
- Conector Okta
- Conector OneLogin
- Conector Qualys
- Conector Rapid7
- Conector Salesforce
- Conector do ServiceNow
- Conector Tenable
- Conector do VMware vCenter
- Conector do Workspace ONE