Insights de Software

Os dashboards de Insights de Software mostram os dados de software agregados a partir dos conectores que você configurou na Neurons Platform (consulte Configurando conectores). Os dados de dispositivo recebidos desses conectores são desduplicados e, em seguida, os dados de software são comparados com a Ivanti Definitive Software Library (DSL) para ver se há correspondência. Os painéis ajudam a identificar oportunidades de atualização, software em fim de vida, informações de uso de software e assim por diante. Você pode então usar essas informações para tomar decisões balizadas sobre seu acervo de software.

Você acessa os componentes do Spend Intelligence na seção Software do painel de navegação esquerdo. Quando você clica em um componente do Spend Intelligence, a barra de navegação Spend Intelligence aparece, permitindo abrir diretamente cada uma das páginas do Spend Intelligence.

Definitive Software Library (DSL) e reconhecimento

A Definitive Software Library é um repositório em constante evolução e crescimento contendo descrições normalizadas de títulos de software, os quais são usados ​​nos títulos de software mostrados no Spend Intelligence. Associadas às descrições normalizadas há uma abundância de descrições históricas descobertas e continuamente adicionadas, que se combinam para formar a base do reconhecimento inicial, no qual as descrições descobertas são correspondidas a uma única descrição normalizada. Descrições descobertas são continuamente adicionadas à DSL, com foco particular em publicadores de software de alto nível, como Microsoft e Adobe. Atualmente, a DSL contém milhares de publicadores de software e dezenas de milhares de produtos, proporcionando uma ampla cobertura.

Se quiser pedir um reconhecimento direcionado a algum produto ou publicador de software específico, faça uma solicitação no Portal Ivanti Ideas (abre em nova janela), incluindo o fornecedor, a versão e um link para o download do software. Para obter mais informações, consulte Como adicionar um item ao DSL (abre a Comunidade Ivanti em uma nova janela).

Esse reconhecimento de descrições descobertas significa, por exemplo, que se os dados descobertos incluírem instâncias dos seguintes itens:

  • MS SQL Server 2022
  • Microsoft SQL Server 2022

ambos serão identificados como Microsoft SQL Server 2022.

Da mesma forma, se todas as licenças secundárias de um produto usarem a mesma versão, serão reportadas no formato 10.x; e se um produto for componente de uma suíte ou pacote licenciado, não exigir licença, ou se todas as versões usarem a mesma licença, a versão será reportada como Genérica. Se os dados de descoberta forem insuficientes para que a DSL identifique com segurança a versão ou edição, eles serão deixados em branco.

A correspondência dos softwares descobertos com os itens na DSL também permite que os painéis identifiquem qual software requer ou não uma licença e quais títulos de software são aplicativos SaaS. Diferentemente do bloco Instâncias de Software, os dashboards de Insights de Software relatam somente os softwares que requerem licença.

Estatísticas DSL

Em 2 de outubro de 2024, o DSL incluía:

Versões e edições

Um título de software descoberto compreende dois valores: a string Programa e a string Versão . Esse par de valores é correspondido a um título normalizado na DSL durante o processo chamado de reconhecimento. O título normalizado na DSL é identificado por três valores obrigatórios (Fornecedor, Produto e Versão), bem como pelo valor opcional Edição para produtos como o Microsoft SQL Server. Se os valores descobertos não fornecerem informações suficientes para identificar especificamente todos os valores exigidos pela DSL, partes do título do software serão deixadas em branco.

Por exemplo, se um título descoberto tem a string Programa como Microsoft SQL Server Standard e a string Versão como 15.0.4249.2, o sistema identifica o Fornecedor como Microsoft, o Produto comoSQL Server, a Versão como 2019 e a Edição como Standard, fornecendo o título DSL como Microsoft SQL Server Standard 2019.

No entanto, se um título descoberto tem a string Programa como SQL Server e a string Versão como 15.0.4249.2, o sistema consegue identificar o Fornecedor como Microsoft, o Produto como SQL Server e a Versão como 2019, mas não consegue identificar a Edição. Como consequência, o título DSL é relatado como Microsoft SQL Server 2019.

Assista a um vídeo relacionado (4:07)

Sobre os dashboards

Para acessar os dashboards de Insights de Software, clique em Visão Geral > Insights de Software na barra de navegação do Spend Intelligence. O painel inicial tem os seguintes blocos:

  • Instâncias de SO de Servidor: o número de instâncias de sistemas operacionais de servidor no seu acervo.
    Clique neste bloco para exibir o painel Insights de Software do Servidor, que inclui um gráfico mostrando as principais categorias de software instaladas no seu acervo de servidores (excluindo sistemas operacionais), os 5 principais sistemas operacionais, o número de ISOs (Instâncias do Sistema Operacional) com cada tipo de partição e uma grade listando as instâncias dos sistemas operacionais de servidor.
  • Instâncias de SO de Cliente: o número de instâncias de sistemas operacionais de cliente no seu acervo
    Clique neste bloco para exibir o painel Insights de Software do Cliente, que inclui gráficos mostrando as principais categorias de software instaladas no seu acervo de clientes (excluindo sistemas operacionais), os 5 principais sistemas operacionais, os 5 principais fornecedores de software por produto e uma grade listando as instâncias dos sistemas operacionais do cliente.
  • Software Licenciável: o número de títulos de software diferentes que usam licenças no seu acervo
    Clique neste bloco para visualizar o dashboard Software Licenciável, que inclui blocos exibindo quantos títulos de software estão em fim de vida útil ou se aproximando dele, quantos títulos de software têm oportunidades de atualização e quantas oportunidades de recuperação de software foram descobertas.
    Abaixo desses blocos, está uma grade de dados com mais informações sobre os softwares licenciáveis no seu acervo, incluindo o número de instâncias de cada título e a capacidade de marcar títulos de software como Proibido. Clique em um nome na coluna Produto para exibir a página correspondente da família de produtos (consulte Famílias de produtos), que combina informações sobre todas as versões e edições do produto num único painel.
    O menu Pesquisas Salvas ícone para o menu de pesquisas salvas permite selecionar um conjunto salvo de filtros para a grade de dados:
    • Instalações do Microsoft 365: identifica instalações locais do Microsoft 365 no seu acervo
    • Instalações do Oracle Java: identifica instalações do JRE no seu acervo, a fim de que você possa desinstalá-las para evitar a necessidade de uma licença
    • Software Proibido: identifica softwares instalados que foram marcados como proibidos
  • Inventário de software: o número total de instalações de software no seu acervo.
    Clique nesse bloco para abrir o componente Inventário de Software da seção Software, onde você pode ver a lista dos títulos de software instalados, incluindo o número de instalações de cada título.
  • Principais Fornecedores - por Instalação: gráfico mostrando os 5 principais fornecedores no seu acervo pelo número de instalações de software.
  • Principais Fornecedores - por Produto: gráfico mostrando os 5 principais fornecedores no seu acervo pelo número de produtos
  • Principais Títulos de Software: gráfico mostrando os 5 títulos de software mais instalados no seu acervo que usam licenças (exceto sistemas operacionais e softwares da Ivanti).

Por motivos de desempenho, os dados desses gráficos podem ter sido calculados até 24 horas antes, caso em o horário de cálculo dos resumos aparece no painel. Para mais informações, consulte Desempenho do Insights de Software: pré-cálculo de resumos.

Você pode clicar em qualquer um dos segmentos do gráfico para exibir uma grade dos dados correspondentes. Você pode classificar e filtrar as grades, clicar em ícone limpar filtros para limpar os filtros e em Ícone Exportar CSV para exportar os dados da grade para Microsoft Excel (.xlsx) ou texto (.csv). Se você exportar uma grande quantidade de dados e houver alterações neles enquanto o processo estiver em andamento, poderão surgir entradas duplicadas nos dados exportados.

Sempre que a grade de dados incluir uma contagem de instalações, você pode clicar nesse número para ver os detalhes dos registros subjacentes - os detalhes dos itens de software no dispositivo selecionado ou os dispositivos para o item de software selecionado, conforme o caso.

Sempre que uma grade de dados fizer referência a um dispositivo específico, você pode clicar no nome dele para ver a página Detalhes do Dispositivo. Para mais informações sobre a página Detalhes do Dispositivo, consulte Dispositivos.

Software proibido

Talvez haja títulos de software que você não queira instalar no seu acervo. Você pode marcar esses títulos como Proibido e, em seguida, identificar as instâncias instaladas desse software para iniciar os procedimentos de remoção de software na sua organização.

Para marcar um título de software como Proibido:

  1. Clique em Software > Licenciável na barra de navegação do Spend Intelligence.
    A página Software Licenciável é exibida.
  2. Na grade Resumo de Software, marque as caixas de seleção ao lado dos títulos que deseja proibir.
  3. No menu Ações, clique em Proibir.
    A coluna Proibido é atualizada. Você pode usar o item Permitir no menu para desfazer essa ação.

Para identificar as instâncias instaladas de software proibido:

  1. Clique em Software > Licenciável na barra de navegação do Spend Intelligence.
    A página Software Licenciável é exibida.
  2. Na grade de dados Resumo de Software, selecione Proibido no filtro na parte superior da coluna Proibido .
    A grade de dados é atualizada para mostrar apenas software proibido.
  3. Clique no número na coluna Instalações.
    A grade de dados Instalações referente ao título do software é exibida, mostrando os dispositivos nos quais o software está instalado e o nome do usuário.

Esses valores também são relatados e podem ser definidos na página Inventário de Software. Para mais informações, consulte Software.

Identificar software em fim de vida útil e oportunidades de atualização

Um software em fim de vida útil não recebe mais suporte ou atualizações de segurança, portanto, é vital que você identifique essas vulnerabilidades no seu acervo. Da mesma forma, é bom identificar onde você tem software instalado que pode ser atualizado para uma versão posterior.

Clique em Software > Licenciável na barra de navegação do Spend Intelligence para ver o painel Software licenciável, que inclui os seguintes blocos:

  • Fim da vida útil: mostra o número de títulos de software em seu acervo que passaram da data de fim de vida útil, incluindo o número que chegou ao fim da vida útil nos 90 dias anteriores e que estão em fim de vida há mais de um ano.
  • Próximo fim da vida útil: mostra o número de títulos de software em seu acervo que não estão no fim da vida útil, destacando o número que deve chegar ao fim da vida útil nos próximos 30 e 60 dias.
  • Oportunidades de atualização: mostra quantos títulos de software em seu acervo não estão na versão mais recente.
  • Oportunidades de recuperação: mostra as oportunidades de recuperar softwares que não estão sendo usados. Para obter mais informações, consulte Uso de software e identificação de oportunidades para recuperar licenças.

Clique no bloco Fim da vida útil para ver uma grade listando os títulos de software que passaram do fim da vida útil ou clique no bloco Próximo fim da vida útil para ver uma grade listando os títulos de software com fim de vida no futuro. Essas grades de dados incluem uma contagem de instalações para cada título e algumas colunas cujas definições exatas podem variar para diferentes fornecedores, portanto, verifique com o fornecedor. Essas colunas, com descrições indicativas, são:

  • Fim da vida útil: a data em que o fornecedor parou de vender ou atualizar a versão do produto.
  • Disponibilidade geral: a data em que o fornecedor disponibilizou pela primeira vez a versão do produto para compra.
  • Fim do suporte: a data em que o fornecedor parou de fornecer suporte para a versão do produto.

Clique no bloco Oportunidades de atualização para ver uma grade listando os títulos de software que podem ser atualizados, junto com a contagem de instalações de cada título e o título da atualização sugerida.

Como alternativa, em Ferramentas de dados, clique em Fim da vida útil, Próximo fim da vida útilou Oportunidades de atualização.

Como identificar softwares em fim de vida útil ou passíveis de atualização usando Insights de Software e por que isso é importante:
Assista ao vídeo (3:52)

Uso de software e identificação de oportunidades para recuperar licenças

O dashboard Software Licenciável inclui o bloco Oportunidades de Recuperação, que mostra o número de instalações licenciáveis que não foram usadas recentemente. Você pode revisar esses itens para ver se eles podem ser desinstalados e, assim, reduzir suas obrigações de licenciamento.

Clique no bloco Oportunidades de recuperação ou em Ferramentas de dados > Oportunidades de recuperação para exibir uma grade listando todos os softwares licenciados instalados que não são usados há mais de 30 dias. A grade mostra o Nome de exibição do dispositivo que roda o software e os detalhes do software não utilizado, incluindo fornecedor, quando o software foi usado pela última vez, número de vezes que foi iniciado, número de dias desde que foi usado, número de minutos em que foi usado, quando foi verificado pela última para obtenção dessas informações e sua chance de recuperação.

A Possibilidade de Recuperação é calculada com base em quanto tempo se passou desde que o software foi usado:

BAIXA – entre 30 e 60 dias

MÉDIA – entre 60 e 90 dias

ALTA – mais de 90 dias

Antes de desinstalar o software, lembre-se de verificar a data na coluna Última Análise para garantir que os outros valores sejam baseados em dados recentes.

Você pode escolher quais colunas aparecem na grade Oportunidades de Recuperação clicando em ícone seletor de coluna.

Você pode entender melhor o uso de softwares no seu acervo usando a página Uso de Software. Acesse-a clicando em Uso de software em Ferramentas de dados na barra de navegação Spend Intelligence ou em Insights no menu principal. Para obter mais informações, consulte Uso de software.

Registrar um ticket de recuperação no Ivanti Neurons for ITSM a partir do Insights de Software

Se você tem o Ivanti Neurons for ITSM (na nuvem ou localmente) e configurou uma conexão entre o Insights de Software e o Ivanti Neurons for ITSM usando a página Configuração de Software (consulte Conectando Insights de Software ao Ivanti Neurons for ITSM), pode registrar, diretamente no dashboard Oportunidades de Recuperação, um incidente no Ivanti Neurons for ITSM para solicitar que um título de software seja removido de um dispositivo.

Para registrar um ticket de recuperação no dashboard Oportunidades de Recuperação:

  1. No dashboard Oportunidades de Recuperação, identifique um título de software que deseja remover de um dispositivo.
  2. À direita da linha, clique em ícone de reticências, depois em Recuperar.
    Uma solicitação é enviada ao Ivanti Neurons for ITSM para registrar o incidente necessário usando os valores especificados na guia Ivanti Neurons for ITSM da página Configuração de Software. A coluna Status da Recuperação muda para Solicitado.

Nas linhas em que a criação do incidente foi bem-sucedida, o ID do incidente é informado na coluna Status da Recuperação. Se a criação do incidente falhar, aparecerá Falhou. Passe o mouse sobre a entrada que falhou para ver um pop-up com mais informações sobre a falha. Quando tiver resolvido o problema que está causando a falha, clique em ícone de reticências, depois clique em Tentar recuperar novamente.
Também são adicionadas mensagens ao painel Notificações, que você pode acessar clicando em ícone de notificação na parte superior da página.

Assista a um vídeo relacionado (5:38)