Gerenciamento de SaaS

O componente Gerenciamento de SaaS fornece informações sobre suas assinaturas SaaS para permitir que você as gerencie melhor.

Você acessa os componentes do Spend Intelligence na seção Software do painel de navegação esquerdo. Quando você clica em um componente do Spend Intelligence, a barra de navegação Spend Intelligence aparece, permitindo abrir diretamente cada uma das páginas do Spend Intelligence.

Para ver o painel Gerenciamento de SaaS, clique em Visão geral > Gerenciamento de SaaS na barra de navegação do Spend Intelligence.

Assista a um vídeo relacionado (4:47)

Leia um artigo

A primeira etapa ao usar o componente Gerenciamento de SaaS é configurar um ou mais conectores para suas assinaturas de SaaS. Para obter informações sobre isso, consulte Configurando conectores. Há dois tipos de conector para você usar:

  • Conectores SSO (Microsoft Entra ID (Beta) e Okta)
  • conectores para aplicativos SaaS específicos (Adobe, Microsoft 365 (Beta) e Salesforce)

Se você usa o Microsoft Entra ID e quer permitir que os dados de uso sejam relatados, deve marcar a caixa de seleção Importar atividade de entrada SSO na página Conector Microsoft Entra ID.

Se você configurar vários conectores, os dados serão mesclados para lhe dar informações mais detalhadas sobre suas assinaturas de SaaS. Conectores SSO fornecem dados amplos e generalizados sobre os aplicativos SaaS acessados ​​por meio deles, ao passo que conectores de aplicativos SaaS específicos fornecem dados específicos sobre esse aplicativo. Cada conector relata informações sobre dados diferentes, portanto, combinar vários conectores fornece informações mais completas. Para obter detalhes sobre quais informações são importadas com cada conector, consulte a página do respectivo conector em Configurando conectores.

Informações de uso normalmente são coletadas apenas por conectores SSO, e somente se os usuários fizerem login no aplicativo por meio do aplicativo SSO.

Quando você importa licenças usando o a página Fontes de Importação (consulte Fontes de importação), o sistema identifica quais transações de licença são assinaturas vigentes para os aplicativos SaaS descobertos. Ele vincula essas transações ao aplicativo SaaS apropriado para ajudar você a entender sua conformidade. Na página do aplicativo SaaS específico, você pode desvincular essas transações ou vincular outras conforme necessário (consulte Vinculando e desvinculando transações).

Dashboard do Gerenciamento de SaaS

O bloco Última atualização de dados no dashboard do Gerenciamento de SaaS relata quando os dados usados ​​no componente Gerenciamento de SaaS foram atualizados pela última vez, usando seu horário local. Certifique-se de estar ciente de quando isso aconteceu antes de prosseguir. O painel também inclui os seguintes blocos, que mostram dados coletados da sua assinatura SSO conectada:

  • Usuários: mostra o número de usuários qualificados que possuem assinaturas de aplicativos SaaS, incluindo aqueles que estão ativos (nos últimos 30 dias) e inativos (sem atividade por mais de 30 dias). Contas que não possuem assinatura para usar o aplicativo, como as contas de administrador, são excluídas.
    Clique neste bloco para ver o painel Usuários, que apresenta mais informações sobre as contas de usuários SaaS no seu acervo de TI.
  • Aplicativos: mostra o total de aplicativos SaaS disponíveis, incluindo aqueles que são considerados de alto, médio ou baixo uso.

    Uso Alto - aplicativos que foram usados ​​por pelo menos 80% dos usuários nos últimos 90 dias

    Uso Médio - aplicativos que foram usados ​​por entre 50%-80% dos usuários nos últimos 90 dias

    Uso Baixo - aplicativos que foram usados ​​por menos de 50% dos usuários nos últimos 90 dias

    Clique neste bloco para ver o painel Aplicativos, que apresenta mais informações sobre os aplicativos SaaS no seu acervo.

  • O conector da Adobe por si só não fornece dados de uso, portanto, todos os resumos que exijam dados de uso da Adobe ficam vazios, a menos que um conector SSO esteja configurado.

Abaixo desses blocos, está o gráfico Gasto SaaS Mensal, que ajuda a monitorar seu gasto mensal em aplicativos SaaS. Existem duas linhas nesse gráfico:

  • Todas as Transações SaaS mostra o gasto mensal em aplicativos que estão identificados na Ivanti Definitive Software Library como aplicativos SaaS
  • Transações SaaS Vinculadas mostra o gasto mensal em aplicativos que foram vinculados a transações de assinaturas SaaS, seja automaticamente, quando você importou as licenças, ou manualmente, conforme descrito mais adiante nesta página

Se a linha Todas as Transações SaaS estiver acima da linha Transações SaaS Vinculadas, isso sugere haver transações de assinaturas SaaS que ainda não foram vinculadas a aplicativos SaaS. Se a linha Transações SaaS Vinculadas estiver acima da linha Todas as Transações SaaS, isso sugere haver transações de assinaturas SaaS vinculadas a aplicativos que não estão identificados como aplicativos SaaS na Definitive Software Library. Isso pode ocorrer por vários motivos, como ter um contrato especial com seu fornecedor, a licença ter uso híbrido ou a Definitive Software Library não ter sido atualizada.

Bloco Usuários

Clique no bloco Usuários no painel inicial do Gerenciamento de SaaS ou em Software > Usuários SaaS na barra de navegação do Spend Intelligence para ver o painel Usuários, que apresenta mais informações sobre os usuários com contas SaaS. Acima da grade de dados com todos os usuários estão os seguintes blocos:

  • Usuários duplicados: mostra quantos usuários têm o mesmo nome e sobrenome de outro usuário e, portanto, podem ter contas duplicadas.
  • Usuários com muitos aplicativos: mostra quantos usuários possuem mais de 20 aplicativos.
  • Usuários externos: mostra quantos usuários estão usando um domínio de e-mail que não é um dos domínios corporativos especificados na guia Gerenciamento de SaaS da página Configuração de Software (consulte Especificando domínios de e-mail corporativos).
  • Usuários inativos: mostra o número de usuários que não estão ativos em nenhum aplicativo há mais de 30 dias.

Clicar nesses blocos exibe uma grade de dados contendo os registros de usuário correspondentes com mais informações.

Para ver detalhes sobre determinado usuário, clique no nome dele em uma grade de dados para abrir a página Pessoas (para mais informações, consulte Pessoas).

Para ver todos os aplicativos que o usuário tem, clique no número na coluna Aplicativos. Para ver os aplicativos que o usuário tem, mas não usou nos últimos 90 dias, clique no número na coluna Aplicativos Dormentes/Ociosos.

Bloco Aplicativos

Clique no bloco Aplicativos no painel inicial do Gerenciamento de SaaS ou em Software > Aplicativos SaaS na barra de navegação do Spend Intelligence para ver o painel Aplicativos. Antes de prosseguir, verifique sempre a data e hora em que os dados foram atualizados pela última vez na parte superior da página. Existem dois blocos na parte superior do painel:

  • Uso ativo do aplicativo: um gráfico de barras mostrando a contagem de aplicativos por porcentagem de usuários ativos nos últimos 90 dias: Alto, Médio, Baixo ou Nenhum. Clique nas barras para ver os detalhes dos aplicativos naquele nível de uso.
  • Resumo do fornecedor: nuvem de palavras que mostra o número de usuários dos aplicativos de cada fornecedor.

Sob os blocos, há uma grade de dados que lista os aplicativos no seu acervo. Essa grade inclui o número de usuários e o nível de uso de cada aplicativo, juntamente com as fontes dessas informações, o gasto com o aplicativo nos 365 dias anteriores, o custo por usuário e o número de licenças de usuário para o aplicativo. Clique no número na coluna Licenças de usuário para ver as transações vinculadas que fornecem o número.

A coluna Usuários mostra o número de usuários que o aplicativo possui. Clique nesse número para ver a lista de usuários correspondente.

Clique em uma entrada na coluna Aplicativo da grade de dados para ver mais informações sobre esse aplicativo. As informações disponíveis dependem do aplicativo e do conector utilizado e podem incluir gráficos que mostram o número de usuários ativos e inativos do aplicativo e a tendência de usuários ativos e inativos. Sob esses gráficos, há uma grade de dados listando os usuários do aplicativo, incluindo a data em que usaram o aplicativo mais recentemente, se disponível.

Alguns aplicativos não informam seus dados de uso, caso em que esses campos são deixados em branco. Aplicativos que relatam dados de uso, mas nos quais nenhum dado é encontrado, são indicados pelo valor Nenhum.

Painéis específicos dos aplicativos

Se você configurar um conector para qualquer um dos aplicativos listados abaixo, um painel específico do aplicativo aparecerá quando você clicar nesse aplicativo no painel de aplicativos. Os painéis específicos dos aplicativos combinam dados do seu conector SSO e do conector do aplicativo para fornecer insights mais ricos. Se você não tiver um conector específico do aplicativo configurado, aparecerá uma mensagem sugerindo que você configure um para obter essas informações adicionais.

Adobe: um bloco mostra as unidades usadas e disponíveis para cada produto. Abaixo dele, há uma grade de dados dos usuários com o total de assinaturas e um link para os detalhes dessas assinaturas.

Microsoft 365: os blocos mostram as unidades usadas e disponíveis para cada assinatura e a tendência de usuários ativos e inativos. Abaixo desses blocos, há uma grade com dados dos usuários, incluindo seus e-mails, quer estejam ativos ou não, e a data em que estiveram ativos pela última vez.

Salesforce: os blocos mostram as licenças disponíveis e usadas para cada produto Salesforce e a tendência de usuários ativos e inativos. Abaixo desses blocos, há uma grade com dados dos usuários, incluindo seus e-mails, a contagem das assinaturas com um link para os respectivos detalhes e a data em que estiveram ativos pela última vez.
Clique nas colunas no bloco Uso do produto para ver quais usuários estão usando esses produtos.

Vinculando e desvinculando transações

Você pode alterar quais transações estão vinculadas a um aplicativo SaaS específico na página desse aplicativo.

Para alterar quais transações estão vinculadas a um aplicativo:

  1. Na grade de dados do painel Aplicativos, clique na entrada da coluna Aplicativo para a qual deseja alterar os links de transação.
    A página Produto referente ao aplicativo aparece.
  2. Na grade de dados abaixo dos gráficos, clique na guia Transações Vinculadas.
    A grade de dados mostra as transações que estão atualmente vinculadas ao produto. Você pode classificar e filtrar essa grade de dados.
  3. Para remover vínculos de transações existentes, marque as caixas de seleção ao lado das transações que deseja desvincular e, no menu Ações, clique em Desvincular Transações.
    Para vincular transações adicionais ao produto, clique em Vincular Transações. Isso exibe um painel lateral com a grade de dados de todas as transações disponíveis, onde você pode classificar e filtrar. Marque as caixas de seleção ao lado das transações que deseja vincular e clique em OK.
    Em ambos os casos, a grade de dados se atualiza para mostrar as transações vinculadas ao aplicativo.