Neurons (recurso)

O Ivanti Neurons (recurso) está sendo preterido e substituído pela nova experiência do Ivanti Neurons Bots. Consulte Migrando para o Neurons Bots para obter mais informações.

O Ivanti Neurons fornece aos departamentos de TI recursos poderosos de hiperautomação e, com uma interface que opera com pouco ou nenhum código e a diversidade de conteúdo pronto para uso, as organizações podem começar a resolver vários desafios no cenário de TI em poucos minutos.

O Ivanti Neurons é normalmente usado por administradores ou gerentes de TI responsáveis ​​pela produtividade, integridade ou segurança de vários usuários e dispositivos, ou por aqueles que fornecem ferramentas aos analistas de service desk para melhorar a capacidade destes de solucionar problemas. Há muitas consultas e ações de Neuron já prontas para começar a resolver problemas, mas o Ivanti Neurons também é infinitamente extensível, graças ao suporte a PowerShell e osquery.

O Ivanti Neurons compreende dois recursos separadamente licenciáveis: Neurons for Healing e Neurons Workspace.

Neurons for Healing

O Neurons for Healing pode ser usado ​​para aumentar a eficiência e a segurança de usuários e dispositivos, monitorando automaticamente o ambiente quanto a impedimentos de conformidade e de produtividade do usuário que possam revelar insights importantes. Isso permite automação de alertas e remediação de problemas para melhorar a proatividade acerca de problemas e alterações não relatados. Para obter mais detalhes, consulte Neurons for Healing.

Neurons Workspace

O Neurons Workspace ajuda as centrais de serviço a reduzir a complexidade, os tempos de espera demorados e os altos custos de escalonamento ao automatizar resoluções de incidentes e processos que os analistas podem invocar em determinado dispositivo para resolver um problema de suporte, acarretando maior produtividade e resoluções mais rápidas para o usuário final. Para obter mais detalhes, consulte Neurons Workspace.

Pré-requisitos

O Ivanti Neurons emprega vários componentes da Ivanti Neurons Platform para oferecer funcionalidades, sendo necessário configura-los antes de usar o Neurons:

Conector do Service Manager: deve ser configurado com credenciais de Ação para que possa criar tickets do Service Manager com os Neurons.

Agente Ivanti Neurons: usado para consultar dados em tempo real e entregar ações aos dispositivos. Também implanta e transporta dados osquery.

Grupos de dispositivos: a lista de dispositivos permite filtrar e classificar dispositivos com base em vários atributos. O conjunto resultante de dispositivos pode ser salvo como um grupo, que pode ser usado no Neurons para restringir uma consulta ou ação a esse grupo de dispositivos.

Alguns dos recursos do Neurons estão disponíveis apenas para usuários com a função apropriada. Para mais detalhes, consulte Controle de acesso

Introdução aos Neurons

A tela inicial do Neurons tem duas seções principais - dependendo da sua licença, você pode ver uma ou ambas. Na parte superior há blocos individuais para Neurons for Healing e Neurons Workspace. Cada bloco mostra quatro indicadores-chave de desempenho e é o principal ponto de acesso para gerenciar os Neurons contidos em cada recurso licenciável. Abaixo, fica posicionada a lista Alerta de Neurons. Além disso, também dá para acessar Histórico de Auditoria e Biblioteca e Marketplace usando os botões no canto superior direito.

Gerenciamento de Neurons

Na tela inicial do Neurons, clique em Neurons for Healing ou Neurons Workspace para ver a respectiva página de gerenciamento. Nela, você pode visualizar e acessar todos os Neurons pertencentes a qualquer um dos grupos e ver os indicadores gerais de desempenho, incluindo o número total de Neurons, o número total de Neurons ativos/publicados, a taxa de sucesso dos Neurons e o total de execuções dos Neurons.

Todos os Neurons pertencentes ao grupo são listados em uma tabela que inclui os seguintes detalhes:

  • Status: indica se o Neuron está ativo/inativo (Ivanti Neurons for Healing) ou publicado/não publicado (Ivanti Neurons Workspace).
  • Categoria: (aplica-se apenas a Neurons for Healing.) Existem quatro categorias projetadas em torno dos principais resultados de negócios, e cada uma delas contém alguns Neurons pré-construídos como ponto de partida:
    • Conformidade: para fornecer visibilidade e ação antecipadas contra ameaças de segurança ou problemas de conformidade.
    • Produtividade do usuário: para monitorar e atuar em problemas que possam impedir o usuário final de ser produtivo.
    • Continuidade do negócio: para monitorar e atuar em serviços ou dispositivos que possam afetar a continuidade do negócio se não estiverem disponíveis.
    • Otimização de recursos: para identificar oportunidades de economia de custos ou recursos.
  • Estágios: o número de estágios no fluxo de trabalho do Neuron.
  • Contagem de execuções: o número de vezes que o fluxo de trabalho do Neuron foi executado.
  • Taxa de sucesso: taxa percentual de sucesso na conclusão do fluxo de trabalho do Neuron.
  • Última execução: data em que o fluxo de trabalho do Neuron foi executado pela última vez.
  • Histórico: linha do tempo para mostrar as tendências de comportamento.

Clique em ícone de reticências para Clonar ou Excluir o Neuron.

Fluxo de trabalho do Neuron

Um Neuron, ou o fluxo de trabalho de um Neuron, é composto de uma série de estágios conectados e projetados para automatizar processos de negócio, podendo ser usado para descobrir, fornecer insights e executar ações. Você pode criar um fluxo de trabalho do zero ou personalizar um dos predefinidos usando o Construtor de Neuron; consulte Construtor de Fluxo de Trabalho do Neuron para obter detalhes.

Um fluxo de trabalho de Neuron pode residir em qualquer um dos dois grupos de recursos licenciáveis, Neurons for Healing ou Neurons Workspace, sendo construído usando o mesmo processo de criação de fluxo de trabalho. No entanto, existem diferenças importantes entre as configurações disponíveis com base no uso pretendido.

Neurons for Healing

Os Neurons residentes neste recurso podem ser invocados de forma manual, mas destinam-se originalmente a ser "ativados" e executados automaticamente ou mediante agendamento, visando grupos de dispositivos específicos. Para obter mais detalhes, consulte Neurons for Healing.

Neurons Workspace

Os Neurons residentes neste recurso também podem ser invocados de forma manual, mas destinam-se originalmente a ser "publicados" na exibição de dispositivos como ação personalizada para os analistas de suporte invocarem contra dispositivos específicos, a fim de resolver incidentes. Para obter mais detalhes, consulte Neurons Workspace.

Saída do Neuron

Em uma tela de gerenciamento do Neurons, clique em um Neuron para visualizar a tela Saída do Neuron, na qual você pode visualizar os resultados do fluxo de trabalho do Neuron.

O Log de Execução apresenta o histórico completo das execuções de um determinado Neuron:

ícone de bem-sucedido – bem-sucedido

ícone de parcialmente bem-sucedido - parcialmente bem-sucedido

ícone de ignorado - ignorado porque uma execução anterior estava em andamento

ícone de malsucedido – malsucedido

Clique em uma "Execução nº" para exibir as informações de saída, que incluem os KPIs para gatilho, data, duração e grupo de destino. Uma versão não editável do Neuron aparece.

A versão não editável do fluxo de trabalho do Neuron mostra o sucesso de cada estágio. Se o estágio foi bem-sucedido em todos os dispositivos, o ícone ícone de bem-sucedido aparecerá; se o estágio teve sucesso parcial (bem-sucedido em alguns dispositivos, mas não em todos), o ícone ícone de parcialmente bem-sucedido aparecerá; e se o estágio falhou em todos os dispositivos, o ícone ícone de malsucedido aparecerá. Para exibir os detalhes de saída de um estágio, clique nele para abrir o painel Saída do Estágio. No painel Saída do Estágio, clique em Exibir Detalhes da Ação para ver mais detalhes sobre a ação selecionada, incluindo em quais dispositivos ela teve sucesso ou falhou.

As seguintes ações estão disponíveis na barra de ferramentas do canto superior direita da página:

  • Editar Neuron: abrir o Construtor de Neuron.
  • Executar agora: acionar a execução manual do Neuron.
  • Histórico de auditoria: abrir o Histórico de Auditoria completo de todos os Neurons na categoria.

Alertas de Neuron

Os Alertas de Neuron aparecem na página inicial do Neurons. A tabela de alertas apresenta todos os alertas gerados para qualquer Neuron ativo que esteja configurado para gerar um alerta. Você pode classificar a tabela por ordem de prioridade, nome do Neuron, descrição ou data em que o fluxo de trabalho foi executado pela última vez. Clique em qualquer Neuron para exibir a página Saída do Neuron, com os detalhes da última instância executada.

Biblioteca

Na biblioteca, você pode visualizar e acessar todos os seus estágios, incluindo estágios padrão, estágios personalizados criados por você e estágios instalados a partir do marketplace.

Meus estágios

Contém todos os estágios disponíveis para uso nos seus Neurons. Você pode adicionar outros estágios à Biblioteca criando estágios personalizados ou instalando estágios a partir do Marketplace. Você pode pesquisar um estágio específico ou filtrá-los por Categoria; Personalizado, Consulta, Comum, Ação, Beta ou por Publicador.

Marketplace

Contém todos os estágios disponíveis criados pela Ivanti, que podem ser instalados na biblioteca para você usar nos seus Neurons. Você pode pesquisar um estágio específico ou filtrá-los por Categoria; Personalizado, Consulta, Ação ou por Publicador.

Histórico de auditoria

O histórico de auditoria lista todas as atividades do log de execução do Neuron, incluindo status de execução e conclusão com êxito ou falha. O horário de início e término é listado com a duração da execução. Você pode clicar em qualquer instância do Neuron para exibir a linha do tempo da instância.

Tópicos relacionados

Neurons for Healing

Neurons Workspace

Construtor de Fluxo de Trabalho do Neuron