Estágios de Neurons Bots
Os estágios são usados para construir um bot. Na página Editor de Neurons Bots, arraste um estágio para a área de trabalho. O painel Configurações do Estágio é exibido para você configurar a ação ou consulta. Os estágios devem estar conectados para criar o fluxo de trabalho no bot; consulte Configurações de conexão. Você pode selecionar um estágio nas categorias Estágios. Você também pode criar estágios personalizados e estágios do usuário para uso com o bot.
Categorias de estágio
A visão geral abaixo não lista todos os estágios individuais. Os estágios listados podem não estar disponíveis em todos os caminhos de configuração.
Usado para apresentar e filtrar informações de dispositivos que atendem aos critérios especificados. A saída e o contexto desse estágio de consulta podem ser passados aos estágios subsequentes no bot.
Por exemplo, mostrar dispositivos com menos de 10% de espaço livre no disco.
Os estágios de ação utilizam a Malha de Automação para executar ações. Algumas ações aceitam o uso de variáveis. Saiba mais sobre Variáveis de estágio.
- Filtrar resultados: você pode filtrar os resultados da consulta com base em propriedades personalizáveis. Depois de conectar um estágio de consulta integrado a um filtro, a lista suspensa Propriedade lista todas as propriedades disponíveis que podem ser selecionadas. Para visualizar detalhes das propriedades, vá ao painel Configurações do Estágio na consulta e selecione Informações do Estágio.
- Você também pode usar a funcionalidade Visualizar Consulta para avaliar todos os dispositivos de destino e usar a tabela de resultados para ver o formato e o intervalo de valores que podem ser filtrados.
- Você pode juntar várias consultas em sequência. Se isso for feito, todos os resultados serão combinados e ficarão disponíveis para serem filtrados ou usados em estágios de ação. Você pode alterar o comportamento de comparação do filtro conectado para que ele aplique a lógica AND (E) ou OR (OU) para determinar os resultados.
- Unir: use este estágio para unificar novamente um bot que se dividiu em ramificações separadas. Em Configurações do Estágio, selecione o comportamento de junção; Qualquer estado, Todos bem-sucedidos, Pelo menos um bem-sucedido.
- Definir variável: use este estágio para fornecer um ponto de referência consistente que pode ser configurado com valores padrão e atualizado por estágios com base nos resultados. Isso é útil quando você deseja usar uma única variável para fazer referência a um campo que pode ser atualizado a partir de consultas em diferentes ramificações. As variáveis que você pode estabelecer são definidas em Definir variáveis.
Estágios para acesso antecipado são disponibilizados aqui. Os estágios beta são oferecidos para permitir que a Ivanti colete feedback e dados sobre recursos futuros.
Estágios personalizados permitem que você execute um script personalizado. Você pode escolher entre os seguintes modelos de script:
- osquery: linguagem de código aberto baseada em SQL que pode ser usada para consultar e recuperar informações de dispositivos e oferece suporte a dispositivos Windows e Mac.
- Consulta do PowerShell: pode ser usada para consultar dispositivos Windows e macOS. Pode ser executada como sistema ou usuário logado.
- Ação Bash: pode ser usada para executar ações em dispositivos macOS.
- Ação de comando: executa comandos do prompt de comando do Windows no ponto de extremidade de destino. Pode ser executada como sistema ou usuário logado.
- Ação do Powershell: pode ser usada para executar ações em dispositivos Windows.
Saiba mais sobre Estágios personalizados
Estágios com função de lista permitem executar ações em resultados que sejam uma lista. Você pode, por exemplo, filtrar, classificar, contar ou somar a lista.
Se o resultado de um estágio com função de lista for novamente uma lista, você poderá adicionar outra função de lista para refinar ainda mais o resultado.
Na área de trabalho, você pode reconhecer um estágio que (supostamente) retorne um resultado de lista pela tag Lista.
Para aplicar um estágio com função de lista no seu fluxo de trabalho:
-
Adicione um estágio que tenha resultado em lista.
-
Adicione a função de lista desejada.
-
Usando , conecte os estágios das etapas 2 e 3.
Isso preencherá os valores em Selecionar lista no estágio da função de lista. -
Selecione a lista na qual deseja executar a função de lista.
-
A depender da função de lista, preencha a configuração restante do estágio.
-
Conclua o restante do fluxo de trabalho do bot e salve suas alterações.
Os estágios de interação permitem que um bot interaja e colete informações de usuários finais usando o Microsoft Teams. Você pode escolher entre os seguintes estágios de interação:
- Interação com MS Teams: permite que um bot interaja e colete informações de um usuário final por meio do Microsoft Teams. A mensagem é composta de um título, uma mensagem e uma opção de interação: botões ou entrada de texto livre.
- Mensagem do MS Teams: permite que um bot envie mensagens unidirecionais para usuários finais usando o Microsoft Teams. A mensagem é composta de um título e uma mensagem.
- Classificação do MS Teams: permite que um bot interaja e colete classificações de um usuário final por meio do Microsoft Teams. A mensagem contém um título, uma pergunta e uma classificação.
- Sentimento do MS Teams: permite que um bot interaja e colete informações de um usuário final por meio do Microsoft Teams. A mensagem é composta de um título, uma mensagem e uma opção de interação: botões ou entrada de texto livre.
Para saber mais, consulte Estágios do MS Teams.
Estágios do usuário são estágios com script personalizado. Eles são salvos e disponibilizados nesta seção do usuário para reutilização múltipla na criação do bot.
Saiba mais sobre Estágios do usuário.
Variáveis de estágio
As variáveis podem ser usadas nas configurações do estágio para passar informações entre os estágios e passar a saída de uma ação como entrada em outra ação.
Inserindo variáveis
Para inserir uma variável, abra Configurações do estágio. Qualquer campo que suporte variáveis exibirá o texto Ctrl + Espaço. Selecione Ctrl + Espaço para selecionar e inserir uma variável da lista.
Ao definir variáveis como entradas de script no PowerShell, use a sintaxe $myvar para fazer referência a essas variáveis em seu script.
Nome do bot: nome do bot atual.
Usuário de iniciação: Nome do usuário que iniciou o bot. Será ou um usuário ou um serviço do Neurons.
ID do usuário de iniciação: ID do usuário iniciador. Será ou um ID de usuário ou um serviço do Neurons.
Carimbo de data/hora (ISO): carimbo de data e hora atual no formato ISO.
Nome do dispositivo: recebe o nome do dispositivo atual dentro do estágio atual. Os nomes dos dispositivos retornados são separados por vírgulas.
Dados integrais do dispositivo: obtém todos os dados do dispositivo atual dentro do estágio atual. Será um objeto JSON.
Nome fornecido: nome do usuário final conectado.
Nome de exibição: nome completo do usuário final.
E-mail: e-mail do usuário final.
Existem modelos prontos para usar com as variáveis. Para requisitos mais complexos, há suporte a javascript usando handlebarsjs.
Configurações do estágio
Quando você arrasta um estágio para a área de trabalho e ele fica realçado, o painel Configurações do estágio é exibido. Use os parâmetros para configurar e personalizar cada estágio.
Você pode personalizar as configurações usando a função de script em Estágio do Usuário. Saiba mais sobre Estágios do usuário.
Cada estágio recebe um ID numérico exclusivo. Se o bot usar o mesmo estágio mais de uma vez, esse ID poderá ser usado para identificar os estágios individualmente.
Clique em Exibir informações do estágio para exibir as Informações do estágio, que mostra a descrição dele e todas as propriedades associadas. Essas informações podem ser usadas como critérios para filtrar os resultados da consulta.
Ative o botão Resultado influencia a pontuação DEX para exibir a seção Pesquisas na página do dispositivo.
Se as configurações de um estágio não tiverem sido definidas corretamente ou faltar alguma informação, o estágio terá uma borda vermelha, assim como a configuração que precisa de atenção. Assim que a configuração for concluída corretamente, a borda vermelha será removida.
Estágios descontinuados
Se houver disponível uma versão mais nova para algum estágio do bot, um banner amarelo exibirá Ação necessária: este bot contém 1 estágio que foi descontinuado. A borda do estágio obsoleto ficará amarela.
Selecione Atualizar para atualizar o estágio para a versão mais recente. Depois de concluído, o banner é descartado e a borda do estágio deixa de ser amarela.
Estágios desabilitados
Caso algum estágio do bot tenha sido excluído e esteja indisponível, um banner vermelho exibirá Ação necessária: este bot contém 1 estágio que foi desabilitado. A borda do estágio desativado ficará vermelha.
Você deve remover o estágio do bot. Uma vez feito isso, o banner será descartado.
Estágios fixados
Use a categoria Fixado para agrupar seus estágios mais usados.
Para fixar um estágio, passe o mouse sobre ele e selecione o ícone de alfinete .
Para desafixar um estágio, clique no ícone fixado .
Informações
Use o ícone de informações em qualquer estágio para exibir a descrição do que o estágio faz, informações específicas do sistema operacional e detalhes das configurações.