Gerenciar produtos

Gerenciar um produto indica que o produto está publicado no Microsoft Intune. Recomendamos que você gerencie todas as suas definições de configuração por meio do Patch for Intune, pois as substituições feitas no próprio Intune não serão refletidas no Patch for Intune quando versões futuras forem publicadas.

Se um arquivo de instalação não estiver disponível como download automático a partir do fornecedor, exigirá sideload. O sideload ocorre quando um arquivo de instalação precisa ser obtido manualmente do fornecedor. Isso pode acontecer, por exemplo, se um vendedor disponibilizar apenas o instalador mais recente e você quiser uma versão mais antiga, ou se o link de download do instalador estiver atrás de uma paywall, exigindo login no site do fornecedor. Nesses casos, é necessária a seleção ou intervenção manual. Para informações sobre como efetuar sideload no Ivanti Neurons Patch para Intune, consulte Gerenciar sideloads.

Configurar gerenciamento

Você pode configurar o gerenciamento de um produto na guia Produtos, conforme descrito abaixo, ou clicando em Configurar gerenciamento na página de detalhes do produto.

Assista a um vídeo relacionado (4:15)

Para gerenciar um produto:

  1. Selecione o(s) produto(s) para gerenciar.
  2. Selecione Gerenciar.
    Esse botão é desabilitado se você selecionar um produto que já seja gerenciado. O painel Configurar Gerenciamento é exibido.
  3. Se o produto requer sideload, Sideloads obrigatórios aparece na parte inferior do painel listando os sideloads necessários. Você precisa resolver o sideload antes de continuar.
    Para informações sobre sideload, consulte Gerenciar sideloads.
  4. No painel Configurar Gerenciamento, em Política de Atribuição, especifique se quer atribuir o produto a Grupos ou a uma campanha de Distribuição.
    • Se selecionou Grupos:
      1. Clique em Configurar grupos.
        O painel Atribuições de grupo aparece.
      2. Selecione os grupos necessários e, em seguida, usando os botões acima da lista, escolha o tipo de atribuição. Os botões Disponível e Obrigatório incluem menus suspensos para permitir que você escolha opções diferentes:
        • Disponível - Com aplicações de patch (padrão): o produto está disponível no portal da empresa e será corrigido quando instalado em um dispositivo
        • Disponível - Sem aplicações de patch: o produto está disponível no portal da empresa, mas não será corrigido quando instalado em um dispositivo
        • Obrigatório - Somente patch (padrão): se uma versão anterior do produto já estiver instalada em um dispositivo, ela será corrigida
        • Obrigatório - Novas instalações e aplicações de patch: se o produto não estiver instalado em um dispositivo, ele será instalado e será corrigido
        • Desatribuir: remove as atribuições de grupo

        Se você não estiver usando um escopo do Intune (consulte Selecionar um escopo do Intune (opcional)), poderá selecionar Todos os dispositivos no painel Atribuições de grupo para atribuir o produto a todos os dispositivos inscritos no Intune. Clique em Mostrar atribuídos para mostrar na lista apenas grupos com atribuições e use o campo para procurar grupos.

        Se um produto não suportar Apenas patches, a opção não estará disponível e, quando implantado, o produto será oferecido para instalação independentemente de uma versão anterior ter sido detectada ou não.

      3. Se o produto oferece suporte a vários idiomas, você pode especificar instaladores em idiomas específicos para grupos distintos. Selecione os grupos desejados, clique em Atribuir idioma e selecione o idioma necessário para esses grupos. Para detalhes sobre como definir idiomas padrão, consulte Opções de idioma.
      4. Você pode configurar outras Opções de grupo, conforme descrito em Opções de grupo.

    • Se você selecionou Distribuição, selecione a campanha de distribuição desejada. Para mais informações, consulte Campanhas de distribuição.
  5. Em Política de substituição de aplicativo, especifique como lidar com a instalação de novas versões do produto:
    • Oferecer todas as versões: a substituição é definida como nenhuma, e todas as versões são disponibilizadas para os usuários escolherem no Intune.
    • Oferecer a versão mais recente: a substituição fica definida como atualizar no Intune, e apenas a versão mais recente em cada cadeia de substituição é oferecida aos usuários. O Intune não desinstalará a versão anterior primeiro, apenas executará o instalador do produto. A desinstalação ou não de versões anteriores depende do instalador do produto.
    • Oferecer mais recente após desinstalar versões anteriores: a substituição fica definida como substituir no Intune, e apenas a versão mais recente em cada cadeia de substituição é oferecida aos usuários. O Intune desinstalará a versão anterior primeiro, antes de executar o instalador do produto. Se a desinstalação falhar, a nova instalação não será tentada.
  6. Em Aprovação da publicação da nova versão, especifique como lidar com novas versões de produtos:
    • Publicar novas versões automaticamente: quando uma nova versão do produto fica disponível, ela é publicada no Intune automaticamente, sem solicitar sua aprovação.
    • Revisar e publicar novas versões manualmente: quando uma nova versão do produto estiver disponível, você será solicitado a aprová-la. Selecionar essa opção exibe um novo controle que permite escolher quais tipos de versão requerem aprovação. Você pode exigir aprovação para todas as novas versões ou apenas para novas versões de compilação, versões secundárias ou versões principais. Isso permite que você aprove automaticamente versões ou patches secundários, mas impede a publicação de atualizações importantes até que você tenha concluído os testes apropriados.
      O prompt aparece no bloco Novas versões no painel, na parte superior da página e na coluna Alerta. Para obter mais informações, consulte Como aprovar novas versões.
  7. Se quiser associar categorias do Intune ao aplicativo, clique em Opções de publicação para exibir o painel Opções de Publicação.
    Para obter informações sobre como gerenciar categorias do Intune e modificar o comando de instalação, consulte Opções de publicação.
  8. Clique em OK para salvar as alterações.

Opções de idioma

Se um produto tem instaladores diferentes para idiomas distintos, você pode configurar qual versão de idioma do produto será publicada em cada grupo. Como parte disso, você pode especificar um idioma padrão para o sistema e também um idioma padrão para cada grupo. Tais padrões serão usados se você não definir um idioma específico para o grupo na configuração.

Para especificar o idioma padrão para o sistema e os grupos:

  1. Abra Administrador > Configurações do Patch for Intune.
  2. Em Idiomas padrão, selecione o idioma que deseja usar como Padrão global e clique em Salvar padrão global.
  3. Clique em Selecionar padrões do grupo.
    O painel Padrões de idioma do grupo é exibido.
  4. Selecione os grupos desejados, clique em Atribuir idioma e selecione o idioma necessário para esses grupos.
  5. Repita conforme necessário e clique em Salvar.
    As configurações padrão são salvas e o painel é fechado. Quando você gerencia um produto pela primeira vez, tais padrões são usados para definir o idioma dos instaladores usados, a menos que você selecione de outra forma.
    Nos produtos que já estão sendo gerenciados, os idiomas já foram definidos, e alterar os idiomas padrão aqui não altera os idiomas dos instaladores que estão sendo publicados. Para alterar o idioma dos instaladores de produtos já configurados, você precisa alterar o valor especificado na configuração do produto, conforme descrito em Configurar gerenciamento.

Opções de grupo

Você pode definir outras opções de grupo para configurar parâmetros adicionais de notificações, disponibilidade, prazos e opções de reinicialização.

Para configurar as opções de grupo:

  1. No painel Atribuições de grupo, clique em e depois em Opções disponíveis ou Opções obrigatórias, conforme necessário.
    O painel Opções de Grupo é exibido.
  2. Em Notificações do usuário final, especifique como as notificações do usuário final são tratadas:
    • Mostrar todas as notificações do sistema: o usuário final recebe notificações de todas as operações do aplicativo. Esta é a opção padrão.
    • Mostrar notificações do sistema para reinicializações do computador: o usuário final recebe notificações somente quando é necessário reiniciar o computador.
    • Ocultar todas as notificações do sistema: o usuário final não recebe nenhuma notificação.
  3. Em Disponibilidade, especifique quando o produto é disponibilizado aos pontos de extremidade:
    • O mais rápido possível: o produto é disponibilizado sem demora. Esta é a opção padrão.
    • Um atraso específico: o produto fica disponível após o número de dias configurado em Atraso.
    • Hora do dia: o produto fica disponível após o número de dias configurado em Atraso, na Hora do diaespecificada. Use ícone relógio para definir a hora em incrementos de 30 minutos e, em Fuso horário, escolha entre UTC ou o fuso horário do dispositivo em que o produto está instalado.
  4. Em Prazo de instalação (somente para Opções obrigatórias), configure o prazo de quando o produto deve ser instalado nos pontos de extremidade:
    • O mais rápido possível: o produto deve ser instalado sem demora.
    • Um atraso específico: o produto deve ser instalado dentro do número de dias configurado em Atraso.
    • Hora do dia: o produto deve ser instalado dentro do número de dias configurado em Atraso, até a Hora do dia especificada. Use ícone relógio para definir a hora em incrementos de 30 minutos e, em Fuso horário, escolha entre Horário Universal Coordenado (UTC) ou o fuso horário do dispositivo em que o produto está instalado.
  5. Em Período de tolerância para reiniciar, configure um período de tolerância quando a instalação de um produto exigir a reinicialização do computador para ser concluída:
    • Desabilitado: não há período de tolerância, e o computador é reiniciado imediatamente após a instalação do produto ser concluída.
    • Habilitado: o período de tolerância para reinício está habilitado. Use Período de tolerância para reinicialização do dispositivo para configurar a duração, em minutos, do período de tolerância, de até no máximo duas semanas (20.160 minutos). Use Diálogo de contagem regressiva da reinicialização para configurar quantos minutos antes de uma reinicialização os usuários finais serão alertados sobre o evento.
  6. Se você habilitou Período de tolerância para reiniciar, especifique em Permitir que o usuário adie a notificação de reinicialização se os usuários finais podem ou não adiar a reinicialização do computador. Se você escolher Sim, então em Selecione a duração do adiamento, defina um valor em minutos inferior à duração do período de tolerância da reinicialização.
  7. Se o locatário Patch for Intune estiver conectado a um locatário Microsoft Intune (ou a um escopo nesse locatário) que tenha filtros apropriados disponíveis, a seção Modo de filtro será habilitada. Você pode usar essa seção para selecionar Filtros de dispositivo do Intune que permitem incluir ou excluir dispositivos na atribuição.
  8. Volte para Configurar Gerenciamento e selecione OK.

Os produtos agora estão programados para serem publicados no Intune. A publicação normalmente ocorre em questão de minutos. Use a coluna Status na lista Produtos Gerenciados para monitorar o status da importação.

Ao começar a gerenciar um ou mais novos produtos, a contagem no bloco Produtos gerenciados é incrementada, e a contagem no bloco Produtos não gerenciados é diminuída. No entanto, se o processo de gerenciamento falhar, a contagem no bloco Publicações com falha será incrementada. Selecione o bloco Publicações com falha para ver quais produtos falharam.

Alterne para o Intune para verificar se os produtos foram adicionados com êxito ao seu ambiente Intune. Nessa altura, você pode executar a funcionalidade normal do Intune nos produtos publicados. Por exemplo, exibir as propriedades do produto e executar edições usando a infraestrutura existente do Intune.

Opções de publicação

Se você tiver a função Administrador do Intune ou Administrador global no Intune, as Opções de publicação permitem que você gerencie as categorias do Intune de dentro do Ivanti Neurons Patch for Intune. As Opções de publicação também permitem que todos os usuários do Ivanti Neurons Patch for Intune modifiquem o comando de instalação, mostrem um aplicativo como destaque no portal da empresa e especifiquem se os ícones especificados no Patch for Intune serão publicados no Intune.

Para acessar o painel Opções de Publicação, no painel Configurar Gerenciamento, clique em Opções de Publicação. Para retornar ao painel Configurar gerenciamento, clique em Ícone Voltar.

Atribuições de categoria

Em Atribuições de categoria, selecione as categorias do Intune que deseja associar ao aplicativo.

Para gerenciar categorias do Intune:

  1. Clique em Gerenciar categorias personalizadas.
    A caixa de diálogo Gerenciar Categorias Personalizadas é exibida, mostrando uma lista classificável de categorias existentes com uma caixa de pesquisa.
  2. Para adicionar uma nova categoria ao Intune, clique em Ícone Adicionar uma linha.
    Uma nova linha aparece no topo da lista de categorias.
  3. Digite o nome da nova categoria e clique em Ícone Salvar.
    A nova categoria é salva no Intune. Como alternativa, clique em Ícone Cancelar para cancelar.

Para renomear categorias do Intune:

  1. Na lista Nomes de categoria, clique em Ícone Editar ao lado da categoria que deseja renomear.
  2. Edite o nome da categoria e clique em Ícone Salvar. Como alternativa, clique em Ícone Cancelar para cancelar.
    A categoria é atualizada no Intune, inclusive em todos os aplicativos em que já foi usada.

Para excluir categorias do Intune:

  1. Na lista Nomes de categoria, clique em Ícone excluir ao lado da categoria que deseja excluir.
    Após a confirmação, a categoria é excluída do Intune e removida de todos os aplicativos onde foi usada.

Comando de instalação

Todos os produtos suportados são fornecidos com um comando de instalação testado. No entanto, você pode modificá-lo, se necessário.

Para personalizar o comando de instalação:

  1. No painel Configurar Gerenciamento, clique em Opções de publicação.
    O painel Opções de Publicação é exibido, mostrando o comando de instalação atual e indicando se ele foi personalizado.
  2. Clique em Personalizar abaixo da caixa Comando de instalação.
    O diálogo Personalizar Comando de Instalação é exibido. O campo Comando Base é somente leitura e mostra o comando de instalação obrigatório.
  3. Na caixa Parâmetros, digite os valores que deseja usar.
    A caixa somente leitura da prévia é atualizada para mostrar o comando de instalação completo que será usado.
  4. Sempre teste comandos personalizados localmente antes de disponibilizá-los para seus pontos de extremidade.

  5. Clique em OK para salvar as alterações.
    O diálogo Personalizar Comando de Instalação é fechado, mostrando o comando de instalação atualizado. Clique em Restaurar padrão se quiser restaurar o comando padrão.
  6. Clique em Ícone Voltar para retornar ao painel Configurar Gerenciamento.

Opções do Intune e do Portal da Empresa

Na parte inferior do painel, há outras opções:

  • Em Aplicativo em destaque, selecione Mostrar como destaque no Portal da Empresa se quiser evidenciar um aplicativo no portal da empresa.
  • Em Ícone do produto, desmarque Incluir o ícone do produto ao importar para o Intune se não quiser usar os ícones definidos na página do produto (consulte Selecionando um ícone de produto para o portal da empresa) no Intune.

Limpeza automática de versões anteriores

Alguns produtos lançam novas versões com frequência, de modo que excluir-lhes as versões mais antigas (consulte Excluindo produtos do Intune) pode acabar consumindo bastante tempo. Para produtos assim, você pode habilitar a limpeza automática de versões antigas nas Opções de publicação da configuração. Você pode definir quantas versões do produto serão retidas e também especificar versões adicionais para reter. Todas as outras versões serão excluídas automaticamente do Patch for Intune e do próprio Intune quando versões mais recentes estiverem disponíveis.

Para configurar a limpeza automática de um produto:

  1. No painel Configurar Gerenciamento, clique em Opções de publicação.
    O painel Opções de publicação aparece.
  2. Selecione Habilitar limpeza automática.
    O campo Versões a reter aparece.
  3. Em Versões a reter, insira quantas versões que deseja reter.

Além de manter as versões mais recentes, você pode especificar versões adicionais a serem retidas.

Para reter uma versão adicional específica:

  1. Abra a página do produto.
  2. Para a versão que você deseja reter, clique em ícone de reticências e, em seguida, clique em Reter versão.
    Essa versão não será excluída automaticamente. ícone de versão retida aparece ao lado da versão.
  3. Para remover a configuração de retenção, clique em ícone de reticências e, em seguida, clique em Parar de reter versão.

Gerenciar sideloads

Se o produto que você deseja gerenciar exigir sideload, Necessário sideload aparecerá na parte inferior do painel Configurar Gerenciamento. Você precisa resolver o sideload antes de continuar.

Para adicionar um arquivo de sideload:

  1. Na guia Produtos, selecione o produto que requer sideload e clique em Gerenciar.
    O painel Configurar Gerenciamento é exibido. Na parte inferior do painel, são mostrados os sideloads necessários.
  2. Em Sideloads necessários, selecione o link do produto para o qual deseja fazer o sideload.
    Aparece um painel que permite baixar os arquivos necessários.
  3. Para adicionar o sideload de uma versão específica do produto, selecione a versão na página do produto e clique em Gerenciar sideload.

  4. Na coluna Adquirir em, clique no link do arquivo desejado.
    A página de download apropriada aparece em uma nova janela do navegador.
  5. Depois de baixar o arquivo necessário, clique em Escolher arquivo ao lado do arquivo baixado, navegue até o arquivo baixado e clique em Abrir.
    O arquivo é carregado no seu locatário, e o Status muda para mostrar o progresso. O arquivo é verificado quanto a vírus e validado para garantir que o arquivo correto tenha sido devidamente carregado. Uma vez concluído o upload, o botão Escolher arquivo muda para Limpar, e você pode fechar o painel e prosseguir com o gerenciamento do produto.
    Para remover um arquivo carregado, clique em Limpar.

Se um produto exigir vários instaladores, a verificação e o empacotamento não serão iniciados até que todos os arquivos tenham sido fornecidos.

Se uma publicação falhar devido a problema de sideload, uma mensagem aparecerá na coluna Alerta na guia Produtos . Clique no alerta para acessar o painel de sideload correspondente e resolver o problema.