Visão geral de Gerenciamento de Energia

A função de gerenciamento de energia permite que você controle o estado das máquinas físicas e as máquinas virtuais online em sua organização. Os motivos principais para usar o gerenciamento de energia são:

  • Preparar suas máquinas para tarefas de manutenção
  • Reduzir consumo de energia e barulho
  • Reduzir custos operacionais
  • Prolongar vida de bateria

Você pode desligar, reiniciar ou despertar máquinas imediatamente ou em uma base programada. Você também tem a capacidade de colocar as máquinas em um estado de suspensão ou hibernação.

DICA: Se quiser executar tarefas avançadas em máquinas virtuais offline que residam num hipervisor ESXi, você pode fazer isso usando o recurso Inventário Virtual.

Informações de como fazer

Para obter informações sobre como realizar tarefas de gerenciamento de energia, consulte:

Opções de Implementação Extremamente Flexível

O Security Controls fornece várias maneiras de implementar as opções de gerenciamento de energia.

  • Desligamentos ou reinicializações imediatos sem aviso para o usuário: você pode desligar ou reiniciar uma ou mais máquinas conectadas a partir da Exibição de Máquinas ou Exibição de Análises usando um comando de clique do botão direito.. As máquinas devem estar em um estado totalmente ligado para aceitar o comando desligar ou reiniciar. Estas ações imediatas serão normalmente usadas para fins de manutenção quando você não puder esperar que as máquinas sejam desligadas ou reiniciadas. Ao executar um reinício imediato de uma máquina ele será sempre retornado a um estado totalmente ligado. Para obter mais informações, consulte Desligar Notas de Implementação e Reiniciar Notas de Implementação.
  • Desligamentos ou Reinicializações Agendados Com Um Aviso de Usuário: Você pode desligar ou reiniciar uma ou mais máquinas conectadas usando um modelo de estado de energia. A vantagem de usar um modelo de estado de energia é que ele lhe dá a opção para fornecer um aviso para quaisquer usuários ativos das máquinas. Ele também permite que você agende a ação para acontecer imediatamente ou em algum momento no futuro.
  • Reinicializações e desligamentos agendados são normalmente usados para reduzir a energia ou desligar as máquinas à noite, nos fins de semana ou nos feriados. Isso pode ser usado para cumprir uma iniciativa "ecológica" corporativa economizando energia quando as máquinas não estão sendo usadas. As máquinas devem inicialmente estar em um estado totalmente ligado para o trabalho agendado ser executado.

  • Iniciar o estado de suspensão ou hibernação com ou sem reinicialização prévia: Um modelo de estado de energia pode ser usado para colocar as máquinas em um estado de suspensão ou um estado de hibernação. Você pode optar por executar a ação com ou sem a reinicialização prévia das máquinas alvo. Como todos os trabalhos iniciados usando um modelo de estado de energia, você pode agendar o trabalho para executar agora ou em algum momento no futuro. Para obter mais informações, consulte Notas de Implementação de Suspensão e Hibernação.
  • Wake-on-LAN imediata ou agendada: O recurso Wake-on-LAN (WoL) é usado para retornar máquinas para um estado totalmente ligado. Isto é executado de Exibição de Máquina ou Exibição de Análise usando um comando de clique do botão direito. Qualquer máquina conectada que está suspensa, hibernando ou desligada (mas com energia disponível para a placa de rede) pode ser despertado por um pedido de WoL. Um motivo comum para usar WoL é ligar as máquinas que tenham sido desligados durante a noite ou durante o fim-de-semana prolongado, fazendo as máquinas prontas para uso para o próximo dia de trabalho. Outra razão pode ser ligar as máquinas antes da execução de tarefas de manutenção tais como análises de patch ou de ativos baseadas em console. Máquinas que estão suspensas, hibernando ou desligadas não podem ser analisadas, então usar o recurso WoL garante que suas tarefas de manutenção serão executadas no horário.
  • A solicitação de Wake-on-LAN pode ser emitida imediatamente ou ele pode ser programado para ocorrer em um momento específico. É como agendar um despertador para cada máquina. Para obter mais informações sobre WoL, consulte Notas de Implementação Wake-on-LAN.

    Máquinas que estão suspensas, hibernando ou desligadas não podem ser reiniciadas ou despertadas usando um modelo de estado de energia, eles devem ser despertados usando o recurso WoL.

Solução sem agente vs. Baseada em agente

Tarefas de gerenciamento de energia podem ser executadas usando um método baseado em sem agente ou com agente. Esta seção descreve o método sem agente. Para obter informações sobre como executar tarefas de energia baseado em agente, consulte Criando e Configurando uma Tarefa de Energia.

Uma tarefa de estado de energia sem agente vai enviar um pequeno número de arquivos do console para cada máquina alvo. Se um grande número de máquinas estiver envolvido, isso pode afetar o desempenho de sua rede.