Gerenciar aplicativos Windows

Os usuários podem gerenciar o ciclo de vida completo (importação, configuração, agendamento, distribuição, atualização e remoção) de aplicativos Windows. Os processos de distribuição e atualização de aplicativos têm suporte por meio do console MDM. Para mais detalhes sobre como gerenciar aplicativos Windows e outros aplicativos, consulte Configuração do aplicativo, Percepção de aplicativo e App Catalog.

Tipos de aplicativos suportados

  • Interno (verifique as opções em Adicionando um aplicativo interno na seção App Catalog )
  • MSB (integração do Microsoft Store for Business)
  • Loja pública (via integração nativa da Microsoft Store). A região da Microsoft Store pode ser definida em Aplicativos > Configurações do catálogo. Para mais informações, consulte Adicionando um aplicativo de uma loja pública na seção App Catalog.

Extensões de aplicativo suportadas

Controle de aplicativo

A configuração Controle de Aplicativo controla a instalação do aplicativo em cada dispositivo. Para mais informações, consulte Configuração de controle do aplicativo: Controle os apps que serão instalados por dispositivo.

Pacotes e dependências

Estão disponíveis os seguintes recursos diferentes: 

  1. Aplicativos do Windows podem ser definidos como pré-requisitos para todos os tipos de aplicativo. Para informações sobre como definir pré-requisitos de aplicativo, consulte Implantando dependências de aplicativo.
  2. As dependências em Dependências do Aplicativo e Outros Pacotes de APPX e pacotes APPX. Na página Visualizando detalhes do aplicativo, revise a seção Dependências do Aplicativo e Outros Pacotes.
  3. Os aplicativos Win32 suportam a seleção do código de produto correto (MSIs), linhas de comando e variáveis. Uma lista com opções comuns de linha de comando pode ser encontrada aqui.

Scripts

Os scripts são suportados via cliente Ivanti Bridge. Para informações sobre como configurar os Scripts, consulte o Ivanti Bridge

Assim que o Ivanti Bridge estiver instalado nos dispositivos, os scripts podem ser distribuídos da seguinte forma:

  • No nível do dispositivo, com Scripts e Ações via ação do Ivanti Bridge
  • Via configuração do Ivanti Bridge (acesse Configurações > Bridge)

Scripts e arquivos pré e pós-instalação

Para arquivos .exe e .MSI

Você pode configurar scripts de pré e pós-instalação do PowerShell, scripts de registro e arquivos executáveis do Windows (.exe), bem como baixar outros tipos de arquivo para apps Windows no nível de Detalhes do Aplicativo.

Ao adicionar um novo script ou arquivo de pré ou pós-instalação, a tela do Ivanti Bridge é exibida. Você pode anexar o script ou arquivo, adicionar um argumento de script e também fornecer um local de destino para os arquivos. O script de pré-instalação deve ser executado com sucesso no dispositivo antes de se enviar o comando de instalação do aplicativo para o dispositivo. Os scripts e arquivos pré e pós-instalação serão executados/instalados na mesma ordem em que foram carregados no console. Se o download ou a instalação do script de pré-instalação falhar, a instalação do aplicativo não poderá prosseguir.

Se o script de pós-instalação falhar, você poderá visualizar os erros na página de detalhes do dispositivo na seção Logs do dispositivo. Além disso, você não pode reverter os scripts de pré-instalação/arquivos baixados nem os arquivos .exe instalados caso as ações de pós-instalação falhem.

Você pode reordenar os scripts e arquivos de pré ou pós-instalação usando a opção Priorizar Scripts e Arquivos. Essa opção estará disponível apenas se houver pelo menos dois ou mais scripts ou arquivos disponíveis. Usando essa opção, você pode arrastar e soltar os arquivos ou scripts dentro de suas respectivas seções, pré ou pós, e não de uma seção para outra.

Comportamento e configurações de instalação

Aplicativos Windows suportam os seguintes recursos:

Para mais detalhes sobre as opções de comportamento de instalação, consulte Configuração do aplicativo

Aplicativos MSI e EXE (instalados usando o Bridge) oferecem suporte a instalações com sessões MDM sem usuário.

Por exemplo, nos seguintes cenários:

  • O dispositivo foi reiniciado e ainda não há nenhum usuário conectado
  • O usuário saiu da sessão do Windows
  • O dispositivo foi inscrito no modo Autopilot sem usuário (autoimplantação ou pré-provisionamento)
  • Os aplicativos são instalados no nível do dispositivo

Permite instalar os aplicativos MSI de maneira mais eficiente, por exemplo, durante a inscrição do Autopilot ou durante a noite, quando ninguém estiver usando o dispositivo Windows. Quando se usa o reempacotamento simples para EXEs no MSI, ele pode ser instalado, mas não atualizado ou excluído. O pacote MSI real tem conexão com o CSP. Outros tipos de aplicativos serão instalados depois que o usuário fizer login.

Tunnel for Windows (VPN por aplicativo)

O Tunnel é um aplicativo nativo autônomo do Windows. Está atualmente disponível na Microsoft Store para distribuição aos dispositivos. Cria uma configuração de VPN por Aplicativo. Necessário implantação do Sentry. Para configurar o aplicativo Tunnel, acesse Configurações > +Adicionar > procure Tunnel (escolha as configurações que suportem dispositivos Windows). Selecione o perfil do Sentry e defina as configurações para começar a fazer o tunneling dos dados do aplicativo pelo Sentry. Para configurar um Servidor Sentry, acesse Administrador > Infraestrutura > Sentry.

Inventário de aplicativos

O inventário de aplicativos e software instalado em sua frota de dispositivos Windows pode ser monitorado em dois níveis:

  • Para verificar os aplicativos instalados em seus dispositivos, vá para Dispositivos > Inventário de aplicativos
  • Para verificar o inventário no nível do dispositivo, vá para Dispositivos > escolha um dispositivo > clique em Aplicativos instalados

Os administradores podem definir intervalos para coleta de inventário de aplicativos Windows. Acesse Administrador > Windows > Intervalos de Inventário de Aplicativos. Os intervalos são usados quando a configuração de privacidade está definida para coletar todos os aplicativos do dispositivo. Para definir a Configuração de Privacidade, acesse Configurações > +Adicionar > procure Privacidade > escolha Coletar inventário de aplicativos para todos os aplicativos no dispositivo. Selecione os tipos de aplicativo a serem coletados.

Catálogo de Aplicativos Corporativos (Apps@Work)

Os clientes podem habilitar um Catálogo Corporativo em dispositivos Windows usando o Apps@Work. O Apps@Work é disponibilizado e implantado por meio do Catálogo de Aplicativos no Neurons for UEM. Para mais informações, consulte Apps@Work (iOS, Android, Windows e macOS).