Edge Intelligence
O Edge Intelligence fornece insights em tempo real, bem como recursos de correção e alerta para o seu ambiente. Os dados são recuperados dos dispositivos em tempo real, no momento em que você solicita.
Você pode inserir as perguntas da forma que faria em voz alta - por exemplo, "mostre o status do firewall". Como alternativa, há várias consultas predefinidas disponíveis, relativas a Segurança, Integridade e Inventário.
Uma seleção dessas consultas também pode ser executada em um dispositivo selecionado na página Dispositivos. Consulte também Detalhes do dispositivo.
Após a instalação do agente Ivanti Neurons com o recurso Edge Intelligence habilitado em um dispositivo, ele começará a responder às consultas. Para detalhes sobre como instalar o agente, consulte Agente Ivanti Neurons.
Alguns recursos do Edge Intelligence, como executar ações ou definir alertas, estão disponíveis apenas para usuários com a função apropriada.
Para informações sobre como gerenciar funções, consulte Funções.
Você pode acessar o Edge Intelligence a partir do menu, em Insights > Edge Intelligence.
Página de aterrissagem
Por padrão, e dependendo das configurações, quando você acessa o Edge Intelligence, a Visão Geral do Agente se abre com um mapa exibindo as localizações dos agentes no seu ambiente. O mapa é atualizado quando você seleciona um destino predefinido (consulte Direcionamento, abaixo).
No canto superior direito do mapa, selecione X para fechar o mapa e exibir a lista de consultas predefinidas disponíveis. Desmarque a opção Mostrar como página de aterrissagem para pular a Visão Geral do Agente ao acessar o Edge Intelligence.
Se você já desmarcou Mostrar como página de aterrissagem, mas deseja ativar a opção novamente, clique na seção que lista quantos agentes estão on-line (xx/yy on-line), à direita do campo de consulta do Edge Intelligence.
Direcionamento
No canto superior direito da tela, você pode selecionar um destino predefinido na lista para limitar as consultas a um subconjunto dos pontos de extremidade em seu ambiente. O contador para o número de pontos de extremidade on-line muda dependendo do destino predefinido selecionado.
Todas as consultas serão limitadas aos pontos de extremidade no destino, desde que o destino seja selecionado. Se uma consulta tiver sido executada enquanto um destino estava selecionado, o widget de consulta exibirá o nome do destino no título.
Para alterar o destino aplicado a um widget, clique em para abrir a janela Definir (parâmetros e) direcionamento.
Para mais informações sobre como definir parâmetros e direcionamento, consulte abaixo em .
Para saber como configurar destinos predefinidos, consulte Direcionamento.
Filtro de área geográfica
Use para selecionar uma área geográfica no mapa da página inicial do Edge Intelligence e use-a como um filtro para consultas de acompanhamento.
Dados de localização
Se não quiser exibir dados de localização do agente, você pode desabilitar o sensor de localização em uma ou mais configurações do Edge Intelligence aplicadas via políticas do agente.
Para obter mais informações, consulte Criar uma configuração e Políticas do agente.
Widgets de consulta
A resposta da sua consulta é exibida em um widget.
Clique em um rótulo de resultado listado acima do gráfico (por exemplo Habilitado na imagem acima) para ocultar ou mostrar os resultados relacionados.
Clique em uma categoria de resultado no gráfico (por exemplo Domínio na imagem acima) para acessar a visualização de lista, filtrada para essa categoria.
Os widgets de consulta retêm a segmentação que foi definida quando foram executados pela primeira vez, até que você a altere. Veja abaixo em .
Dependendo do widget, os seguintes controles podem estar disponíveis. Alguns controles estão disponíveis apenas na visualização de lista.
-
– Alternar entre gráfico e exibição de lista. Por padrão, a maioria dos widgets abre como gráfico. Alterne para a exibição de lista para ver os resultados com mais detalhes.
A exibição de lista também permite iniciar ações para solucionar um problema identificado nos resultados da consulta. Por exemplo, se os resultados mostram um dispositivo com firewall desativado, você pode usar uma ação para ativá-lo. Para detalhes sobre como usar ações, consulte Ações do Edge Intelligence. -
- Habilitar alertas. Você pode configurar alertas que são acionados por eventos em tempo real. Os alertas também podem disparar uma ou mais ações. Por exemplo, o Edge Intelligence pode iniciar a ação Limpeza de disco se o espaço livre na unidade C: cair abaixo de 10%. Para obter detalhes sobre o uso de ações, consulte Ações de alerta.
Para ter uma visão geral dos alertas configurados, clique em no campo de pesquisa do Edge Intelligence. -
– Repetir a consulta para todos os pontos de extremidade atualmente conectados.
-
– Definir os parâmetros ("qual consulta será executada nos pontos de extremidade") e/ou direcionamento ("em quais pontos de extremidade a consulta será executada") da consulta. Alguns parâmetros são obrigatórios.
Direcionamento consiste em selecionar um destino predefinido na lista suspensa (se disponível) e/ou definir condições de direcionamento na consulta.A relação entre o destino predefinido e cada uma das condições de direcionamento definidas na consulta é E. Portanto, você pode configurar o direcionamento para que ele não contenha nenhum ponto de extremidade por definição.
Exemplo:
O destino predefinido tem a condição "Domínio igual a JEDI", e você acrescenta a condição "Domínio igual a IMPÉRIO".Um emblema no ícone indica se foram definidos parâmetros ou direcionamento para a consulta:
Quando você define uma consulta como favorita, os parâmetros e destinos dela são preservados.Para mais informações sobre como criar destinos predefinidos, consulte Direcionamento.
-
- Em alguns widgets baseados em mapa, você pode definir o alvo geográfico desenhando um retângulo sobre a área desejada. Uma mensagem é exibida, indicando que um filtro está em vigor:
Para redefinir o filtro, clique em no final da mensagem. - – Fixar uma consulta para coletar resultados por 24 horas. Como o Edge Intelligence usa informações em tempo real, só pode retornar dados dos agentes que estejam on-line no momento em que a consulta é enviada. Se você fixar a consulta, o Edge Intelligence coletará respostas dos agentes que ficarem on-line, por um período de 24 horas.
- – O recurso Tendências foi descontinuado. Consulte o sucessor dele: Monitoramento.
- – Copiar os resultados que são exibidos na página atual do widget.
- – Exportar resultados da consulta para CSV. Os resultados (até 150.000 linhas) são exportados para um arquivo CSV, que é baixado em seu computador. Observe que a exportação inclui apenas os resultados disponíveis no momento em que o botão de exportação é selecionado.
-
– Usar a seleção atual de agentes como escopo para outras consultas. Isso permite que você limite a investigação ou correção adicional a um subconjunto de dispositivos.
Quando você define uma consulta como favorita, os filtros não são preservados.ExemploUsando a consulta Resumo do Log de Eventos, você identificou que o ID de evento 7034 pode estar causando problemas em vários dispositivos e deseja investigar mais.
- No widget Resumo do Log de Eventos, use Pesquisar para limitar os resultados aos dispositivos em que esse evento foi registrado:
- Clique em para definir a lista de dispositivos nos resultados como filtro para outras consultas. Uma mensagem é exibida, indicando que um filtro está em vigor:
No exemplo acima:
93 indica o número de dispositivos após a aplicação do filtro.
Resumo do Log de Eventos é a consulta a partir da qual o filtro foi definido.
7034 é a frase de pesquisa usada para definir o filtro. - Qualquer consulta do Edge Intelligence que você realizar será aplicada apenas aos dispositivos resultantes; neste exemplo, aos 93 dispositivos mencionados na etapa 2.
Da mesma forma, qualquer ação do Edge Intelligence que você selecionar será aplicada apenas a esses dispositivos.
Para adicionar critérios de filtragem, clique em após realizar consultas adicionais, no mesmo widget ou em outros widgets do Edge Intelligence.
Para redefinir o filtro, clique em no final da mensagem indicativa de que o filtro está ativo. - No widget Resumo do Log de Eventos, use Pesquisar para limitar os resultados aos dispositivos em que esse evento foi registrado:
- - Aplicar um filtro à coluna. Atualmente nenhum filtro está aplicado à coluna.
- - Editar filtros de coluna.
- - Limpar todos os filtros de coluna.
Consultas favoritas
Para criar um conjunto de consultas favoritas, use o ícone ao lado do título do widget de consulta. Isso adicionará a consulta aos seus favoritos, preservando o escopo e os parâmetros atuais (consulte acima).
- Você pode especificar um nome personalizado para indicar o que será retornado na consulta; por exemplo: "Engenharia de usuários do administrador local" ou "Patches críticos ausentes". Se você selecionou um destino predefinido, o nome dele será usado no nome sugerido.
- Você pode armazenar uma consulta favorita como Privada (disponível apenas para você) ou Compartilhada (disponível para todos os membros com acesso ao Edge Intelligence).
Você deve ter uma função com as permissões Edge Intelligence > Configurar para criar, editar e excluir favoritos compartilhados. Esses destinos ficam disponíveis para todos os membros com permissões Edge Intelligence > Acesso padrão.
Para obter mais informações sobre funções e permissões, consulte Controle de acesso. - É possível adicionar várias instâncias de uma consulta aos favoritos.
As consultas favoritas são listadas em uma seção separada, exibida acima das consultas predefinidas.
Editar uma consulta favorita
Você pode fazer diferentes tipos de edições em uma consulta favorita existente.
Altere apenas o nome, tornar "Privada" ou "Compartilhada"
Para alterar o nome personalizado de uma consulta favorita:
- Abra a consulta favorita clicando no link dela.
- No widget que se abre, clique em ao lado título dele para atualizar o favorito.
Se o ícone de coração estiver preto em vez de vermelho, você está visualizando uma consulta favorita compartilhada e não tem as permissões necessárias para editá-la.
- Na janela que se abre, altere o nome do favorito.
Se você tiver as permissões necessárias, também poderá alterar se a consulta favorita ficará armazenada como Privada ou Compartilhada. - Salve as alterações.
Todas as alterações
Para fazer qualquer alteração em uma consulta favorita, incluindo o nome dela e se ela é Privada ou Compartilhada:
- Abra a consulta favorita clicando no link dela.
- No widget que se abre, faça as alterações desejadas.
Quando você altera os parâmetros ou o direcionamento da consulta, o ícone de coração volta ao estado básico (). - Clique no ícone de coração ( ou , dependendo das ações anteriores) ao lado do título do widget para especificar o nome e salvar o favorito.
Se você tiver as permissões necessárias, também poderá alterar se a consulta favorita ficará armazenada como Privada ou Compartilhada.Se o ícone de coração estiver preto em vez de vermelho, você está visualizando uma consulta favorita compartilhada e não tem as permissões necessárias para editá-la.
Para usar a consulta favorita compartilhada como base para uma consulta pessoal, primeiro altere algum parâmetro de consulta ou o direcionamento dela. O coração agora voltará ao seu estado básico (). - Salve as alterações.
Na verdade, isso salva uma nova consulta favorita. Se a versão antiga da consulta estiver obsoleta, exclua-a.